Multa para quem estacionar na ciclovia da Rodovia Serafim Derenzi passa a valer a partir do dia 13

04/01/2014 10:22 - A Gazeta - Vitória/ES

A Guarda de Vitória vai começar a multar e guinchar veículos de motoristas que desrespeitarem a sinalização de proibido estacionar na ciclovia da Rodovia Serafim Derenzi. A punição vai valer a partir do dia 13 deste mês. A prefeitura de Vitória já realizou campanha de conscientização com os comerciantes e moradores da grande São Pedro.

O estacionamento irregular de carros na ciclofaixa da avenida Serafim Derenzi já está sendo fiscalizado pelos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal. Até o final da manhã desta quinta-feira (2), 12 veículos foram autuados e cerca de 50 proprietários retiraram seus veículos voluntariamente após perceberem a ação de fiscalização.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, o processo de conscientização está sendo feito de forma gradual e em respeito ao que foi pactuado com a comunidade.

"Este nosso trabalho foi realizado dentro do conceito de gestão participativa, levando em consideração o fato de que esta área já é utilizada como estacionamento pelo comércio há quase uma década. Combinamos com a comunidade as campanhas educativas, que ocorreram de novembro a dezembro de 2013, e agora estamos aplicando as penalidades de forma gradual. Este trabalho de fiscalização será frequente, bem como o incentivo ao uso da bicicleta”, ressaltou o secretário.

Remoção

A partir do dia 13 de janeiro, os veículos passarão a ser guinchados, contudo, o procedimento de remoção do veículo é realizado somente quando o proprietário se recusa a retirar o veículo estacionado irregularmente, ou quando o mesmo não se encontra presente no momento da autuação.

Ainda assim, se o proprietário aparecer no momento da ação do guincho, o carro pode ser devolvido ao local para que seja retirado pelo próprio motorista. Se o veículo já estiver sobre o caminhão, o proprietário poderá interromper o procedimento de remoção apenas no caso do guincho não ter iniciado nenhum tipo de deslocamento.