Professor Márcio D'Agosto, da COPPE- UFRJ, lança livro ‘Transporte, uso de energia e impactos ambientais’

26/07/2015 14:00 - Comissão Meio Ambiente/ANTP

Transporte, Uso de Energia e Impactos Ambientais - Uma Abordagem IntrodutóriaUm livro que vai seguramente contribuir para a compreensão da relação existente entre a atividade de transportes, o uso de energia e os impactos ambientais aos meios físico, biótico e antrópico, considerando as fases de planejamento, projeto, implantação e operação de um sistema de transporte.

No que se refere aos aspectos energéticos, o livro busca avaliar o potencial de redução de consumo de combustíveis fósseis e o aumento da eficiência energética no setor de transportes, considerando a minimização dos impactos ambientais globais.

A obra apresenta também subsídios para a análise de procedimentos que visem identificar, avaliar e controlar os impactos produzidos pela operação de sistemas de transportes sobre o meio ambiente (local, regional e global), nas fases de planejamento, projeto, implantação e operação de sistemas de transportes.

Este é o primeiro livro brasileiro sobre o tema com um conteúdo didático e aplicação tanto para alunos de graduação quanto para mestrado e até doutorado, dependendo da especificidade e profundidade que se pretende atingir.