Nabil Bonduki: ‘Mais Ibirapueras’

27/08/2014 09:05 - ANTP

Nabil Bonduki, vereador, arquiteto e urbanista, escreve hoje na Folha de SP artigo intitulado "Mais Ibirapueras”. Aproveitando o aniversário de 60 anos do parque, Nabil afirma que a "história do parque é um exemplo de como planejamento e responsabilidade são fundamentais para o futuro”.

Em seu artigo Nabil faz um digressão histórica, começando pelo ano de 1920 quando, segundo ele, o parque quase se tornou um loteamento. Tal fato só não ocorreu pelo empenho do então prefeito de SP, Pires do Rio (1926-1930), que tinha como plano transformar a área em um parque, "semelhante aos existentes nas cidades europeias e americanas”.

Nabil conta como, após vários percalços, e a ação de Manequinho Araújo , o plano de Pires do Rio se realizou, nos anos 50. Portanto mais de 20 anos depois.

Nabil acredita que o exemplo verificado na história do Parque Ibirapuera "nos inspira a proteger áreas ainda desocupadas que devem se transformar em parques”. Mas, segundo ele, "sem planejamento e sem instrumentos urbanísticos e financeiros adequados, como os regulamentados no Plano Diretor Estratégico recentemente sancionado, isso não se concretizará”.

Para ler o artigo na íntegra, visite o site da Folha de SP