10/06/2014 10:10 - Estado de Minas
Leia: Primeiro
dia de Bike BH registra problemas no Mercado Central - Estado de Minas
No primeiro dia útil de operação do Programa Bike BH, cinco retrovisores foram furtados ontem, das 6h às 16h, em Belo Horizonte. Outras peças têm dispositivo de segurança que impede o furto, como as rodas e a buzina, mas o retrovisor é preso ao guidom apenas por um pequeno parafuso. O estudante Iago Marques, de 18 anos, alugou uma bicicleta sem o equipamento de segurança e teve dificuldade de circular, principalmente onde não existe ciclovia e foi preciso dividir a pista com os carros.
Desde sábado, quando o serviço foi implantado, 293 pessoas
compartilharam as bicicletas, número considerado bom pela empresa Serttel/Samba
Transportes, que administra o sistema, já que apenas 40 estão disponíveis em
quatro estações (Mercado Central e as praças da Estação, da Liberdade e Afonso
Arinos).
Quem alugou bicicletas aprovou o novo programa de mobilidade
urbana da prefeitura, mas aponta falhas que comprometem a segurança do ciclista
e de pedestres. Reclama também da falta de ciclovias interligando as estações,
de pedestres andando nos espaços destinados às bikes, da falta de respeito com
os ciclistas no trânsito e de estações lotadas, sem espaço para devolver a
bicicleta.
Iago testou o serviço domingo, quando o trânsito é
tranquilo. Ontem, ele retornou para avaliar se era seguro pedalar durante a
semana. "São poucas ciclovias e os motoristas não respeitam o ciclista”, disse
o estudante, que teve outro problema. Ao devolver a bicicleta, ele conferiu no
smartphone que não constava a devolução no aplicativo do serviço. "Fiquei com
medo de pagar multa. A minha sorte é que tinha um técnico por perto, e que me
ajudou”, disse. Mesmo assim, ele aprovou o projeto, principalmente a facilidade
do pagamento. "Baixei o aplicativo pelo meu smartphone, contratei o serviço e a
cobrança será no meu cartão de crédito.”
O estudante Pedro Aguiar, de 22, também gostou, mas reclamou
da falta de segurança. Ele conta que foi devolver a bike na estação da Praça
Afonso Arinos e não encontrou vagas. "Esperei 10 minutos. Como ninguém apareceu
para retirar bicicleta e liberar um espaço, tive que subir a Avenida João
Pinheiro para devolver na Praça da Liberdade”, disse Pedro, que contratou o
serviço por um mês e vai pagar R$ 9.
Já a relações públicas Débora Melo, de 25, começou ontem uma
dieta e incluiu a bicicleta para tentar perder peso. Ela trabalha em um centro
cultural da Praça da Liberdade e no horário de almoço troca de roupas para
pedalar. "Eu não pedalava havia quatro anos e adorei. Moro no Bairro Santa
Mônica e, quando houver estação do Bike BH na Pampulha, pretendo usar a
bicicleta como meio de transporte. Uma pena que não pensaram em ciclovia quando
duplicaram a Avenida Antônio Carlos. Vou ter que treinar muito para enfrentar o
trânsito, pois é muito perigoso”, disse Débora.
O estagiário Igor Santos, de 19, mora no Bairro Tupi, na
Região Norte, e vai de metrô até a Praça da Estação, onde embarca em um ônibus
até a Praça da Liberdade para trabalhar. "Agora, vou trocar o ônibus pela
bicicleta, economizar dinheiro, andar mais rápido e ainda fazer exercício
físico”, disse.
A Serttel/Samba Transporte não considera vandalismo o furto
de retrovisores. "Com o tempo, a população acaba abraçando o projeto e esse
tipo de ocorrência acaba não acontecendo mais”, afirmou, por meio de sua
assessoria de imprensa.
MAIS BIKES
O projeto prevê 40 estações até o fim do ano, das quais 34
no Centro e seis na Pampulha, com 400 bicicletas disponíveis. Hoje, são apenas
60 quilômetros de ciclovias, mas a prefeitura pretende implantar mais 40
quilômetros até dezembro.
"A cidade tem potencial para 350 quilômetros de ciclovia”,
disse o prefeito Marcio Lacerda, que defende o uso da bicicleta como transporte
de integração com o metrô e o BRT.
Para usar o serviço, o usuário deve se cadastrar no site www.mobilicidade.com.br/bikebh, pegar a bicicleta em uma estação usando o aplicativo Bike BH para smartphones ou ligar para o número 4003-9847 (custo de uma chamada local).