Viagem de trem da av. Paulista até Cumbica levará 1 hora e meia

08/07/2013 07:50 - Folha de SP

Segundo o governo, a viagem será rápida, econômica e poderá ser feita de qualquer outro ponto da cidade. Propaganda em SP ignora projetos de conexão a aeroportos de PE e RS.

Ir de transporte público da avenida Paulista até o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), exigirá cinco baldeações e levará aproximadamente 1 hora e meia.

Segundo o Estado, o trem ligando o aeroporto à rede de trilhos será inaugurado no fim de 2014 ou o início de 2015, ao custo de R$ 900 milhões.

A Folha fez o teste a partir da Paulista, via central e com grande concentração de hotéis, até a estação Engenheiro Goulart da CPTM, na zona leste de SP, onde começará o prolongamento até o aeroporto.

Foram feitas duas viagens em dias diferentes. Fora do rush, o tempo gasto foi de 1 hora e 10 minutos num dia e de 55 minutos no outro.

A reportagem fez o caminho mais curto, segundo a indicação do site do Metrô: partiu da estação Trianon-Masp (linha 2-verde), entrou na estação Paulista (linha 4-amarela), desceu na República (linha 3-vermelha) e foi até o Tatuapé. De lá, acessou a estação de trem até chegar à Engenheiro Goulart (linha 12-safira).

Dali até Cumbica serão 17 minutos, diz o Estado. Mas a estação no aeroporto ficará distante dos terminais 1 e 2, responsáveis por 80% do movimento, e do futuro terminal 3, que estará pronto em 2014.

Será necessário pegar um monotrilho, a ser construído pelo aeroporto, para acessar estes terminais, o que estenderá a viagem em mais dez minutos. Ou seja, a primeira viagem totalizaria 1 hora e 37 minutos; a segunda, 1 hora e 22 minutos.

Na comparação com outros meios, o trem perderá em agilidade para o carro. A ida da avenida Paulista até Cumbica leva, na maioria das vezes, de meia hora a uma hora.

Um ônibus executivo, ao custo de R$ 35, faz o percurso em 1 hora e 10 minutos. Mas o trem será a opção mais barata--o bilhete hoje custa R$ 3.

Segundo o governo, a viagem será rápida, econômica e poderá ser feita de qualquer outro ponto. (leia nesta pág.)

Se os prazos forem cumpridos, em 2015 Cumbica terá algo comum nos principais aeroportos do mundo: um trem a conectá-lo ao centro.

Mas por aqui demorará mais que Londres (15 minutos), Paris (28 minutos) e Nova York (uma hora), apesar de a distância equivalente em todos, cerca de 30 km.

IMPRESSÕES

Passageiro habitual em Cumbica, o professor de inglês Fernando Canteras, 38, viu prós e contras após fazer o trajeto até Engenheiro Goulart, a convite da Folha.

"O trem vai atender principalmente funcionários do aeroporto, que hoje só têm como opção o ônibus que sai do Tatuapé", diz ele.

"Também será uma alternativa para os passageiros que quiserem gastar menos, até porque não faz sentido pagar R$ 100 em uma passagem aérea e gastar R$ 120 de táxi."

O trem leva mais gente do que o ônibus e a viagem, se não for feita em horários de pico, tende a ser mais confortável, afirma ele.

Para Canteras, o serviço vá atender "ao executivo que trabalha na Berrini", que continuará a preferir o carro.

"São muitas baldeações. E esse é um problema. Tem que descer e pegar muitos trens. É mais simples --porém mais caro-- ir de carro ou de ônibus."


 

  • Viagem até Cumbica será rápida e econômica, diz governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos afirma que a simulação de tempo feita pela Folha é "completamente arbitrária".

Segundo a pasta, o passageiro poderá sair rumo ao aeroporto de qualquer lugar da capital ou região metropolitana. "A estação Aeroporto de Guarulhos estará interligada a todo o sistema metroferroviário de São Paulo, que atualmente conta com mais de 335 km de malha."

Em nota, a secretaria afirmou ainda que a viagem de trem será rápida e econômica, pois o tempo de viagem do Brás (região central de São Paulo) até o aeroporto será de apenas 37 minutos.

A vantagem do trem, diz o órgão, é que, diferentemente do carro (que depende das condições do trânsito), o usuário saberá exatamente o tempo que precisa para chegar até o aeroporto.

Sobre a estação de Cumbica, a pasta informou que a localização foi escolhida pela GRU Airport, concessionaria que administra o aeroporto.

A empresa confirma e diz que se propôs a oferecer um monotrilho para ligar a estação aos terminais 1, 2 e 3 -este último, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2014.

A secretaria reafirmou que São Paulo sera a "primeira cidade a ter dois aeroportos -Congonhas e Internacional de Guarulhos- ligados aos trilhos". Cumbica com trem e Congonhas com monotrilho.

A partir de 2014, a linha 17-ouro fará a ligação entre o Morumbi (zona oeste) e Congonhas, com 7,7 km de extensão e oito estações. Já a futura linha 13-jade da CPTM terá cerca de 11 km de extensão e oferecerá acesso a Cumbica.

A demanda prevista para a linha é de 120 mil passageiros por dia. "A linha atenderá usuários, trabalhadores e moradores das cidades de São Paulo e de Guarulhos, e não apenas passageiros com destino ao aeroporto."

A contratação das obras está em andamento e tem previsão de conclusão de 18 meses.

  • Propaganda em SP ignora projetos de conexão a aeroportos de PE e RS

A propaganda do governo do Estado que afirma que "São Paulo será a primeira cidade do Brasil a conectar seus aeroportos aos trilhos" ignora dois projetos em curso, em Porto Alegre e Recife.

A expectativa da gestão tucana é que tanto Cumbica, em Guarulhos, quanto Congonhas, na zona sul da capital, tenham estações prontas até o fim de 2014.

Mas tanto o governo gaúcho quanto o pernambucano prometem fazer o mesmo já neste ano. A única diferença é que os dois Estados já têm estações funcionando perto dos aeroportos, que estão sendo conectadas aos terminais agora.

No caso paulista, é a rede nova que está sendo feita ao mesmo tempo das ligações.

Em Cumbica, o passageiro que usar o trem da CPTM não conseguirá caminhar da estação até a maioria dos terminais do aeroporto. Ele vai ter que usar um monotrilho, ainda a ser construído, para ir até o local de check-in.

Em Congonhas, a distância de menos de 200 m entre a estação e o saguão poderá ser feita a pé.

A obra em Recife consiste em uma passarela, com esteira rolante e cobertura, até o terminal de metrô e de ônibus mais próximo -distância de quase 500 m.

Em Porto Alegre, a ligação dos terminais com os trilhos será feita por um aeromóvel, de tecnologia nacional, que percorrerá 1 km em 90 segundos, segundo o governo.