17/01/2016 09:33 - O Globo
Leia: Ciclovia 'suspensa' na orla carioca vai ligar Leblon a São Conrado - Folha de SP / O Estado de SP
Apesar de não ter sido alguém lá muito afeito à prática de
esportes, se estivesse vivo, Tim Maia certamente tomaria "um guaraná” para
brindar à ciclovia da Avenida Niemeyer, que será inaugurada hoje e leva seu
nome. A pista, que liga o Leblon a São Conrado e tem 3,9km, já vinha sendo
"testada” por cariocas e turistas nas últimas semanas, mesmo em meio à
finalização das obras.
Dentro da paisagem. Um ciclista pedala na pista construída
na Niemeyer, tendo o mar e a Pedra da Gávea como cenário: trecho de 3,9 quilômetros
ligará a Zona Sul a São Conrado. Com as obras do Joá, conexão chegará à Barra
— A ansiedade do público é um sinal de que a ciclovia vai
dar certo. Era uma demanda reprimida — observou o ciclista Ricardo Martins, que
já rodou seis países da América do Sul de bicicleta e se prepara para dar a
volta ao mundo pedalando.
SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA
Na última quarta-feira, Ricardo acompanhou O GLOBO num
passeio pela nova ciclovia, que tem largura média de 2,5 metros e foi
construída sobre o costão de pedra, com vista privilegiada para o mar, o que a
torna ainda mais especial. Apesar dos elogios, quem costuma circular pela
cidade sobre duas rodas faz algumas ressalvas.
— Sinto falta de uma sinalização vertical indicando a
velocidade máxima permitida e que a prioridade é do pedestre — diz ele, que se
deparou, num ponto diante da subida do Morro do Vidigal, com um poste mais
largo do que os demais no meio do caminho, reduzindo a pista para 1,62 metro. —
Este poste está fora do padrão. A redução do espaço exige que os ciclistas
passem por aqui com mais atenção e em velocidade reduzida.
A Secretaria municipal de Obras, responsável pela construção
da ciclovia, informou que a sinalização estava em vias de implantação e que
solicitou à Light a retirada do poste, serviço que na sexta-feira já havia sido
concluído.
Outra questão, esta levantada pelo presidente da Comissão de
Segurança no Ciclismo na Cidade do Rio, Raphael Pazos, é o uso da pista por
jovens empinando pipas:
— Pipa e bicicleta não combinam. Uma linha com cerol pode
decepar a cabeça de um ciclista. É importante que seja feito um trabalho de
conscientização.
Mesmo com alguns reveses, o clima entre os ciclistas era de
contentamento. Um dos que coConrado memoravam era o designer Júlio Cavalleiro,
que mora em São Conrado e trabalha no Leblon:
— Geralmente, eu gastava meia hora no trânsito para chegar
ao trabalho e mais 20 minutos procurando vaga. Agora que eu posso ir pedalando,
em 15 minutos estou no escritório.
Além da praticidade, a vista para o mar também motivava
elogios.
— A ciclovia está maravilhosa, impressionante — destacou o
desembargador Marcos Cavalcante.
O que agradou aos ciclistas chegou a ser motivo de queixa
entre motoristas, que, com a construção da pista paralela à Niemeyer, foram
privados da visão do mar.
— Mas o motorista tem que olhar para frente e não para o
lado — destacou Ricardo.
DO CENTRO AO RECREIO
A ciclovia se liga à pista que vai do Leme ao Leblon, com
8km, e futuramente se conectará com a do Elevado do Joá, com 3,1km. Esta, que
ligará São Conrado à Barra, se juntará aos 24,8km já existentes entre Barrinha
e Grumari. No total, os ciclistas terão à sua disposição, entre as zonas Sul e
Oeste, 39,8km de pistas exclusivas beirando a orla. Quando toda a extensão
estiver pronta, será possível pedalar do Aeroporto Santos Dumont até o Recreio
do Bandeirantes.
Mesmo com o Joá ainda em obras, o Rio é a cidade com maior
malha cicloviária da América Latina, afirma a Secretaria municipal de Meio
Ambiente: somando o trecho da Niemeyer, são 438,9km. O plano da prefeitura é
alcançar 450km este ano.
A pista da Niemeyer é bem-vinda não só para os ciclistas
como também para os praticantes de corrida. É o caso da apresentadora de TV e
nutricionista Cynthia Howlett, que mora em São e costuma correr até o Arpoador
e voltar. Ela diz que a obra vai mudar a vida de muitos como ela:
— Corro pela Niemeyer há muitos anos, pelo cantinho, com os
carros ao lado. Para evitar acidentes, acabei criando algumas técnicas. Quando
dá 10h15m, mudam a mão da avenida. Aproveitava os dez minutos em que ela fica
fechada para chegar ao Vidigal e pegar a ciclovia. Também costumava correr nas
horários de rush, quando o trânsito fica parado — conta.
Nos últimos dias, Cynthia não resistiu e checou a nova
pista:
— Está linda e tem um visual absurdo. Você corre ou pedala
por cima do mar. Não tem igual no Brasil. A ciclovia também vai aliviar o
trânsito. Mas a minha preocupação é sempre com a segurança. Ela é toda cercada
de grades e tem poucas saídas. Há trechos longos onde você fica encurralada.
O ator Eduardo Moscovis, marido de Cynthia e que já testou a
ciclovia, também se preocupa:
— Há partes muito grandes sem saída. Além da questão da
segurança, há o risco de alguém furar o pneu ou passar mal ali e não ter como
sair — diz ele, que sugere a instalação de banheiro químico e de um ponto de
apoio para os ciclistas em caso de imprevistos, como uma bicicleta com pneu
furado.
A ciclovia da Niemeyer levou um ano e meio para ficar pronta e demandou um investimento de R$ 44,7 milhões.
EDUARDO PAES INAUGURA CICLOVIA TIM MAIA
RIO - O prefeito Eduardo Paes inaugurou oficialmente a
ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon a São Conrado pela Avenida Niemeyer, na
manhã deste domingo. A abertura foi acompanhada por ciclistas.
Paes deixou o Mirante do Leblon pouco depois das dez da
manhã na carona de um triciclo elétrico e percorreu os 3,9 quilômetros do
percurso, seguido por um grupo de mais de 100 ciclistas.
- A ciclovia tem um efeito de integração incrível, já que
juntou o bairro do Leblon e São Conrado. Lá para março e abril vamos unir com a
Barra da Tijuca. Sob o ponto de vista da mobilidade, muita gente vai preferir
sair para o trabalho de bicicleta e deixar o carro em casa. Além da paisagem
incomparável. É certamente a ciclovia mais bonita do mundo - valoriza Paes.