Motivação

A nascente indústria de ônibus elétrico a bateria está crescendo em muitos países, ampliando-se experiências, com alterações tecnológicas cada vez mais rápidas, assim como no Brasil.

Experiências de introdução do ônibus elétrico vem sendo realizadas em muitas cidades brasileiras, mas  ainda falta clareza suficiente para garantir segurança à indústria, aos prestadores de serviço de transporte e aos órgão públicos responsáveis pela contratação dos serviços de transporte público.

O transporte público por ônibus elétrico a bateria introduz novos elementos na sua forma de estruturação, como um novo chassis, a bateria, carregadores de bateria, fornecimento de energia elétrica e adequação das garagens.

Em face disso, a ANTP organizou este documento, a partir do qual é possível calcular o custo dos serviços de transportes públicos por ônibus elétrico, de maneira a dar início a um processo sistematizado de discussão da metodologia de cálculo.

Para tanto, a ANTP buscou informações e dados na literatura, visitou e consultou a indústria nacional que vem fabricando ônibus elétrico, os fornecedores de bateria, carregadores e de suprimento de energia elétrica, numa ampla pesquisa inicial buscando conhecer os parâmetros de eficiência e produtividade de todos os elementos constituintes, sobretudo o preço inicial. 

Esse material foi organizado sem indicar marcas de produtos e indicadores dos diversos fornecedores, ou de órgãos públicos que iniciaram a implantação, de maneira a que pudesse servir de orientação geral e se tornar com o tempo um referencial nacional  isento de análise de custo do ônibus elétrico.

Dada a rápida evolução da tecnologia, como também da ampliação da experimentação prática dos ônibus em operação comercial, é necessário que sejam revisitados mais à frente os parâmetros de eficiência e produtividade e os preços utilizados neste primeiro documento.