Teste do VLT revela figura do 'varredor de trilhos'

28/04/2016 07:33 - O Globo

RIO - Mais um teste do VLT no Centro do Rio, feito nesta quarta-feira, colocou em cena dois tipos cariocas. Um deles é bem conhecido, o "tranca cruzamento". Já o outro era até então desconhecido na cidade: o "varredor de trilhos".

É que para que o veículo pudesse passar, funcionários da obra iam na frente do trem, varrendo as folhas que caíram sobre os trilhos, como mostra o vídeo acima. Enquanto isso, o VLT seguia as vassouras em velocidade reduzida.

A imagem lembra o esporte de inverno curling, que ganhou o gosto dos brasileiros nas transmissões pela televisão. Na modalidade, um atleta atira uma pedra sobre uma pista de gelo, enquanto outros vão "varrendo" a pista para que o objeto deslize mais ou menos até o alvo.

Outro problema que ficou evidente no teste foi o hábito carioca de motoristas de ônibus e também de carros particulares de fechar os cruzamentos. Para que o VLT pudesse passar durante o teste, na esquina das avenidas Rio Branco e Almirante Barroso na manhã desta quarta, foi preciso que seis operadores de trânsito da CET-Rio tentassem insistentemente livrar o cruzamento dos veículos que o obstruíam com o engarrafamento.

A previsão da prefeitura é que o VLT seja inaugurado no dia 22 de maio. A primeira linha ligará a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, com 18 paradas e um tempo de percurso estimado em 30 minutos.