Apresentação
O Prêmio ANTP - ABRATI "Boas Práticas do Transporte Terrestre
de Passageiros” é um evento promovido pela ANTP – Associação Nacional de
Transportes Públicos com o apoio da ABRATI – Associação Brasileira
das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, para dar visibilidade e
reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte de
passageiros rodoviário de média e longa distancia.
O Prêmio "Boas Práticas do
Transporte Terrestre de Passageiros” tem caráter institucional e de
reconhecimento público, com abrangência nacional.
Esse Prêmio foi criado em 2011 e
encontra-se em sua quinta edição.
Categoria Única -Anualmente a ABRATI em conjunto com a ANTP escolhe
um tema que será apresentado aos associados da ABRATI para que apresentem seus
trabalhos. Desta forma, o Prêmio contará com apenas uma categoria.
Premiação -Haverá apenas um
vencedor que receberá troféu, selo de referência e certificado. Os juízes concederão menção honrosa à
outra empresa desde que julguem o trabalho apresentado como merecedor de
reconhecimento público.
Referencial de Excelência - As empresas que já foram vencedoras em
mais de dois ciclos concorrem ao Prêmio como Referencial de Excelência.
As empresas premiadas
ficarão conhecendo sua classificação e premiação somente na solenidade do
Prêmio ANTP / ABRATI.
Os relatórios da empresa
vencedora, menção honrosa e referencial de excelência serão disponibilizados no
site da ANTP e serão apresentadas na revista da ABRATI.
Como
participar
As empresas filiadas a ABRATI poderão encaminhar
seus relatórios pelo site da ANTP a partir de 01/setembro/2015.
Será necessário preencher o formulário
de inscrição com os dados cadastrais da empresa, seus dirigentes, o
responsável pela entrega do trabalho e anexar o relatório descritivo
apresentando a Boa Prática.
Cada organização poderá inscrever
apenas uma Boa Prática.
A Categoria
Inovação e Tecnologia – deverá ser descrita a ação de melhoria que
trouxe uma mudança positiva de comportamento na empresa, podendo ser
direcionada aos clientes internos e externos ou mesmo para os processos
internos da empresa.
A
INOVAÇÃO não está somente associada à velocidade requerida em ambiente
altamente competitivo. Ela deve estar presente em soluções simples ou
complexas, sistêmicas ou não, advindas de simples observações ou complexas
análises. A INOVAÇÃO não deve estar restrita as áreas de pesquisa e
desenvolvimento, mas deve abranger todos os aspectos dos processos e do
negócio. Cultivar essa maneira de pensar deve ser uma filosofia da organização.
Nesse aspecto, o papel da direção é fundamental para manter um ambiente
propício à criatividade, gerar ideias e implantar novas soluções encontradas.
INOVAÇÃO pode
ser considerada como uma novidade ou uma renovação de uma ideia, método,
processo ou ação criada e que pouco se parecia com os padrões anteriores. Pode
ter envolvido atividades técnicas, de concepção, de desenvolvimento, de gestão
e que resultou na melhoria dos processos.
Também
pode ser uma ação que resultou em fazer mais com menos recursos, por permitir
ganhos de eficiência em processos produtivos, administrativos ou financeiros,
que gerou aumento de competitividade.
A
Boa Prática de inovação pode ter foco no processo na prestação do serviço destinado
ao cliente; ou na inovação organizacional, com a implantação de novos métodos
organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações
externas.
Não
é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas
diferentes, criando, como refere Drucker (2002, p. 211), novos potenciais
de satisfação.
O Conteúdo do
Relatório de Boas Práticas
Deverá ter a descrição de uma
única prática que deverá ser descrita em uma sequencia com o encadeamento de
ideias de acordo com os itens apresentados pela ANTP, considerando os seguintes
aspectos:
·
Descrição do contexto da experiência – objetivos,
metas projetadas, público alvo;
·
Relato da experiência – concepção, etapas ou
atividades envolvidas, recursos tecnológicos, de planejamento e gestão
utilizados; proposta de divulgação - recursos de mídia e de promoção;
·
Envolvimento da empresa e de parceiros –
identificação dos segmentos da(s) empresa(s) envolvida(s), impacto sobre as
práticas da(s) empresa(s);
·
Avaliação da experiência – resultados obtidos,
indicativos do grau de satisfação do público alvo, dos participantes e da
comunidade; indicativo do grau de satisfação dos acionistas e impactos sobre o
posicionamento da empresa no mercado.
A ANTP publicará uma cartilha
contendo a sequencia dos itens conforme citados acima, a fim de facilitar a
elaboração do relatório descritivo da Boa Prática e o julgamento por parte dos
juízes.
O julgamento
e premiação
As Boas Práticas inscritas serão
submetidas a uma Banca de Juízes composta por especialistas de transporte
público e por profissionais com experiência nas áreas de marketing e
comunicação.
Haverá apenas um vencedor que
receberá troféu, selo de referência e certificado. Os juízes concederão menção
honrosa à outra empresa desde que julguem o trabalho apresentado, como
merecedor de reconhecimento público. As empresas que já
foram vencedoras em mais de dois ciclos concorrem ao Prêmio como Referencial de
Excelência.
Conforme citado, as empresas
premiadas ficarão conhecendo sua classificação e premiação somente na solenidade
do Prêmio ANTP / ABRATI, a ser realizada no dia 01 de dezembro de 2015, em
Brasília/DF.
Calendário
2015
Entrega
dos Trabalhos
| A partir de 01 de setembro de 2015
|
Data limite para entrega dos trabalhos
| Até 25 de setembro
de 2015
|
Julgamento
| Até 11 de novembro de 2015
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Premiação
| 01 de dezembro de
2015 - Encontro Anual da ABRATI
|