11/01/2014 12:00 - ANTP - Comissão Técnica de Bicicleta
De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos
Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares),
o Brasil é o quinto maior mercado mundial de bicicletas. No entanto o país
possui apenas 600 quilômetros de ciclovias. Este número é pequeno se comparado
à frota nacional que é hoje de 50 milhões de bicicletas. Cerca de metade delas
são usadas em substituição a veículos poluidores - ou seja, são pessoas que vão
ao trabalho, à escola, faculdade, igreja pedalando.Nos últimos anos houve um
incremento, pouco significativo, no uso da bicicleta para lazer. Em busca de atenção para estas e outras
questões, há vários anos ciclistas se reúnem em diversas partes do país para
realizar bicicletadas. Como em 2011, em Porto Alegre, quando um grupo de
ciclistas foi atropelado por um carro, durante uma pedalada conjunta.
Em 2012, aconteceu a primeira edição do Fórum na mesma
cidade onde houve o acidente. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o
atropelamento coletivo. A segunda edição em 2013, organizada na mesma cidade,
atraiu mais de sete mil pessoas de todo mundo. E também serviu de estímulo à
discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais
segurança no trânsito para a população em geral.
De 13 a 16 de fevereiro de 2014 será realizado o Terceiro
Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), desta vez em Curitiba - PR. Além de debates
com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas como urbanismo,
saúde, educação, arte e turismo, o FMB vai oferecer oficinas; painéis,
mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira,
reuniões, escolas de bicicleta, mobilizando pessoas de diversos lugares.
Esta edição traz o conceito "A Cidade em Equilíbrio” e busca
resgatar ideias de planejamento urbano voltadas para as pessoas e espaços de
convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas,
motoristas e demais atores do trânsito. Será um evento de pessoas e para
pessoas. O objetivo é criar um espaço de discussão e de reflexão para toda a
sociedade sobre a maneira como pensamos o trânsito, o planejamento de nossas
cidades e o modo de vida que estamos construindo.
Um evento para todos
O FMB é um evento financiado colaborativamente (crowdfunding).
Apenas a arrecadação via Catarseobteve R$ 38.560,00 doados por 513 apoiadores
de todo o Brasil. A participação no Fórum será gratuita e todo o evento está
sendo organizado de forma horizontal e voluntária.
Vários interessados já propuseram atividades e ofereceram
seu trabalho voluntário. O formato das atividades é livre e vai desde
palestras, oficinas, vivências, a qualquer outra proposta que se encaixe no
tema. O Fórum irá disponibilizar a infraestrutura básica para realização das
atividades, que por sua vez serão gratuitas. Serão oferecidas diversas
atividades, que divulgaremos em breve com mais detalhes.
PALESTRANTES INTERNACIONAIS CONFIRMADOS
Elly Blue
(Portland, Usa)
Elly Blue é ativista da bicicleta, editora e autora de
livros sobre a temática. Vive em Portland, Oregon, USA. Seu livro Bikenomics:
How Bicycling Can Save the Economy foi lançado em dezembro de 2012. Ela é ativa
no movimento feminista da bicicleta e mantém um blog e um zine chamados ‘Taking
the Lane’. Seu trabalho já apareceu na Grist, Bicycling, Momentum, Bitch e
outros lugares.
Para conhecer mais sobre seu trabalho:
Website:
http://takingthelane.com
Twitter:
http://twitter.com/ellyblue
Facebook:
http://facebook.com/ ellybluepublishing
Mona Caron (San
Francisco, Usa)
Mona nasceu na Suiça, mas vive e trabalha principalmente em
São Francisco (USA), como ilustradora desde 1996 e como muralista desde 1998.
Seu trabalho baseia-se principalmente em noções de ‘site-specific’ e murais
inspirados nas comunidades.
Muito do seu trabalho lida com história social e
possibilidade utópicas, crônicas da vida das ruas no passado, presente e futuro
imaginário. Outro aspecto de seu trabalho de arte urbana nos espaços públicos,
representa pinturas botânicas em grande escala de ervas espontânes da flora
urbana, em geral, ervas daninhas.
Mona também colabora ocasionalmente com ativistas e
comunidades
criando arte e imagens para ações
políticas, sociais e ambientais. Ela continua ilustrando livros, cartazes de
eventos, editoriais e realiza gravuras em várias técnicas.
Contato: mona@monacaron.com
Para conhecer mais sobre trabalho:
http://www.monacaron.com/
https://www.facebook.com/mona. caron.artist
Lars Gemzøe (Copenhagen, Dn)
Senior Consultant, Architect Maa
Lars tem mais de 30 anos de experiência ensinando e
praticando arquitetura em diversos lugares do mundo. É uma autoridade
reconhecida internacionalmente em qualidade de vida do espaço público,
palestrando regularmente sobre este tema em universidades e seminários.
Recentemente tem desenvolvido consultorias na Austrália, USA, Canada, China,
Índia, Jordânia, bem como em diversas cidades escandinavas. Lars tem participado como membro do júri de
grandes projetos que envolvem o espaço público na Dinamarca. Além de tudo isto,
Lars representa o escritório de arquitetura GEHL junto a Cycling Embassy of
Denmark. É autor, junto com Jan Gehl, do livro New City Spaces, Strategies and
Projects.
Contato: Lars@gehlarchitects.com
Para saber mais sobre seu trabalho:
http://www.gehlarchitects.com/
http://www.gehlarchitects.dk/ files/pdf/120327CV_GA_Lars_ Gemzoe.pdf
Olga l. Sarmiento
(Bogotá, Colômbia)
Olga L. Sarmiento é Professora Associada do Departamento de
SaúdePública da Faculdade de Medicina da Universidad de los Andes (Bogotá,
Colômbia), com mestrado e doutorado em saúde pública pela Universidade da
Carolina do Norte, EUA.
Atualmente, ela é diretora do Grupo de Epidemiologia da
Universidade de los Andes e membro da diretoria da Sociedade Internacional de
Atividade Física e Saúde e do conselho da Advocacia Global para a Atividade
Física (GAPA).Em 2011 ela recebeu a Distinção de Honra do Instituto Nacional de
Esportes na Colômbia (Coldeportes Nacional) pelo trabalho acadêmico para a
promoção de comportamentos saudáveis na Colômbia.
Os seus interesses de pesquisa atuais são atividade física e
ambiente construído na América Latina, incluindo a promoção da bicicleta para
transporte e lazer. Atualmente, Olga está trabalhando na avaliação do Programa
Recreovia, programa voltado à promoção da atividade física em ambientes
comunitários; das Ciclovias Recreativas das Américas e no Estudo Internacional
de Obesidade Infantil, Estilo de vida e Ambiente. Seus trabalhos foram
publicados em revistas de prestígio, incluindo a Lancet, The American Journal
of Public Health e Social Science and Medicine.
Para conhecer mais sobre seu trabalho:
http://uniandes.academia.edu/ OlgaSarmiento
Carlos Marroquin (San
Andrés Itzapa, Guatemala)
Carlos Marroquín tem apoiado o desenvolvimento rural
sustentável promovendo a aplicação de tecnologia apropriada por quase 20 anos.
Ele desenvolveu este trabalho através da construção de bicimáquinas (máquinas
de bicicleta), primeiramente na Maya Pedal, e posteriormente em uma organização
fundada por ele mesmo, a Bicitec. As bicimáquinas são consideradas pelos
moradores da região como um dispositivo de economia de trabalho e fonte de
rendimento empresarial.
Como plano de longo prazo, Carlos Marroquin pretende
implementar uma escola internacional de tecnologia apropriada, que irá abrigar
uma instituição de ensino de tecnologia da bicicleta, e ser um centro de
construção da comunidade, além de um espaço para o compartilhamento de
conhecimentos tradicionais da cultura maia.
Para saber mais sobre seu trabalho:
http://rjmel.scripts.mit.edu/ bicitec/sample-page/
Carlos Cadena Gaitán
(Maastricht, Holanda)
Carlos é colombiano pós doutorando da Universidade das
Nações Unidas (Holanda). Lá seus estudos centram-se sobre as políticas
determinantes no transporte sustentável nas cidades da América Latina. Em seu
tempo livre, gosta de escrever, sendo um colunista do "El Mundo”, "Las 2
Orillas” e "Buena Nota”. Ele está convencido do poder transformador da
bicicleta como uma ferramenta de revolução urbana.
Também é fundador da "La Ciudad Verde”, um laboratório que
promove as cidades e regiões mais sustentáveis. Integram pessoas e organizações
que trabalham para o desenvolvimento sustentável em suas comunidades, para
compartilhar recursos estratégicos, redes, e apoiar uma voz nacional forte.
Através desta instituição, surgiram importantes iniciativas do ativismo urbano
na Colômbia. Uma destas é a "Bicis por la vida” que ganhou o prêmio "Cycling
Visionaries” concedido pelo Velo City ocorrido em Viena neste
Contato: carloscadenagaitan@gmail.com
Para saber mais sobre seu trabalho:
http://www.merit.unu.edu/ about/profile.php?id=1285
Twitter:
http://twitter.com/ CadenaGaitan
Facebook:
http://facebook.com/cacadena
Chris Carlsson (San Francisco, Usa)
Ativista norte-americano do espaço urbano, o fundador da
Critical Mass (Massa Crítica), em 1992, Chris Carlsson, já tem seu movimento
espalhado por mais de 300 cidades no mundo, inclusive em Porto Alegre. Autor de
seis livros, Chris é um historiador da contracultura nos Estados Unidos,
especialmente de São Francisco. Ele não milita apenas na causa da bicicleta:
projetos de jardinagem comunitária, de ocupação do espaço público e de
comunicação horizontal fazem parte do seu escopo de pensamento e ativismo. Um
de seus livros, Nowtopia ("Utopia do agora"), fala das pessoas que
estão ajudando a fazer uma nova política do trabalho no mundo: ciclistas,
cientistas de permacultura, jardineiros urbanos, pessoas interessadas em
combustíveis sustentáveis, programadores piratas, todas essas pessoas vão além
da lógica do mercado e estão mudando, desde já, o mundo, ao levar uma nova
forma de pensar, mais artística, para seus projetos.
Contato: carlsson.chris@gmail.com
Para saber mais sobre seu trabalho:
www.chriscarlsson.com
www.sfcriticalmass.org
ALGUNS CONTATOS BRASILEIROS QUE JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA:
ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos
A ANTP, por meio de sua Comissão Técnica de Bicicletas, empresta todo o seu apoio institucional ao evento, pois entende que as políticas de ciclomobilidade no Brasil devem avançar no seu propósito de ampliar e garantir a integração do modal bicicleta aos modais coletivos e a pé nas cidades brasileiras, proporcionando assim a estruturação de sistemas viários que democratizem o uso dos espaços de mobilidade.
Para saber mais: www.antp.org.br
Thiago Benicchio (Ciclocidade - São Paulo)
Thiago Benicchio é jornalista, pesquisador de mobilidade
urbana e usuário da bicicleta desde 2004. É diretor da Ciclocidade, Associação
dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, uma associação sem fins lucrativos, que tem
como missão contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável,
baseada na igualdade de acesso a direitos, promovendo a mobilidade e o uso da
bicicleta como instrumento de transformação.
Contato: mailto:thiago.benicchio@ciclocidade.org.br
Para saber mais sobre seu trabalho: www.ciclocidade.org.br
Zé Lobo (Transporte Ativo - Rio De Janeiro)
Formado em Design, desde 1989 defende e divulga o uso da bicicleta na cidade e fora dela. Fez , em 1995, a pesquisa para a publicação da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o ABC do Ciclista, manual educativo para o ciclista urbano. Participou do Grupo de Trabalho para Ciclovias da Prefeitura do Rio de Janeiro e de seminários internacionais sobre o tema. É um dos fundadores da ONG Transporte Ativo, voltada para qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.
Contato: zelobo@ta.org.br
Para saber mais sobre seu trabalho: www.ta.org.br
André Geraldo
Soares - (Viaciclo - SC / UCB - Brasil)
Sociólogo e educador,
André Geraldo Soares é Diretor Administrativo da ViaCiclo – Associação
dos Ciclousuários da Grande Florianópolis e Secretário Executivo da UCB – União
de Ciclistas do Brasil. A União de Ciclistas do Brasil – UCB, é uma associação
de direito privado sem fins econômicos, que em parceria com organizações
locais, realiza atividades sociais promovendo o uso da bicicleta como meio de
transporte, lazer e esporte, nas regiões urbanas e rurais. A UCB atua em todo o
território nacional.
Contato: sgaags@yahoo.com.br
Para saber mais sobre seu trabalho:
www.viaciclo.org.br
www.uniaodeciclistas.org.br
ONDE ACONTECERÁ O
FÓRUM
Reitoria da
Universidade Federal do Paraná – Rua XV de Novembro, 1299
Os principais eventos ocorrerão no Teatro da Reitoria.
Algumas das atividades propostas acontecerão em salas localizadas na Reitoria.
Feira e exposição de fotos também serão neste local.
Museu Oscar Niemeyer– Rua Marechal Hermes, 999
Um dos paineis principais será realizado aqui no "Museu do
Olho”
Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 180
Algumas das atividades acontecerão neste espaço.
Bicicletaria Cultural– Rua Presidente Faria, 226 – Subsolo
Algumas das atividades acontecerão neste espaço.
Cinemateca – Rua
Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
Mostra de filmes independentes ligados à temática.
Estrada da Graciosa– A viagem pela Estrada da Graciosa terá um percurso aproximado de 80 km,
saindo de Curitiba com destino a Morretes. A saída, do centro da cidade de
Curitiba (em local a ser definido), ocorrerá às 7 horas da manhã do dia 17 de
Fevereiro (segunda feira), com duração prevista entre 4 a 6 horas.
O trajeto exige preparo físico moderado, com algumas subidas
mais íngremes que são desafios consideráveis. Já na descida da Estrada da
Graciosa, um extenso trecho de aproximadamente 14 km com paralelepípedos exige
atenção dos ciclistas e bicicletas em bom estado de manutenção, especialmente
os freios. Os ciclistas irão parar em Morretes.
O retorno será feito de trem, pela histórica Estrada de Ferro
Paranaguá-Curitiba, com saída prevista para as 15 horas. A viagem tem
duração aproximada de 3 horas, com chegada prevista em Curitiba às 18 horas.
CONTATOS - EQUIPE DE
COMUNICAÇÃO DO FMB
Cristhian
Stange - cristange@terra.com.br (41) 8827-8606
Luís Patrício - lcpatricio@gmail.com (41) 8416-6101
Sara Bonfim - sarabonfim@rocketmail.com (41) 9626-6168
Site oficial: forummundialdabici. org/
Facebook: facebook.com/ forummundialdabicicleta
Vídeo de divulgação desta edição: https://vimeo.com/84185846