Novos taxistas devem estar nas ruas em até 3 meses

31/07/2014 08:10 - O Povo - Fortaleza

A preocupação sobre a necessidade de mais táxis em Fortaleza já teve prazo de validade esgotado. Era para a Copa do Mundo. A licitação para criação de 490 vagas (para somar com as atuais 4.392) teve seu edital lançado em fevereiro e a perspectiva era de que os carros já estivessem nas ruas. Isso só deverá ocorrer, entretanto, em no mínimo três meses. Até lá, pelo menos 3.012 licitantes estarão ansiosos à espera do resultado final.

Esse é o total de candidatos a permissionários definido nas análises finais da segunda fase do processo licitatório, constituída do julgamento de proposta técnica. Conforme a presidente da Central de Licitações da Prefeitura, Geovânia Sabino Machado, essa fase deverá ser totalmente ainda esta semana, quando então são calculados mais 10 dias úteis para execução de recursos, razões ou contrarrazões. Daí, conforme Geovânia, serão mais 20 dias para que a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) analise cada caso.

"Depois volta e então teremos os números finais. A partir daí usaremos os critérios de desempate”, afirmou Geovânia. Conforme ela, esse afunilamento de candidatos dura aproximadamente 10 dias. Caso a quantidade de licitantes continue maior do que a quantidade de vagas, inicia-se um sorteio classificatório em ato público. "A perspectiva é de 45 dias para o fim dessa licitação. Nós começamos os trabalhos em 21 de março e precisamos ter o melhor grau de precisão possível. Estamos lidando com interesses e até sonhos de muitas pessoas”, declarou.

Terminado o processo, seguindo prazos do edital, a Etufor convoca os permissionários para assinatura dos termos de permissão e apresentação e vistoria dos veículos, que deverá ocorrer durante 60 dias.

Ansiedade

Conforme o presidente do Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros de Fortaleza e Região Metropolitana (Sinditaxi), Vicente de Paula, a demora do resultado da licitação "está causando transtorno para os taxistas e para o sindicato”. "É muito complicado porque a categoria pensa que a demora é porque pode haver questionamentos políticos. Já tem carros nos pátios das concessionárias esperando pelos ganhadores da licitação”, afirmou.

O crescimento de táxis clandestinos e o não cumprimento da Lei Orgânica do Município, que prevê um táxi para 500 pessoas, preocupam a categoria. Conforme Vicente, os bairros com mais carência do serviço são Cidade dos Funcionários, Parangaba, Praia do Futuro e Henrique Jorge. "Quando os candidatos forem classificados, a Prefeitura deve implantar pontos de estacionamento nesses bairros. O objetivo é exatamente inibir a pirataria”, disse.

Saiba mais

A concorrência teve início com 3.985 licitantes, dos quais 740 foram inabilitados e 3.425 foram habilitados para a segunda fase. Alguns já foram desclassificados.

Os critérios de desempate são: 

1º - Tempo efetivo no exercício da atividade como condutor auxiliar;

2º - Tempo de habilitação do licitante;

3º - Ano de fabricação do veículo;

4º - Equipamentos de conforto e/ou segurança do veículo;5º – Ex-permissionário ou não permissionário.

Das 490 vagas disputadas, 451 são para táxis especiais para aeroporto, 30 adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e nove para o Sistema Táxi Incluso.

A última licitação para táxis em Fortaleza foi realizada em 2009.