Curso de Gestão da Mobilidade Urbana da ANTP completa um ano

22/07/2014 15:15 - ANTP

Elaborado pela ANTP, o curso de Gestão da Mobilidade Urbana - modalidade Ensino a Distância - começou pra valer em 6 de agosto de 2013, quando teve início as aulas da primeira turma de alunos. Até aqui, já transcorrido um ano, já foram matriculados mais de 400 alunos. Mas quem são essas pessoas? Qual seu perfil profissional, idade média, região onde atuam?

Baseado nos dados de 375 alunos, pudemos elaborar um relatório que descreve o perfil médio dos que se cursaram até hoje, utilizando para isso as seguintes informações: cidade e Estado de origem; faixa etária; sexo; tipo de entidade em que atua; e o cargo que ocupa, entre outros.

As principais conclusões demonstram que há uma divisão praticamente igual entre alunos homens (58%) e mulheres (42%). Logo, o sexo não é um diferencial. O destaque está na idade da maioria dos alunos: 60% deles têm menos de 40 anos e 45% têm menos de 35 anos. Ou seja, o Curso despertou o interesse dos mais jovens. Porém foi mais que isso: 43% dos alunos estão em cargo de direção e 41% são técnicos de nível superior nas entidades em que atuam.

Temos, portanto, uma clara descrição do aluno médio: jovem (com menos de 40 anos) e atuante na área de transportes públicos e mobilidade urbana.

Mas como eles se dividem na área profissional? Detectamos que até aqui o Curso atraiu majoritariamente profissionais atuantes em órgãos e entidades governamentais (60%). Destes alunos que estão ligados ao setor público, 55%  deles atuam em entidades municipais, 24% são vinculados a organismos públicos da esfera estadual e os restantes 21% estão vinculados a órgãos públicos municipais.

Se 60% atuam dos alunos atuam em organismos públicos nas três esferas – município, estado e União –, os demais 40% estão vinculados a entidades não governamentais. Estes se originam predominantemente de empresas de consultoria (36%) e de empresas de ônibus (18%).

O Curso conseguiu atrair gente de todas as partes do Brasil, atraindo alunos de 24 Estados e 125 cidades, das quais 21 capitais. Há que se destacar um certo equilíbrio entre as capitais (56%) e as cidades do interior e litorâneas (44%). As cidades que mais contribuíram com alunos para o Curso de Gestão Urbana da ANTP até aqui foram São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba e Goiânia.

Importante mostrar que profissionais mais jovens, e com boa qualificação profissional no segmento de transportes públicos e mobilidade urbana, estão em busca de mais conhecimento específico da área, particularmente, como é o caso aqui, de como tornar realidade a Lei da Mobilidade Urbana.

É bom lembrar que a falta de capacidade de gestão tem sido a grande causa da baixa utilização dos recursos de financiamento oferecidos pelo Governo Federal. Neste sentido é fundamental promover a capacitação de todos os profissionais atuantes em serviços de transportes, requisito importante para obtenção de qualidade e eficiência.

A ANTP está fazendo sua parte.

 

 

=O=O=O=O=

Veja outros gráficos relativos ao perfil dos alunos do Curso de Gestão ANTP

 


 Participe você também!