São Paulo terá ação no mobiliário urbano para aproximar pais e filhos no Dia das Crianças

12/10/2017 07:25 - Câmara Municipal SP

Os pais e mães paulistanos ganham, nesta quinta-feira, uma inspiração para o Dia das Crianças. Banners com mensagens positivas sobre como valorizar o contato com os filhos serão distribuídos em 50 relógios da cidade. As mensagens serão veiculadas 1.440 vezes em cada unidade, totalizando mais de 70 mil exposições ao longo de 24 horas.

A campanha original “Boston Basics”, idealizada por Harvard em Boston, foi liberada gratuitamente para São Paulo e de maneira “open source” para a mobilização na cidade no Dia das Crianças. O objetivo é ensinar, em cinco passos básicos, como melhorar e aumentar a interação com as crianças. As frases expostas estimulam o aprendizado de maneira leve, com imagens ilustrativas. Os conceitos têm sido aplicados por uma rede de cidades que desenvolvem ações voltadas para crianças. 

As práticas sugeridas são: 

1) Maximizar o amor e administrar o estresse;

2) Falar, cantar e apontar;

3) Contar, agrupar e comparar;

4) Explorar através do movimento e da brincadeira;

5) Ler e discutir. 

A campanha é uma continuidade das ações voltadas para a infância na cidade de São Paulo, após a sanção do Projeto de Lei 27/2017, assinada nesta quarta-feira (11) pelo prefeito João Doria. A lei criou o Marco Legal da Primeira Infância do município, integrando todos os setores envolvidos no atendimento das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. 

A iniciativa teve apoio da Fundação Bernard van Leer e da JCDecaux, empresa que cuida dos relógios da cidade  e disponibilizou os espaços para a campanha.

“São mensagens indicando ações simples que, se os pais praticarem no dia a dia, estimulam as crianças, criam proximidade e harmonizam o ambiente familiar”, explica a vereadora, autora do PL 27/2017.

A iniciativa ganhou apoio do prefeito João Doria. Também são parceiros do projeto a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que irá publicar as mensagens em painéis informativos de ruas da capital.

Site São Paulo Basics: http://saopaulobasics.com.br/primeira-infancia/