Volvo lança sistema para ônibus elétricos que detecta pedestres e ciclistas

11/10/2016 09:11 - Gazeta do Povo

A fabricante sueca Volvo Buses lançou, na semana passada, na Alemanha, uma solução para dar mais segurança a pedestres e ciclistas quando estes estão próximos das versões híbridas elétricas da marca – algumas em teste em Curitiba. Apresentado no International Motor Show Germany, em Hanover, o Sistema de Detecção de Pedestres e Ciclistas monitora a região próxima ao ônibus usando uma câmera. Ao detectar um usuário vulnerável próximo ao ônibus, o sistema emite um som para avisar que o ônibus está se aproximando. Ao mesmo tempo, o motorista é alertado por alarme sonoro e sinal luminoso dentro do veículo. No caso de risco de acidente iminente, a buzina do ônibus é ativada.

A fabricante sueca Volvo Buses lançou, na semana passada, na Alemanha, uma solução para dar mais segurança a pedestres e ciclistas quando estes estão próximos das versões híbridas elétricas da marca – algumas em teste em Curitiba. Apresentado no International Motor Show Germany, em Hanover, o Sistema de Detecção de Pedestres e Ciclistas monitora a região próxima ao ônibus usando uma câmera. Ao detectar um usuário vulnerável próximo ao ônibus, o sistema emite um som para avisar que o ônibus está se aproximando. Ao mesmo tempo, o motorista é alertado por alarme sonoro e sinal luminoso dentro do veículo. No caso de risco de acidente iminente, a buzina do ônibus é ativada.

O sistema faz parte da estratégia da Volvo em eletromobilidade. Segundo a empresa, a tendência é de que à medida que a proporção de veículos híbridos e elétricos aumentar no trânsito, os gases de escapamento e o ruído desaparecerão do ambiente urbano. É preciso, portanto, pensar em formas de eliminar os riscos relacionados a essa operação silenciosa.

De acordo com a Volvo Buses, o sistema começará a ser testado na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, neste ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.

Curitiba

Na capital paranaense, dois ônibus híbridos da Volvo Bus Latin America, o braço da fabricante para essa parte do continente, estão em testes. Curitiba é a primeira cidade da América Latina a testar esses veículos em condições reais de uso. O Hibriplus, um ônibus híbrido articulado, movido a partir de uma combinação de dois motores, um elétrico e outro a diesel, começou a rodar em março deste ano,na linha Interbairros II, sentido anti-horário – linha que transporta uma média de 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. Já o Hibriplug, que tem na eletricidade a base principal de seu funcionamento podendo operar dessa forma até 100% do tempo, começou a circular na capital paranaense no último mês de agosto, na linha Juvevê/Água Verde – escolhida porque circula na região central, a que concentra mais emissão de poluentes na cidade.

No mundo

Segundo a Volvo, a tecnologia híbrida da montadora já está consolidada mundialmente. De 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos e circulam em 21 países. Curitiba tem, ao todo, desde 2012, 30 veículos de tamanho convencional, batizados de Hibribus, circulando em linhas como Mercês/Guanabara, Água Verde e Detran/Vicente Machado. Já o modelo articulado pode ser visto circulando em cidades como: Budapeste, na Hungria; Hamburgo, na Alemanha; e Sundsvall, na Suécia.

A montadora sueca teria uma vantagem em relação a outras por estar mais de olho nas particularidades da América Latina. Nos testes do ônibus da chinesa BYD em Curitiba, por exemplo, constatou-se que o peso do veículo – 19,6 mil quilos, ou duas toneladas a mais que o modelo convencional – pode ser um problema para o padrão de asfalto brasileiro.

Para os passageiros os ganhos com o Hibriplus e o Hibriplug são mais conforto, já que o veículo é mais silencioso e oferece ar-condicionado, e wi-fi, uma novidade no transporte coletivo de Curitiba, além do embarque na altura do chão, o que facilita a acessibilidade.