16/08/2018 21:30 - ANTP
Nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, a ANTP realizará o I Encontro de Entidades do Sistema Nacional de Trânsito (I EESNT).
Com as presenças já confirmadas das principais autoridades, organismos e entidades do setor, o evento alcançará, sem dúvida, uma de suas principais metas: estreitar o relacionamento entre as diversas instâncias da gestão do trânsito no país.
Maxwell Borges de Moura Vieira, diretor-presidente do Detran.SP
Maxwell Borges de Moura Vieira, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran.SP e vice-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), é um dos dirigentes que participará ativamente do encontro, fazendo-se presente não só no evento em si, interagindo com os demais representantes e autoridades, técnicos e especialistas de várias cidades brasileiras, como participando na condição de debatedor em dois painéis.
O primeiro deles, no dia 31 de agosto, segundo dia do I Encontro de Entidades do SNT, será sobre o tema “Tecnologia da informação (TI) na gestão do DENATRAN e dos DETRANS: avanços e desafios”.
No mesmo dia, na parte da tarde, Maxwell debaterá no Painel “Formação e capacitação de equipes técnicas das entidades do Sistema Nacional de Trânsito”.
Para saber de suas expectativas quanto ao Encontro, entrevistamos o presidente do Detran.SP sobre alguns dos temas que serão centrais nos debates.
Leia a entrevista na íntegra:
ANTP - Sobre a importância de estreitar o relacionamento entre as várias instâncias de gestão do trânsito no país:
Maxwell Borges de Moura Vieira – O Brasil é um país com diversas realidades regionais. Isso se reflete também no trânsito e na mobilidade. Discutir questões com todos os órgãos de trânsito do país e construir soluções conjuntas é essencial para desenvolver a segurança viária, preservando vidas e facilitando o deslocamento das pessoas.
ANTP - Principais temas que deveriam ser debatidos no encontro:
Maxwell Borges de Moura Vieira – Segurança viária é um tema fundamental, pensando em todos os envolvidos — pedestres, ciclistas, condutores, etc —, na infraestrutura disponível e nos riscos que podem surgir decorrentes das condições da via. Igualmente importante abordar projetos para educação e para a conscientização das leis de trânsito, além, é claro, das políticas sobre legislação de trânsito, que tem suas particularidades. Facilitar o entendimento, a aplicação e a interação entre todos os órgãos de trânsito são questões importantes para alcançar todos os objetivos pretendidos pelas entidades do SNT.
ANTP – Como aperfeiçoar a gestão do trânsito a cargo dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT):
Maxwell Borges de Moura Vieira – Temos muitos objetivos e há muito a ser aperfeiçoado. Acredito que todas as áreas devem ser fortalecidas, desde a educação para o trânsito, a formação do condutor, até a fiscalização, considerando que a responsabilidade é de todos quando a meta é alcançar um trânsito mais seguro. No caso do Detran.SP, estamos trabalhando a partir de projetos educacionais, aumentando a fiscalização e capacitando todo o quadro interno. Já realizamos cursos com todos os nossos parceiros, dentre eles diretores e instrutores de autoescolas, examinadores, médicos, gestores do trânsito de centenas de municípios paulistas e em breve, também voltaremos ações dirigidas aos psicólogos credenciados, por meio da nossa Escola Pública de Trânsito.
ANTP – Uso da tecnologia para auxiliar na gestão do trânsito:
Maxwell Borges de Moura Vieira – A tecnologia é uma aliada importante. Cada vez mais ela está presente na rotina dos cidadãos e nas questões de trânsito e pode ajudar a diminuir a burocracia e a otimizar o tempo. Do ponto de vista das operações de trânsito, a tecnologia permite reunir ferramentas para a coordenação e o planejamento de ações eficazes na malha viária das cidades. Quanto ao emprego da tecnologia para dinamizar a política de atendimento do Detran de São Paulo, já temos 37 serviços online, ou seja, o cidadão pode realizar diversos serviços sem sair da sua casa, do trabalho. Também dispomos de aplicativo para celular. Com o uso da tecnologia, o Detran.SP vem reduzindo distâncias e permitindo que o cidadão acesse serviços de onde está, sem a necessidade de realizar grandes deslocamentos. A implantação de recursos tecnológicos também permite ampliar os pontos de controle operacional e oferecer maior segurança aos procedimentos e prevenção de fraudes.
ANTP – O que falta fazer para formular um programa nacional que efetivamente reduza o número de acidentes, em especial de mortes e feridos no trânsito, decorridos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro:
Maxwell Borges de Moura Vieira – Os desafios ainda são muitos, daí ser fundamental a efetiva colaboração de todos — governos, órgãos de trânsito, iniciativa privada, sociedade civil, condutores, pedestres, entre outros atores que participam desse segmento — integrados e com o objetivo de reduzir o número de mortes e feridos no trânsito. Todo mundo precisa se conscientizar de que o trânsito é coisa séria e que todos têm responsabilidade dentro desse contexto. Agindo assim, acredito que os acidentes poderão diminuir consideravelmente. Para alcançar um programa efetivo no país, é essencial ter um banco de dados em nível nacional, visando mapear os pontos de riscos, compreender as distinções na realidade dos entes federados e planejar nossas ações baseados nas prioridades. Em São Paulo, temos uma experiência positiva com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que desenvolveu duas ferramentas: o Infosiga SP, que contabiliza e divulga mensalmente as mortes nos municípios paulistas, com perfil da ocorrência, da vítima e da frota; e o Infomapa, um sistema de georreferenciamento de casos com óbitos.
(Entrevista concedida a Alexandre Pelegi, para o site da ANTP)