Bicicleta no lugar do carro

11/05/2013 08:00 - Correio Braziliense

Leia também: Políticos de Curitiba apoiam campanha e vão trabalhar de bicicleta

Renata, Paulo e Jonas saíram de casa cedo para ir ao trabalho de bicicleta, uma maneira de incentivar as outras pessoas a fazerem o mesmo

Grupos de ciclistas se reuniram na manhã de ontem para enfrentar o trânsito da capital federal de bicicleta. Eles aderiram ao evento chamado de Dia de Bike ao Trabalho, que aconteceu em várias cidades brasileiras com a intenção de incentivar o uso do pedal como meio de transporte e integrar culturalmente condutores de veículos motorizados e não motorizados. Com a decisão de deixar o veículo na garagem, os ciclistas se deslocaram com mais velocidade que os motoristas, garantiram qualidade de vida e não tiveram problemas para estacionar. Quem optou pelo carro, por sua vez, enfrentou engarrafamentos nas principais vias de acesso ao Plano Piloto.

Apelidados pelos ciclistas de "bondes”, os grupos saíram de Águas Claras, do Cruzeiro, das 208 e 710 Norte. No fim da tarde, eles se reuniram na Praça das Bicicletas, entre o Museu e a Biblioteca Nacional para, divididos novamente em equipes, voltarem para suas casas. A iniciativa foi divulgada pelos voluntários do site Bike Anjo, responsável pela celebração da data no Brasil, e pela Organização não Governamental (ONG) Rodas da Paz. Os "anjos” já utilizam a bicicleta como meio de transporte e disponibilizam contato no site www.bikeanjo.com.br para interessados na iniciativa e que procurem pessoas mais experientes para incentivá-los e orientá-los.

Com a missão de fazer um trabalho universitário sobre o Dia de Bike ao Trabalho, o estudante de comunicação social Paulo Figueiredo, 21 anos, aproveitou a oportunidade para começar a usar a bicicleta como meio de transporte. Ele contou com o acompanhamento de Jonas Bertucci, 32 anos, que é presidente da Rodas da Paz e voluntário do projeto Bike Anjo. "Já tinha interesse em ir para o estágio de bicicleta. Aproveitei a data para pegar algumas dicas. Alguém com mais experiência nos ajuda a pegar o hábito. O Bike Anjo é um projeto muito bom, mas com pouca visibilidade.

Assim que eu tiver uma boa prática, também vou me voluntariar a fim de ajudar outras pessoas”, disse.

Jonas, por sua vez, destacou a importância da data. Segundo ele, separar alguns dias do ano para mobilizar pessoas que utilizam a bicicleta em vez de veículos motorizados ajuda a dar visibilidade à iniciativa e incentiva o brasiliense a respeitar e até aderir à ideia. "Também mostramos que existe o projeto Bike Anjo. A pessoa se cadastra no site e diz o trajeto que vai fazer. Em seguida, recebe, por e-mail, os contatos de pessoas que fazem a mesma rota e que se disponibilizam a ensinar a forma mais segura de ir para o trabalho de bicicleta. Precisamos de mostrar aos motoristas que a bicicleta é um veículo. Não é que a gente não vá usar um carro. É uma máquina importante. Só não pode ser o principal meio de transporte para uma cidade”, ressaltou.

A socióloga Renata Florentino, 29 anos, costuma sair de bicicleta da 208 Norte para o trabalho quase todos os dias. Ela critica o uso do carro como meio de transporte diário e disse acreditar que o brasiliense está "cada vez mais aceitando a bicicleta”. "Usar a bike vale como esporte e ainda fugimos de estacionamentos e engarrafamentos. Sei que as pessoas estão comprando veículos e que a política tem sido de redução do Imposto sob Produto Industrializado (IPI), mas acho que elas começam a ver a bicicleta como uma alternativa inteligente” afirmou.

Acidente

No dia dedicado ao uso da bicicleta, um motorista atropelou um ciclista de 43 anos em Águas Claras. O acidente aconteceu na Avenida Castanheiras, na manhã de ontem. Socorristas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) levaram Aurélio Lira de Barros com fratura exposta para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As informações são da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, que não passou detalhes, no entanto, sobre o ferimento da vítima. Aurélio não corre rico de morte. No DF, a frota de bicicletas é de quase 228 mil enquanto a de carro chega a quase 1,5 milhão.

Para saber mais

Estímulo à saúde

O Dia de Bike ao trabalho acontece toda segunda sexta-feira de maio e é uma forma de estimular o uso de bicicletas como meio de transporte, além de incentivar o bom relacionamento entre ciclistas e motoristas. Este ano, é a primeira vez que as grandes capitais do Brasil coordenam uma iniciativa conjunta. Embora pareça novidade, a "comemoração” da data vem desde 1956, com o título inglês de Bike To Work Day (que, em tradução livre, seria Dia para ir de bicicleta ao trabalho). A Liga de Ciclistas Americanos deu o primeiro passo para marcar a ação. A iniciativa brasileira é promovida pela Bike Anjo, grupo de ciclistas que se propõem a ensinar outras pessoas os métodos mais seguros para utilizar o "camelo” como meio de transporte, e não apenas para a prática esportiva.