ANTP e Instituto de Engenharia realizam Seminário ‘Modos Motorizados de Transporte Coletivo‘

27/05/2014 13:00 - ANTP

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Instituto de Engenharia de São Paulo promoveram no dia 8 de maio de 2014, em São Paulo, o seminário ‘Modos Motorizados de Transporte Coletivo’, correspondente ao V Ciclo da série Caminhos da Engenharia Brasileira, Realizado no auditório do Instituto de Engenharia, o encontro recebeu apoio institucional de diversas entidades do setor. No dia 9 de maio, como parte do evento, foi realizada uma visita técnica às obras de implantação da Linha 15 – Prata do Metrô-SP em monotrilho.

USO DO SOLO E TRANSPORTE

O seminário foi estruturado em três sessões. Ainda na parte da manhã, após a solenidade de abertura, que teve a participação de Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, desenvolveu-se a sessão sobre o tema Uso solo e transporte, coordenada por Ivan Whately, também do Instituto de Engenharia.

Desenvolvimento regional. O arquiteto Renato Pires de Carvalho Viégas, diretor presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – Emplasa, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil, fez uma apresentação sobre o tema Desenvolvimento regional, focalizando estudos sobre a Macrometrópole paulista.

Apresentação de Renato Viégas

Eixos de estruturação urbana. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando Mello, focalizou os Eixos de estruturação urbana a serem definidos no Plano Diretor da capital paulista, em processo de votação na Câmara Municipal.

Apresentação de Fernando Mello

Cenário do setor metroferroviário. Saulo Ferreira Vieira representou o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, com uma apresentação intitulada Setor Metroferroviário - Cenário atual e futuro.

Apresentação de Saulo Ferreira Vieira

Mais espaço para os ônibus no viário. O secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, tratou, sobretudo, da importância de haver garantia de espaço para os ônibus no sistema viário, com corredores e faixas exclusivas, na apresentação intitulada Diretrizes da política de transportes coletivos em São Paulo.

Apresentação de Jilmar Tatto

TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Sessão coordenada por Antônio M. Claret, do Instituto de Engenharia, e que versou sobre o tema Tecnologia Metroferroviária.

Monotrilhos em São Paulo. O engenheiro Paulo Meca, do Metrô-SP, levou informações sobre os projetos de implantação de duas linhas de monotrilhos na cidade de São Paulo, com a apresentação intitulada Tecnologias metroferroviárias - Monotrilho.

Apresentação de Paulo Meca

Trens regionais.O engenheiro e consultor Peter Alouche, diretor da Revista de Transportes Públicos, falou sobre o conceito de trens regionais e sobre os projetos desse tipo de transporte em estudos na esfera federal e principalmente no Estado de São Paulo utilizando como suporte a apresentação com o título Transporte - Trens Regionais. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, atuou como debatedor.

Apresentação de Peter Alouche

SISTEMAS DE MÉDIA CAPACIDADE

Operação controlada de ônibus. Na última sessão do encontro, coordenada pelo presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, e que teve por tema Sistemas de média capacidade, Ana Odila Paiva, da São Paulo Transportes (SPTrans), apresentou o tema Operação controlada de ônibus na cidade de São Paulo.

Apresentação de Ana Odila Paiva

Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista. Carlos Romão Martins, gerente de Projetos e de Implantação de Sistemas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), vinculada ao governo estadual, levou informações a respeito do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista (veja). Atuou como debatedor Neuto Sigueki, do Instituto de Engenharia.

Apresentação de Carlos Romão Martins