28/03/2015 09:37 - O Povo - Fortaleza
Inaugurados na década de 1990, os sete terminais de
integração de ônibus de Fortaleza acompanharam as mudanças da demanda e a
intensificação do trânsito da Capital. Com o tempo, os equipamentos mostram
sinais claros de saturação. Atualmente geridos pela Prefeitura, por meio da
Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), há uma proposta em
avaliação para que os terminais tenham a administração concedida para a
iniciativa privada. A informação foi antecipada pela coluna Vertical, na última
quarta-feira, 25.
Segundo nota da Prefeitura, um grupo de trabalho será
formado. A previsão é de que até o final de junho os estudos estejam concluídos
e, a depender dos resultados, um edital seja lançado. A gestão argumenta que a
parceria permitiria ganhos de eficiência e qualidade nos serviços, além de
melhorias das instalações. Outro ponto ressaltado é a possibilidade de realizar
obras de ampliação e modernização. As concessionárias poderiam explorar
atividades como serviços e comércios.
Com exceção dos terminais da Lagoa e do Conjunto Ceará - que
têm menor demanda - e do Antônio Bezerra - já reformado - os outros quatro
equipamentos precisam de ampliações para absorver a quantidade de linhas, que
cresceu nos últimos anos, diz Raimundo Rodrigues, chefe de Operações da Etufor.
A empresa administra a limpeza e manutenção, assim como o aluguel das lojas dos
espaços. A segurança é realizada por meio da parceria com a Guarda Municipal e
a Polícia Militar.
Integração
Sá Júnior, gerente de planejamento do Sindicato das Empresas
de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), diz que a
proposta pode ser positiva. Ele reitera que os terminais são complexos e, com a
cessão, a Prefeitura poderia focar os trabalhos na regulação e fiscalização do
transporte.
A integração temporal, ampliada com o Bilhete Único, é um
ponto a ser avaliado no sistema, aponta ele, pois permite que o usuário tenha
acesso a diversas linhas sem precisar acessar os terminais. Apesar de existir
uma "cultura do terminal” e convergência de linhas e serviços, ele opina que o
sistema poderia ser redesenhado.
A estudante Mayara Sousa Fernandes, 19, sempre usa o
Terminal do Papicu e opina que a infraestrutura poderia ser ampliada e
melhorada, com mais bancos para a espera e limpeza. Para ela, se o terminal
fosse maior, mais veículos poderiam ser disponibilizados.
Saiba mais
Terminais da Capital
Antônio Bezerra
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Inauguração: julho de 1992
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Reinauguração: setembro de 2014
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Frota: 364 ônibus de 36 linhas
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Mais de 205 mil pessoas/dia.
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Conjunto Ceará
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Inauguração: setembro de 1993
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Frota: 140 ônibus e 20 linhas
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Mais de 76 mil pessoas/dia
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Lagoa
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Inauguração: julho de 1993
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Frota: 136 ônibus e 30 linhas
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Mais de 61 mil pessoas/dia
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Messejana
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Inauguração: julho de 1992
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Frota: 231 ônibus e 52 linhas
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Mais de 137 mil pessoas/dia
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Papicu
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Inauguração: janeiro de 1993
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Frota: 524 ônibus e 54 linhas
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Mais de 271 mil pessoas/dia
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Parangaba
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Inauguração: agosto de 1993
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Frota: 369 ônibus e 57 linhas
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Mais de 188 mil pessoas/dia
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Siqueira
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Inauguração: novembro de 1995
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Frota: 330 ônibus e 48 linhas
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Mais de 159 mil pessoas/dia
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Serviço
Ouvidoria da Etufor
Para informações e reclamações.
Telefone: (85) 3452 9292
Alô, Sindiônibus
Telefone: 4005 0956