APRESENTAÇÃO
A ANTP ao longo de sua trajetória vem desenvolvendo programas e ações com vistas à melhoria da qualidade e competitividade do setor de transporte público e trânsito. A associação acredita fortemente que transporte e trânsito melhores e geridos por organizações de melhor desempenho tornam as cidades mais competitivas e, em consequência, as empresas que nelas operam também.
Organizações candidatas ao Prêmio ANTP de Qualidade e outras que, embora não candidatas, usam os Critérios do Prêmio ANTP de Qualidade para autoavaliação, relatam dificuldades na obtenção e utilização de informações comparativas. A possibilidade de comparar-se, percebendo seu nível de desempenho em relação a outras organizações, é elemento fundamental para definir estratégias voltadas à competitividade, estabelecer metas e melhorar os processos, os serviços e as práticas de gestão.
Dessa forma, a Comissão Técnica da Qualidade e Produtividade da ANTP desenvolveu o projeto “REDE COMPARA – Transporte e Trânsito”, alinhado com a estrutura do Modelo de Excelência da Gestão - MEG, utilizado pelo Prêmio ANTP de Qualidade e por diversos outros programas que promovem a excelência do desempenho no Brasil.
OBJETIVOS
RECURSOS
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO
Os indicadores propostos estão organizados em seis dimensões:
CATEGORIAS DE ACESSO
As informações comparativas são setorizadas, por grupos de organizações com características similares:
SEGURANÇA E SIGILO DAS INFORMAÇÕES
A REDE COMPARA – Transporte e Trânsito está alicerçada na utilização de um software protegido por senhas e sistemas de segurança. O software foi desenvolvido através de tecnologias que possibilitam a análise e disponibilidade das informações, permitindo a troca de informação entre um número elevado de parceiros.
O software da REDE COMPARA – Transporte e Trânsito fornecerá relatórios em mídia eletrônica, permitindo que cada organização possa identificar sua posição frente aos demais participantes, para cada um dos indicadores que fornecer. Os nomes dos participantes serão, no entanto, codificados pelo sistema, de modo a impedir a individualização de informações.