Ensaios críticos do Curso de Gestão da Mobilidade Urbana na seção 'Ponto de Vista'

12/03/2016 14:00 - ANTP

Elaborado pela ANTP, o curso de Gestão da Mobilidade Urbana- modalidade Ensino a Distância - começou pra valer em 6 de agosto de 2013, quando se iniciaram as aulas da primeira turma de alunos. Com alunos em sua maioria jovens (com menos de 40 anos) e atuantes na área de transportes públicos e mobilidade urbana, o curso atraiu gente de todas as partes do Brasil, com alunos de 24 Estados e mais de 130 cidades, das quais 21 capitais.

Em 2015 o Curso de Gestão da Mobilidade Urbana recebeu o apoio de um importante parceiro: o Banco Mundial. A parceria produziu dois importantes resultados:

= a inserção de um novo módulo no curso atual, e

= curso inteiramente grátis, limitado ao número de vagas previsto na parceria.

A parceria com o Banco Mundial ampliou o conteúdo do curso, até então realizado com três módulos. A inclusão da Parte IV, que trata de Financiamento, é composta de conteúdos cedidos pelo Banco Mundial e extraídos do curso Building Leaders in Urban Transport Planning (LUTP), que foram traduzidos e inseridos no curso da ANTP com o mesmo padrão de desenho instrucional atual.

Ao finalizar o curso de Gestão da Mobilidade Urbana, cada aluno deve produzir um Ensaio Crítico, como condição indispensável para obtenção do Certificado de Conclusão. São artigos que abordam algum aspecto do curso a partir da experiência e expectativa de cada um. Nesta última etapa foram produzidos 262 ensaios.

A partir desta semana passamos a publicar, na seção Ponto de Vista, alguns desses ensaios, indicados pelos tutores de cada turma. É uma maneira de demonstrar a ampla gama de temas tratados ao longo do Curso, assim como revelar a qualidade dos participantes.

Veja aqui os primeiros Ensaios publicados: