Estado volta atrás: ônibus intermunicipais não podem ter mais que dez anos

31/07/2015 08:00 - Extra - RJ

Três dias depois de o Detro publicar uma portaria aumentando a vida útil dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Rio, o estado voltou atrás. A medida publicada na segunda-feira permitia que até 20% da frota das linhas terciárias, que ligam o bairro de um município a um bairro de outro, pudesse ter carros com até 15 anos de uso. Mas o secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio, anunciou nesta quinta-feira que a idade limite voltará a ser de dez anos. A nova portaria será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial.

Será mantido, no entanto, o aumento — de cinco para sete anos — da vida útil das linhas tronculares, que saem de outros municípios e têm o Centro do Rio como destino. Embora Osorio, tenha dito que não houve aumento na idade máxima da frota, o Detro informou que o limite em vigor desde agosto de 2014 era de cinco anos. Podia chegar a sete em alguns veículos, apenas se a idade média fosse de cinco.

— Hoje (a média) está na ordem de 4,6 anos. No caso das linhas tronculares, a máxima segue sendo sete. Isso não foi alterado pela portaria — afirmou Osorio, que criticou a portaria de segunda-feira. — O sistema de transporte público de passageiros não comporta você ter uma autorização de qualquer carro funcionado com essa idade (15 anos).

Para Osorio, a idade média dos ônibus intermunicipais é adequada e, nas linhas tronculares, o máximo é inferior ao dos municipais. A frota do estado é de 9.769 ônibus. Desses, 7.131 circulam na Região Metropolitana, diz o Detro.

Segundo dados da Secretaria municipal de Transportes, a limitação de tempo de uso da frota na cidade do Rio, composta por 9.079 veículos, é de oito anos, no caso dos ônibus urbanos, mas a média atual de idade está em 4,5 anos.