‘Entre Rios’ - escolhas erradas fizeram a São Paulo de hoje

09/03/2016 12:00 - ANTP/Videos


"A urbanização de São Paulo foi uma coisa tão violenta que ocupou o lugar do rio. Então, enchente é coisa que nós inventamos. Ela é produto da Urbanização" - professora Odete Seabra, do departamento de Geografia da FFLCH-USP

Quem anda de carro em São Paulo dificilmente consegue ver detalhes da cidade. O que diria um motorista se lhe contássemos que a maior parte do espaço por onde circulam carros e motos circulou, num dia não muito distante, um rio importante da paulicéia?

Tudo aconteceu no processo de crescimento e urbanização. Muitos dos rios da metrópole foram canalizados para a criação de corredores importantes como as avenidas 23 de maio e 9 de julho.

O documentário ‘Entre Rios’, realizado de 2009, conta essa história em detalhes. Ele foi produzido como trabalho de conclusão do curso de bacharelado em audiovisual do Senac São Paulo, dirigido por Caio Silva Ferraz. Fazendo um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade, o filme descreve como a elite paulistana buscou transformar a cidade em uma metrópole européia, alterando os cursos dos seus rios, desmatando suas várzeas, aterrando, loteando e vendendo as áreas de suas margens no que seria o nascimento descarado da especulação imobiliária.

Por incrível que pareça, nossos rios eram considerados, na década de 50, um obstáculo ao desenvolvimento...

"Entre Rios" é um documentário fundamental para se entender a São Paulo de hoje, com seus problemas e desacertos. Ele nos faz ver como a urbanização priorizou a abertura de espaços para consolidação do automóvel de passeio como modelo de transporte à custa da precariedade dos transportes de massa.

E nos faz pensar se ainda há tempo de reverter esse processo, transformando uma histórica modernização conservadora em uma modernização progressista, mais humana e coletiva.