11/01/2014 10:13 - Hoje em Dia - BH / O Tempo - BH
A velocidade média dos veículos que trafegam pelo Centro de
Belo Horizonte deve mais que dobrar até junho de 2015, quando o Move (nome dado
ao BRT de Belo Horizonte) estiver instalado por completo. Atualmente, carros e
ônibus passam pela região a uma velocidade média de 12km/h e a expectativa é a
de que alcancem 26km/h no meio do ano que vem. A afirmação é do diretor de
Sistema Viário da BHTrans, Edson Amorim de Paula.
Se a projeção se confirmar, os números irão reverter uma
tendência dos últimos anos, quando a velocidade média dos coletivos caiu. Em
2002 era de 18 km/h e, em 2010, chegou a 16km/h. Atualmente, os ônibus
gerenciados pela BHTrans trafegam a 9 km/h, enquanto os metropolitanos, sob
responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), apresentam a
média de 11km/h.
A previsão é a de que, no meio do ano que vem, esses
coletivos municipais possam desenvolver velocidade média de 17km/h, enquanto os
metropolitanos chegarão a 21km/h. Já os carros, que hoje em dia alcançam
12km/h, poderão desenvolver 27km/h, de acordo com os estudos.
Adaptações
Para que isso seja possível, a BHTrans tem feito
modificações no tráfego da cidade, principalmente com a intenção de facilitar a
locomoção dos ônibus articulados do BRT, que alcançam 18,6 metros de
comprimento. Na última sexta-feira (10) foram anunciadas mais duas intervenções
e ambas valerão a partir da meia-noite da próxima segunda-feira.
Uma delas será na praça Hugo Werneck, na região hospitalar,
que sofrerá alterações significativas, com a priorização das vias para
travessia de pedestres. A principal mudança será a proibição de conversões à
esquerda na avenida Francisco Sales, tanto no sentido Floresta quanto Santa
Efigênia. Além disso, os veículos não poderão mais virar à direita quando já
estiverem na praça. Para seguirem o caminho, os motoristas deverão dar a volta
na praça e três novas conversões foram criadas.
Já no Viaduto B, que liga a Lagoinha ao Centro, os veículos
que vierem da avenida Antônio Carlos poderão pegar a pista da direita, que
segue em direção à avenida Olegário Maciel.
Nas próximas semanas serão detalhadas intervenções na região no Palácio das Artes e na praça Doutor Lucas Machado, no bairro Santa Efigênia. A BHTrans já implantou outras três intervenções para o Move: na avenida Brasil com rua Rio Grande do Norte; na praça Afonso Arinos e na avenida Silviano Brandão.
O Tempo - BH
Move é promessa para ampliar velocidade de carros
no centro
Em meio ao caos gerado pelas alterações viárias e obras do
Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus), a
Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) anunciou ontem
que os motoristas vão passar menos tempo no trânsito após a inauguração do
sistema. A meta é aumentar de 12 km/h para 27 km/h (elevação de 125%) a
velocidade média dos automóveis no centro da capital, e de 9 km/h para 17 km/h
(88,9%) a dos ônibus.
Para concretizar a meta, a BHTrans tem feito diversas
alterações no trânsito. Apenas neste ano, houve mudanças de circulação em ao
menos cinco vias da cidade. A partir de terça-feira, será a vez das avenidas
Alfredo Balena e Francisco Sales, na praça Hugo Werneck, na área hospitalar, e
do Complexo da Lagoinha, na região Noroeste. Outras duas mudanças estão
previstas até 15 de fevereiro.
"Alguns dias vão
ficar com o trânsito prejudicado por conta das alterações. Mas tudo isso é para
viabilizar o Move, que só trará benefícios”, afirmou o diretor de sistema
viário da empresa, Edson Amorim. A melhoria, segundo ele, só ocorrerá quando o
sistema estiver todo integrado, a partir de 15 de abril, e vai dobrar a
capacidade de veículos na área. Além disso, ele explicou que há um período de
dois meses para adaptação dos motoristas às mudanças viárias.
Já o mestre em engenharia de transportes da Fumec Márcio
Aguiar acredita que os transtornos não serão compensados pelos resultados que o
Move trará. "É muito otimismo dizer que a velocidade vai mais que dobrar, sendo
que o Move terá de circular fora de faixas exclusivas à esquerda e sim em
faixas preferenciais pela direita. Fico muito preocupado com os improvisos
feitos para o Move”.
Mudanças. Na
praça Hugo Werneck, ficarão proibidas as conversões à direita e à esquerda nas
avenidas Francisco Sales e Alfredo Balena. Para isso, pelo menos oito linhas de
ônibus deixarão de circular pela praça (são 40 ônibus por hora). "A mudança é
para atender o Move e ampliar o espaço para os pedestres”, justificou Amorim.
Afonso Pena e Brasil
também terão ajustes
Para que o Move tenha o primeiro trecho inaugurado em 15 de
fevereiro, os motoristas da capital terão de enfrentar mais duas alterações
viárias.
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
(BHTrans) já adiantou que haverá mudanças na avenida Carandaí com Afonso Pena,
onde fica o Palácio das Artes, no centro, e também na praça Doutor Lucas
Machado, no cruzamento das avenidas Brasil e Francisco Sales. Os detalhes da
mudança serão anunciados em coletiva à imprensa, em data ainda não informada.
Saiba mais sobre o
novo sistema
O que já foi
alterado. Logo nos primeiros dias úteis de 2014, a BHTrans fez mudanças nas
ruas Goiás e Sergipe, e alterou o acesso da avenida Augusto de Lima para a rua
Espírito Santo. Anteontem, foi implantada mão-inglesa na avenida Silviano
Brandão, o que gerou novos acessos à via e alterou sentido em outras ruas do
entorno. No segundo semestre de 2013, também ocorreram mudanças nas ruas da
Bahia e Rio Grande do Norte.
Rota. A BHTrans
divulgou o trajeto do Move que sairá da estação São Gabriel com destino à área
hospitalar: avenida Cristiano Machado, Rio de Janeiro, Santos Dumont, Paraná,
Padre Belchior, Curitiba, Augusto de Lima, Goiás, Timbiras e Alfredo Balena. O
retorno segue praticamente o mesmo trajeto, passando também pela rua Guajajaras
e a avenida João Pinheiro.
Só para 2015. A linha para a área hospitalar terá ônibus que abrem a porta pela direita, já que no trecho do centro até a avenida Alfredo Balena não haverá corredor exclusivo para o Move pela faixa à esquerda da via. A BHTrans informou que só em 2015 vai implantar as faixas à esquerda nesse trecho e as estações do Move.