Consórcio da Linha 4 do Metrô reformará ciclovia de Botafogo

19/09/2014 09:20 - O Globo

RIO - O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) entre Ipanema e Gávea, terminará até o fim de setembro as obras de revitalização de uma das principais ciclovias de Botafogo. Quem costuma pedalar pela ciclovia, que passa pelo Cemitério São João Batista, na Rua General Polidoro até a Rua Voluntários da Pátria, vai perceber o asfalto novo, a pintura recuperada e reforço na sinalização, inclusive com placas novas. A ciclovia passa pela Rua Professor Álvaro Rodrigues e segue até bem próximo da Praia de Botafogo.

A iniciativa da Linha 4 do Metrô é uma tentativa de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte para curtas distâncias. Na Praça Nossa Senhora da Paz — que esteve totalmente fechada para a construção da futura estação que funcionará no local, mas teve 46% de seu espaço reaberto ao público no final de julho, quando a área de tapumes foi reduzida —, o consórcio colocou 2 novos bicicletários com 12 vagas.

Ao todo, são 63 bicicletários instalados entre Ipanema e Leblon, em parceria com a prefeitura do Rio, desde o início das obras na Zona Sul. Só na Avenida Ataulfo de Paiva, são 29. Há também pontos de estacionamento para as magrelas na orla e em locais de grande movimento, próximo a cinemas, shoppings, edifícios comerciais, restaurantes e galerias. Os equipamentos foram desenhados no formato de "R”, de Rio.