26/11/2014 08:30 - G1 SP
A Prefeitura de São Paulo estuda reajustar o valor da tarifa
dos ônibus municipais da capital paulista a partir de janeiro de 2015 para R$
3,40, segundo estudos da São Paulo Transportes (SPTrans). O anúncio do aumento
deve ser feito no fim de dezembro.
Com o reajuste, o valor do subsídio que a Prefeitura paga às
empresas de transporte urbano cai do atual R$ 1,6 bilhão para R$ 1,4 bilhão ao
ano, de acordo com dados da administração municipal. Se o reajuste não for
aplicado, a Prefeitura terá que pagar R$ 2 bilhões para subsidiar o valor das
passagens.
Em junho de 2013, o prefeito Fernando Haddad (PT) revogou o
reajuste da tarifa de ônibus de R$ 3,20 e manteve o preço da passagem nos
atuais R$ 3 após uma série de protestos, organizado pelo Movimento Passe Livre
(MPL), contra o aumento. A tarifa está congelada desde 2011.
De acordo com o estudo, se fosse levado em conta somente a
inflação acumulada no período, a tarifa seria reajustada em R$ 3,75. No
entanto, esse valor pesaria muito no bolso dos usuários do transporte público e
poderia gerar uma nova onde de protestos.
Na tentativa de diminuir o impacto nas finanças dos
passageiros, a previsão é que o preço não seja superior a R$ 3,50.
Duas medidas podem contribuir para diminuir os custos dos
cofres públicos com o subsídio: a primeira é a sanção da presidente Dilma
Rousseff do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e
municípios com a União e alivia a situação fiscal desses entes da federação.
Com a lei vigorando, o município de São Paulo recuperaria a médio e longo prazo
a possibilidade de fazer novos empréstimos.
Auditoria vai
influenciar
A segunda medida depende da conclusão da auditoria sobre o
sistema de transporte público de São Paulo, realizado pela consultoria Ernst
& Young, que deve ser entregue no dia 10 de janeiro.
A auditoria foi realizada após os protestos contra o aumento
das passagens, para examinar as planilhas de custos e de remuneração das
empresas de ônibus. Com os dados em mãos, a Prefeitura pretende realizar uma
nova licitação mais equilibrada do sistema.
Subsídio
Atualmente, 70% do valor da passagem é custeada pelos
passageiros; 10% do valor são custeados pelos empresários do setor e 20% pelo
poder público, ou seja, pela Prefeitura através de subsídios.
Em 2012, as empresas de ônibus receberam cerca de R$ 1
bilhão em subsídios. Em 2013, com o lançamento do Bilhete Único Mensal, a
contrapartida para o sistema de ônibus foi de R$ 1,25 bilhão. E, neste ano, foi
gasto R$ 1,6 bilhão.