Mototaxistas protestam contra apreensões de motos

31/07/2014 07:38 - Diário do Pará

Motaxistas fecharam a travessa Pimenta Bueno, entre a terceira e a quarta rua de Icoaraci, Distrito de Belém, na noite desta quarta-feira (30). Eles protestavam contra a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) que, segundo a categoria, estaria recolhendo motocicletas de forma indevida.

"Estamos sendo prejudicados pela Semob. Ela está levando as nossas motos mesmo com os mototaxistas habilitados e com documentos em dia”, explicou o mototaxista João Paulo.

Os mototaxistas reclamaram ainda dos valores das taxas que são obrigados a pagar pelos veículos ficarem retidos no pátio da Semob. "Tem taxa de R$1.020 sendo cobrada. Isso é um absurdo”, protestou.

Na manhã desta quinta-feira (31), eles prometem fazer uma carreata até em frente o prédio da Semob.

OUTRO LADO

A Semob assegura que todas as 25 motos apreendidas em Icoaraci estavam prestando serviço de mototáxi de forma irregular. Elas não se encontram nem com os requisitos mínimos para pleitear uma vaga de mototáxi regularizado, tais como ser de propriedade do próprio condutor, ter a cor branca, e acessórios de segurança como os popularmente conhecidos como "corta-pipa" e "mata-cachorro".

Segundo a superintendência, há apenas 700 mototaxistas legalizados em Belém e na próxima semana deverão abrir novas vagas para mototaxistas interessados em se legalizar. Quem não está legalizado, nem em processo de legalização, e for flagrado fazendo transporte ilegal de passageiros terá a moto apreendida e será aplicada uma multa de R$ 1.020,00.