Pesquisa revela perfil de ciclistas

04/10/2015 08:47 - Zero Hora - Porto Alegre / Agora SP

Leia: Projeto chama usuários a mapear caminhos recomendados a bicicletas - Zero Hora - Porto Alegre

Pesquisa realizada em dez cidades brasileiras – Porto Alegre, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), Salvador e São Paulo – pretende apontar o perfil do usuário de bicicleta no Brasil. Resultados preliminares do levantamento indicam maior concentração na faixa etária entre 25 a 34 anos (36,4%), seguida pelo grupo de 35 a 44 anos (24,2%). Do total, 73,6% afirmaram pedalar mais de cinco dias por semana.

O volume maior foi registrado no Rio, onde 81,4% afirmaram pedalar cinco, seis ou sete dias por semana. A predominância é de pessoas com renda entre um e dois salários mínimos – de R$ 788 a R$ 1.576.

O tempo médio de deslocamento é de 30 minutos, e 20% afirmaram ter sofrido algum acidente com a bicicleta nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Intitulado Perfil do Ciclista Brasileiro, o estudo é um esforço conjunto de nove organizações que atuam na promoção da bicicleta, do Observatório das Metrópoles e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As 1.804 entrevistas foram realizadas entre 10 e 28 de agosto, com usuários que utilizam o veículo ao menos uma vez por semana.

Os resultados finais serão apresentados no Rio de Janeiro, na última semana de novembro. Números preliminares referentes à capital paulista foram divulgados na dia 21 de setembro.

Agora São Paulo

Motorista e ciclista estão mais em paz

Cinco anos após eleger a bicicleta como transporte urbano, Antonio Carlos Bicarato, 36 anos, sente que a relação entre ciclistas e motoristas é boa –e vai melhorar.

"Ainda há uma parcela razoável acreditando que a rua é um espaço exclusivo para os carros.

Do lado dos ciclistas, uma minoria acredita que as regras de trânsito não se aplicam a eles.

Mas, ao se excluírem essas exceções de lado a lado, a relação é boa e vem se tornando mais positiva com o tempo", avalia.

Parte desse bom convívio pode ser atribuído ao fato de que muitos ciclistas são também motoristas.

Um estudo que apresentado pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) mostra que 40% dos entrevistados começaram a pedalar há menos de um ano.

A enquete ouviu 1.804 pessoas (entre 18 e 24 de agosto, sempre em dias úteis).