13/02/2018 17:00 - Irene Quintáns
Mutável: que pode mudar, sujeito a mudança, alterável. As cidades mudam, redistribuem seus espaços, os diferentes usos pipocam os espaços urbanos. Parece que “agora sim”, os pedestres estão começando a ocupar seu lugar no topo da pirâmide de prioridades na mobilidade urbana (ou já estamos mais perto de isso).
Qualquer intervenção que mexa com o espaço destinado ao veículo privado traz problemas de aceitação, e isso não é só em São Paulo ou Brasil, mas no mundo todo. Aconteceu nas grandes transformações de Nova Iorque, em Bogotá e até em Madri.
A Avenida Gran Vía, construída no começo do século XX, tem um papel muito importante na mobilidade, turismo, lazer e comércio da cidade.
No natal do 2016 a prefeitura aplicou restrições ao tráfego de veículos por meio de fitas e cercas, com o fim de ampliar o espaço para o pedestre. Esta medida serviu como piloto e para consolidar o debate sobre o modelo de mobilidade que a avenida ia receber nos seguintes anos.
Já em maio de 2017, a prefeitura anunciou, durante o segundo Debate sobre o estado da cidade, o projeto de 5 milhões de euros (20 milhões R$), dos quais 800.000 euros (3 milhões R$) já seriam investidos em 2017.
A área de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Prefeitura de Madri lançou a licitação do projeto com o objetivo de que a Avenida fique com mais área para pedestres, ampliando as calçadas, reduzindo as faixas motorizadas e criando um sistema de mobilidade no qual a bicicleta fique integrada ao resto do tráfego. No total, 5.400 metros quadrados a mais de áreas de pedestres.
Simulação da remodelação da Gran Via (Prefeitura de Madri)
Essa nova configuração voltou a ser testada no Natal de 2017, uma época na qual a afluência de pedestres na zona comercial é considerável: foi imposto um veto temporário à circulação de veículos não residentes durante 29 dias, começando no dia 1 de dezembro, permitindo somente a circulação dos ônibus municipais e turísticos, táxis e carros com licença VTC (Uber, Cabify etc), motocicletas e veículos de emergências.
Visitei a cidade neste Natal de 2017, e pude comprovar que o fluxo de pedestres era uma grande maré que precisava de muito espaço urbano. Seguem algumas imagens:Está previsto que as obras comecem em março de 2018 para, em junho, voltar a restrição de acesso aos carros particulares, já de forma definitiva, após ativar a Área central zero emissões, a principal Área de Prioridade Residencial (APR) do distrito Centro, para lutar contra a poluição atmosférica da cidade e que está incluída no Plano A de Qualidade do ar da cidade de Madri e Mudança Climática.
Por outro lado e de forma simultânea à remodelação da Gran Vía, o Governo estadual de Madri terá previsto executar as obras de ampliação da estação de metrô de Gran Vía, que duplicará seu tamanho e também ficará comunicada por via subterrânea com a estação de trens metropolitanos de Sol, a cerca de 500 metros.
“As pessoas não são contra as mudanças, mas sim contra as perdas” (Hugh O`Doherty). Alguém perde, quem ganha?
Seja bem-vinda, cidade mutável!
Irene Quintáns é arquiteta urbanista com pós-graduação em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Fundadora e diretora da Rede OCARA, rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, mobilidade urbana e espaço público nos quais participam crianças. Edita o Blog Passos e Espaços, no site Mobilize. Consultora para o programa Urban95 da Fundação Bernard van Leer na América Latina. Atua no Projeto Urban95 – Campo Limpo como ‘Consultant Urban95’ da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos.
Referências:
_Planos: cómo será la nueva Gran Vía después de su remodelación
https://www.somosmalasana.com/planos-como-sera-la-nueva-gran-via-despues-de-su-remodelacion/
_La reforma de la Gran Vía de Madrid empezará en marzo y acabará en Navidades
http://www.elmundo.es/madrid/2018/01/09/5a53bf3ae5fdeae01a8b46a5.htmlLa _Gran Vía será semipeatonal en otoño de 2018
http://www.elmundo.es/madrid/2017/05/25/5926a2e7268e3e3b618b4583.html
_Expediente de contratación. Obras de remodelación de la Gran Vía, Distrito Centro. (Corrección de Anuncio y de documentación asociada)
_(2016) Este viernes vuelven los cortes a la Gran Vía y ya permanecerán activos hasta el 8 de enero http://www.elmundo.es/madrid/2016/12/21/585ae88746163f35578b45ba.html
_(2016) La Gran Vía, vista antes y después de diez días de ampliación de aceras
https://www.somosmalasana.com/la-gran-via-vista-antes-y-despues-de-diez-dias-de-ampliacion-de-aceras/