ITDP realiza seminário sobre Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

19/03/2016 16:00 - ITDP

Cada vez mais eventos climáticos extremos, tais como tempestades e ondas de calor, afetam a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Projeta-se que as mudanças climáticas podem aumentar a frequência e intensidade desses e outros eventos. Maiores danos, interrupções (temporárias e permanentes) ou redução do desempenho dos sistemas de transporte podem interferir drasticamente na dinâmica da cidade e no ir e vir da população, afetando todos os setores e tipos de atividades, gerando prejuízos ambientais, sociais, econômicos, acidentes, dentre outros efeitos negativos.

Para discutir a temática e como os sistemas de transporte e de mobilidade urbana podem se adaptar às mudanças climáticas, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) realiza no próximo dia 30, em Brasília, DF, o Seminário “Desafios e Oportunidades para a Adaptação da Mobilidade Urbana às Mudanças Climáticas”, em parceria com o Ministério das Cidades e apoio da Embaixada Britânica. O evento acontecerá no Auditório do Ministério das Cidades, em Brasília, das 9h às 17h30. Clique aqui e faça sua inscrição

O seminário pretende oferecer conhecimento para subsidiar a elaboração e a implementação de estratégias de adaptação centradas na mobilidade urbana. Também vai apresentar os principais resultados do estudo Adaptação às Mudanças Climáticas na Mobilidade Urbana, que teve como objetivo avaliar as vulnerabilidades e orientar ações de adaptação às mudanças climáticas na mobilidade urbana no contexto brasileiro.

O seminário, que será transmitido na íntegra online e ao vivo, contará com a presença de especialistas internacionais, setor público, agências governamentais, sociedade civil, universidades e operadores de transporte, propõe discutir as principais vulnerabilidades que sistemas de transporte, suas infraestruturas e usuários possuem frente às mudanças climáticas, e quais medidas eles podem adotar para se adaptar, impactando menos os usuários e a cidade como um todo.





Palestrantes Internacionais

Formado pela Universidade de Harvard, foi diretor-executivo de Recuperação e Resiliência do Nova York Transportation Authorith (MTA), onde coordenou a operação para recuperação do metrô de Nova Iorque que foi gravemente afetado durante a passagem do furacão Sandy, em 2012. Jules é gerente geral do programa Citi Bike New York e antes de ingressar no MTA, foi Gerente de Contratos na McKinsey.


Trabalhou por 30 anos para Governo Federal Canadense onde se concentrou nas questões climáticas e nos impactos da adaptação. Roger conduziu na UKCIP o programa de trabalho técnico e científico, orientando o risco, as avaliações de vulnerabilidade e a adaptação, oferecendo novos recursos e ferramentas de apoio para a instituição. Roger também atua internacionalmente, na China e na Austrália.


Andrew é pesquisador voluntário do Research Councils UK (RCUK) em Engenharia Civil e Ciência Ambiental. Sua pesquisa se concentra nas interações entre infraestrutura particularmente sistemas de transporte, energia renovável, condições meteorológicas extremas, alterações climáticas e o impacto disso na resiliência das comunidades e serviços. Quinn é  PhD em Engenharia Civil.