Como proteção às crianças, escola de Londres fecha rua na hora do desembarque

08/02/2017 09:00 - BBC London

Uma rua estreita de uma escola fora da região central de Londres está sendo fechada durante a hora do rush para proteger as crianças do tráfego e da poluição.

Os postes de segurança são colocados em ambos os lados da rua Macklin, no distrito londrino de Camden, entre 08:30 e 9:15 e das 15:00 às 16:00.

A Escola Primária Católica de São José, no bairro de Covent Garden, informa que a rua de 800 metros de comprimento era muito perigosa para as crianças da escola. A escola disse que a medida tornou muito mais segura a combinação entre "crianças pequenas e calçadas muito estreitas".

A diretora adjunta Nicola Scott-Phillips disse que houve uma "reação realmente positiva" de todos ao projeto piloto, que ela espera que se torne permanente.

A escola, que tem 300 alunos, disse que houve uma redução de 50% na quantidade de crianças que chegam de carro.

Análise, BBC Londres - correspondente de transporte Tom Edwards:

O que está acontecendo aqui pode ser visto como parte de uma visão mais ampla que estamos vendo em Londres, onde o espaço está sendo retirado dos automóveis e dado às pessoas para que possam andar de bicicleta e caminhar. A isso chamamos de ruas mais saudáveis, ??e nem todo mundo gosta.

Mas o que muitas vezes acontece no centro de Londres, muitas vezes se espalha para outras cidades e localidades.

A mãe Michelle Zini-Lopes disse que ficava ansiosa ao levar o filho para a escola no passado, porque os caminhões ficam muito próximos ao pavimento.

"Eu testemunhei pais sendo cortados por grandes camionetes e caminhões que não deveriam estar vindo por esta rua de nenhuma maneira, até porque eles acabam ficando presos", disse ela.

O Conselho de Camden disse que acreditava que esta era a primeira vez no país que uma rua tinha sido fechada durante o horário de pico de uma escola.

Phil Jones, membro do Conselho municipal, disse: "Esperemos que vá se espalhar. Temos um monte de problemas em Londres com poluição e o domínio dos carros, por isso esta é uma maneira que podemos resolver tais problemas."

Em janeiro o diretor da escola enviou uma carta ao prefeito de Londres, Sadiq Khan, que fez da luta contra a poluição atmosférica uma prioridade em seu mandato.