Sobre caminhões e aviões elétricos

20/06/2018 07:05 - Clima Info

Não são só os carros e ônibus que vêm ganhando versões elétricas. Ao longo deste ano, vários fabricantes têm anunciando caminhões elétricos para todos os gostos. Por conta da limitação da duração da carga de baterias, e do peso destas, a maioria das análises e estudos sobre a eletrificação do transporte rodoviário de carga atribui aos caminhões elétricos tarefas em distâncias não muito longas. Típicos desta visão são os caminhões de lixo, as betoneiras e os caminhões leves para ambientes e funções internas às cidades. Os modelos que têm sido lançados, na maioria, cumprem exatamente estas funções. O site fullyloaded.com.au vem trazendo as novidades do mundo do caminhões. A Daimler está por trás da marca Fuso, cujo modelo elétrico tem autonomia de 100 km entre recargas e transporta 3,5 toneladas de carga. A Mercedes foi mais ambiciosa. Seus caminhões têm autonomia de 200 km e capacidade de até 18 toneladas. A Volvo tem um modelo para cimenteiras e lixo que carrega até 15 toneladas. A japonesa Isuzu oferece modelos com autonomia de mais de 200 km, mas limita a carga a 8 toneladas. Finalmente, a espanhola Irizar lançou um caminhão equipado com um motor a combustão interna para recarregar as baterias para rodar distâncias mais longas. É um caminhão híbrido que carrega até 18 toneladas e que, mesmo desenhado para cargas urbanas, tem capacidade para pegar uma estrada.

Mudando para os aviões, a Noruega foi palco do primeiro voo de um avião elétrico de pequeno porte. Dag Falk-Petersen, o diretor da estatal Avinor, que projetou o avião, acha que a aviação elétrica estará madura até 2025 e que, talvez, toda a aviação esteja eletrificada até 2040.

https://www.fullyloaded.com.au/product-news/1712/fuso-vision-splendid-electric-trucks-and-new-heavy-duty-range

https://www.fullyloaded.com.au/product-news/1805/volvo-trucks-brings-us-second-electrifying-model

https://www.fullyloaded.com.au/product-news/1802/actros-goes-electric

https://www.fullyloaded.com.au/product-news/1805/isuzu-to-test-electric-vehicles-pair-developed-locally

https://www.fullyloaded.com.au/product-news/1806/irizar-confirms-electric-prime-mover-dimension

https://www.reuters.com/article/us-norway-electric-flight/norway-tests-tiny-electric-plane-sees-passenger-flights-by-2025-idUSKBN1JE27D

https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/nova/1603690984060837-imagens-do-dia