Velocidade no Centro de Belo Horizonte deve dobrar com o BRT

11/01/2014 10:13 - Hoje em Dia - BH / O Tempo - BH

A velocidade média dos veículos que trafegam pelo Centro de Belo Horizonte deve mais que dobrar até junho de 2015, quando o Move (nome dado ao BRT de Belo Horizonte) estiver instalado por completo. Atualmente, carros e ônibus passam pela região a uma velocidade média de 12km/h e a expectativa é a de que alcancem 26km/h no meio do ano que vem. A afirmação é do diretor de Sistema Viário da BHTrans, Edson Amorim de Paula.

Se a projeção se confirmar, os números irão reverter uma tendência dos últimos anos, quando a velocidade média dos coletivos caiu. Em 2002 era de 18 km/h e, em 2010, chegou a 16km/h. Atualmente, os ônibus gerenciados pela BHTrans trafegam a 9 km/h, enquanto os metropolitanos, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), apresentam a média de 11km/h.

A previsão é a de que, no meio do ano que vem, esses coletivos municipais possam desenvolver velocidade média de 17km/h, enquanto os metropolitanos chegarão a 21km/h. Já os carros, que hoje em dia alcançam 12km/h, poderão desenvolver 27km/h, de acordo com os estudos.

Adaptações

Para que isso seja possível, a BHTrans tem feito modificações no tráfego da cidade, principalmente com a intenção de facilitar a locomoção dos ônibus articulados do BRT, que alcançam 18,6 metros de comprimento. Na última sexta-feira (10) foram anunciadas mais duas intervenções e ambas valerão a partir da meia-noite da próxima segunda-feira.

Uma delas será na praça Hugo Werneck, na região hospitalar, que sofrerá alterações significativas, com a priorização das vias para travessia de pedestres. A principal mudança será a proibição de conversões à esquerda na avenida Francisco Sales, tanto no sentido Floresta quanto Santa Efigênia. Além disso, os veículos não poderão mais virar à direita quando já estiverem na praça. Para seguirem o caminho, os motoristas deverão dar a volta na praça e três novas conversões foram criadas.

Já no Viaduto B, que liga a Lagoinha ao Centro, os veículos que vierem da avenida Antônio Carlos poderão pegar a pista da direita, que segue em direção à avenida Olegário Maciel.

Nas próximas semanas serão detalhadas intervenções na região no Palácio das Artes e na praça Doutor Lucas Machado, no bairro Santa Efigênia. A BHTrans já implantou outras três intervenções para o Move: na avenida Brasil com rua Rio Grande do Norte; na praça Afonso Arinos e na avenida Silviano Brandão.

O Tempo - BH

Move é promessa para ampliar velocidade de carros no centro

Em meio ao caos gerado pelas alterações viárias e obras do Move (nome dado ao BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus), a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) anunciou ontem que os motoristas vão passar menos tempo no trânsito após a inauguração do sistema. A meta é aumentar de 12 km/h para 27 km/h (elevação de 125%) a velocidade média dos automóveis no centro da capital, e de 9 km/h para 17 km/h (88,9%) a dos ônibus.

Para concretizar a meta, a BHTrans tem feito diversas alterações no trânsito. Apenas neste ano, houve mudanças de circulação em ao menos cinco vias da cidade. A partir de terça-feira, será a vez das avenidas Alfredo Balena e Francisco Sales, na praça Hugo Werneck, na área hospitalar, e do Complexo da Lagoinha, na região Noroeste. Outras duas mudanças estão previstas até 15 de fevereiro.

 "Alguns dias vão ficar com o trânsito prejudicado por conta das alterações. Mas tudo isso é para viabilizar o Move, que só trará benefícios”, afirmou o diretor de sistema viário da empresa, Edson Amorim. A melhoria, segundo ele, só ocorrerá quando o sistema estiver todo integrado, a partir de 15 de abril, e vai dobrar a capacidade de veículos na área. Além disso, ele explicou que há um período de dois meses para adaptação dos motoristas às mudanças viárias.

Já o mestre em engenharia de transportes da Fumec Márcio Aguiar acredita que os transtornos não serão compensados pelos resultados que o Move trará. "É muito otimismo dizer que a velocidade vai mais que dobrar, sendo que o Move terá de circular fora de faixas exclusivas à esquerda e sim em faixas preferenciais pela direita. Fico muito preocupado com os improvisos feitos para o Move”.

Mudanças. Na praça Hugo Werneck, ficarão proibidas as conversões à direita e à esquerda nas avenidas Francisco Sales e Alfredo Balena. Para isso, pelo menos oito linhas de ônibus deixarão de circular pela praça (são 40 ônibus por hora). "A mudança é para atender o Move e ampliar o espaço para os pedestres”, justificou Amorim.

Afonso Pena e Brasil também terão ajustes

Para que o Move tenha o primeiro trecho inaugurado em 15 de fevereiro, os motoristas da capital terão de enfrentar mais duas alterações viárias.

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) já adiantou que haverá mudanças na avenida Carandaí com Afonso Pena, onde fica o Palácio das Artes, no centro, e também na praça Doutor Lucas Machado, no cruzamento das avenidas Brasil e Francisco Sales. Os detalhes da mudança serão anunciados em coletiva à imprensa, em data ainda não informada.

Saiba mais sobre o novo sistema

O que já foi alterado. Logo nos primeiros dias úteis de 2014, a BHTrans fez mudanças nas ruas Goiás e Sergipe, e alterou o acesso da avenida Augusto de Lima para a rua Espírito Santo. Anteontem, foi implantada mão-inglesa na avenida Silviano Brandão, o que gerou novos acessos à via e alterou sentido em outras ruas do entorno. No segundo semestre de 2013, também ocorreram mudanças nas ruas da Bahia e Rio Grande do Norte.

Rota. A BHTrans divulgou o trajeto do Move que sairá da estação São Gabriel com destino à área hospitalar: avenida Cristiano Machado, Rio de Janeiro, Santos Dumont, Paraná, Padre Belchior, Curitiba, Augusto de Lima, Goiás, Timbiras e Alfredo Balena. O retorno segue praticamente o mesmo trajeto, passando também pela rua Guajajaras e a avenida João Pinheiro.

Só para 2015. A linha para a área hospitalar terá ônibus que abrem a porta pela direita, já que no trecho do centro até a avenida Alfredo Balena não haverá corredor exclusivo para o Move pela faixa à esquerda da via. A BHTrans informou que só em 2015 vai implantar as faixas à esquerda nesse trecho e as estações do Move.