Apresentação

 O Prêmio ANTP - ABRATI "Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” é um evento promovido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos com o apoio da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, para dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte de passageiros rodoviário de média e longa distancia.

O Prêmio "Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” tem caráter institucional e de reconhecimento público, com abrangência nacional.

Esse Prêmio foi criado em 2011 e encontra-se em sua quinta edição.

Categoria Única -Anualmente a ABRATI em conjunto com a ANTP escolhe um tema que será apresentado aos associados da ABRATI para que apresentem seus trabalhos. Desta forma, o Prêmio contará com apenas uma categoria.

Premiação -Haverá apenas um vencedor que receberá troféu, selo de referência e certificado. Os juízes concederão menção honrosa à outra empresa desde que julguem o trabalho apresentado como merecedor de reconhecimento público.

 

Referencial de Excelência - As empresas que já foram vencedoras em mais de dois ciclos concorrem ao Prêmio como Referencial de Excelência.

 

As empresas premiadas ficarão conhecendo sua classificação e premiação somente na solenidade do Prêmio ANTP / ABRATI.

 

Os relatórios da empresa vencedora, menção honrosa e referencial de excelência serão disponibilizados no site da ANTP e serão apresentadas na revista da ABRATI.

Como participar

As empresas filiadas a ABRATI poderão encaminhar seus relatórios pelo site da ANTP a partir de 01/setembro/2015.

Será necessário preencher o formulário de inscrição com os dados cadastrais da  empresa, seus dirigentes, o responsável pela entrega do trabalho e anexar o relatório descritivo apresentando a Boa Prática.

Cada organização poderá inscrever apenas uma Boa Prática.

 

A Categoria

Inovação e Tecnologia – deverá ser descrita a ação de melhoria que trouxe uma mudança positiva de comportamento na empresa, podendo ser direcionada aos clientes internos e externos ou mesmo para os processos internos da empresa.

A INOVAÇÃO não está somente associada à velocidade requerida em ambiente altamente competitivo. Ela deve estar presente em soluções simples ou complexas, sistêmicas ou não, advindas de simples observações ou complexas análises. A INOVAÇÃO não deve estar restrita as áreas de pesquisa e desenvolvimento, mas deve abranger todos os aspectos dos processos e do negócio. Cultivar essa maneira de pensar deve ser uma filosofia da organização. Nesse aspecto, o papel da direção é fundamental para manter um ambiente propício à criatividade, gerar ideias e implantar novas soluções encontradas.

INOVAÇÃO pode ser considerada como uma novidade ou uma renovação de uma ideia, método, processo ou ação criada e que pouco se parecia com os padrões anteriores. Pode ter envolvido atividades técnicas, de concepção, de desenvolvimento, de gestão e que resultou na melhoria dos processos.

Também pode ser uma ação que resultou em fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos produtivos, administrativos ou financeiros, que gerou aumento de competitividade.

A Boa Prática de inovação pode ter foco no processo na prestação do serviço destinado ao cliente; ou na inovação organizacional, com a implantação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas.

Não é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes, criando, como refere Drucker (2002, p. 211), novos potenciais de satisfação.

O Conteúdo do Relatório de Boas Práticas

Deverá ter a descrição de uma única prática que deverá ser descrita em uma sequencia com o encadeamento de ideias de acordo com os itens apresentados pela ANTP, considerando os seguintes aspectos:

·                    Descrição do contexto da experiência – objetivos, metas projetadas, público alvo;

·                    Relato da experiência – concepção, etapas ou atividades envolvidas, recursos tecnológicos, de planejamento e gestão utilizados; proposta de divulgação - recursos de mídia e de promoção;

·                    Envolvimento da empresa e de parceiros – identificação dos segmentos da(s) empresa(s) envolvida(s), impacto sobre as práticas da(s) empresa(s);

·                    Avaliação da experiência – resultados obtidos, indicativos do grau de satisfação do público alvo, dos participantes e da comunidade; indicativo do grau de satisfação dos acionistas e impactos sobre o posicionamento da empresa no mercado.

A ANTP publicará uma cartilha contendo a sequencia dos itens conforme citados acima, a fim de facilitar a elaboração do relatório descritivo da Boa Prática e o julgamento por parte dos juízes.

O julgamento e premiação

As Boas Práticas inscritas serão submetidas a uma Banca de Juízes composta por especialistas de transporte público e por profissionais com experiência nas áreas de marketing e comunicação.

Haverá apenas um vencedor que receberá troféu, selo de referência e certificado. Os juízes concederão menção honrosa à outra empresa desde que julguem o trabalho apresentado, como merecedor de reconhecimento público. As empresas que já foram vencedoras em mais de dois ciclos concorrem ao Prêmio como Referencial de Excelência.

 

Conforme citado, as empresas premiadas ficarão conhecendo sua classificação e premiação somente na solenidade do Prêmio ANTP / ABRATI, a ser realizada no dia 01 de dezembro de 2015, em Brasília/DF.

Calendário 2015

 Entrega dos Trabalhos

A partir de 01 de setembro de 2015

Data limite para entrega dos trabalhos

Até 25 de setembro de 2015

Julgamento

Até 11 de novembro de 2015

Premiação

01 de dezembro de 2015 -  Encontro Anual da ABRATI