24/04/2014 08:25 - Estado de Minas / Hoje em Dia / O Tempo
Enquanto mais mudanças no transporte público são anunciadas
para o novo sistema BRT/Move na Avenida Cristiano Machado, o corredor Antônio
Carlos/Pedro I – que espera receber diariamente 400 mil passageiros – ainda
esbarra em obras e na conclusão do terminal de integração Pampulha. Primeira
estação a ser inaugurada na modalidade BRT, a São Gabriel, na Cristiano
Machado, deve atingir a marca de atendimento de 100 mil passageiros/dia no
próximo sábado. Nessa data, cinco linhas semiexpressas serão transformadas em
alimentadoras e passarão a ligar os bairros ao terminal, sem se dirigir ao
Centro. Para chegar a essa região, os passageiros deverão seguir nos ônibus
articulados do Move. O número de usuários ainda é bem distante dos 300 mil que
devem ser atendidos na São Gabriel até a Copa, como anuncia a BHTrans, mas já
representa um avanço em relação ao corredor Antônio Carlos, prometido para
ficar pronto dentro de um mês. O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cezar,
garante que só faltam "bijuterias e maquiagem” para o fim das obras nesse
corredor. Mas, no local, ainda há muito a ser feito, como garantem os próprios
operários.
Segundo Ramon, até a Copa do Mundo, daqui a menos de dois
meses, os dois corredores vão estar em funcionamento. Na Antônio Carlos, as
obras apresentam maior avanço entre o Viaduto São Francisco e o Bairro
Lagoinha. No sentido contrário, até a Avenida Pedro I, funcionários ainda
trabalham na instalação de equipamentos dentro das estações, na implantação de
paisagismo e na conclusão das obras da Estação Pampulha. Um dos funcionários
convida a reportagem do Estado de Minas para conferir o andamento das
intervenções e diz: "Não vai dar para ficar pronta para a Copa”. Ainda assim,
Ramon garante que "a bijuteria, a maquiagem, a roupinha, aquilo que é
essencial, está quase tudo pronto”. Já nas estações Vilarinho e Venda Nova,
segundo ele, as adequações estão em andamento. "São coisas mais simples e vamos
operar lá também”, diz.
A lista de mudanças no BRT, previstas para sábado, inclui a
criação de duas linhas troncais, que se somam às três já existentes. A linha 85
ligará a Estação São Gabriel ao Centro, passando pelos bairros Sagrada Família
e Floresta, e à Região Hospitalar. Nesse itinerário, os veículos articulados e
com ar-condicionado do Move seguirão pelo corredor exclusivo da Cristiano
Machado até a Avenida Silviano Brandão, passando pela Rua Itajubá e pelas
avenidas Francisco Sales, Bernardo Monteiro, Alfredo Balena e Augusto de Lima.
O retorno será pelas ruas Goiás e Paraíba, pelas avenidas Bernardo Monteiro,
Francisco Sales, Assis Chateaubriand e Contorno, Rua Itajubá e Avenida Silviano
Brandão, onde o BRT retorna ao corredor exclusivo.
O quadro de horários e o cálculo dos intervalos entre as
viagens da linha 85 ainda está sendo feito. A linha vai operar com ônibus
padrons (modelo intermediário do Move, equipado com ar-condicionado, suspensão
a ar, comprimento de 13,2 a 15 metros e bicicletário), que circulam dentro e
fora do corredore. "A Avenida Augusto de Lima, as ruas Goiás e Timbiras, e a
Avenida Alfredo Balena passam a contar com uma faixa operando exclusivamente
para ônibus e com fiscalização para garantir uma circulação mais rápida à linha
troncal 85”, explica Ramon. No início do mês, segundo ele, uma primeira leva de
radares será implantada na Augusto de Lima, para controlar invasões de faixa.
"Temos uma licitação em andamento e vamos aumentar o número de radares em todos
os corredores do BRT, inclusive para controlar a bus way”, afirma.
Já para a nova linha troncal que funcionará a partir de
sábado, a 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping, via Anel Rodoviário), o
atendimento será feito, inicialmente, com ônibus convencionais, a exemplo dos
que operam em linhas diametrais, que atualmente ligam bairro a bairro. Isso,
porque, ao longo do Anel, não há estações do sistema Move. De acordo com a
BHTrans, a criação do novo itinerário tem o objetivo de oferecer mais uma opção
de acesso aos bairros no entorno do centro de compras, localizado na Região
Centro-Sul da capital.
Alimentadoras
Cinco linhas semiexpressas, que hoje fazem a ligação de
bairros no entorno do terminal São Gabriel ao Centro, também passam por
mudanças e serão transformadas em alimentadoras. Para isso, deixam de ir para a
Região Central e passam a ter a estação como destino final. Dois desses
itinerários serão novos e três passarão por adaptações para o atendimento. A
linha 5502 A (Jardim Vitória A) será transformada na 814 (Estação São
Gabriel/Jardim Vitória). A nova 813 vai substituir a atual 5506C (Paulo VI, via
Ribeiro de Abreu) e fazer a ligação entre esse bairro e a estação.
Outras duas linhas semiexpressas serão trocadas por linhas
alimentadoras, que já funcionam aos domingos e feriados. Elas terão os quadros
de horários readequados para operar também em dias úteis e aos sábados. As
linhas 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto) serão
substituídas, respectivamente, pelas 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo)
e 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu). Já a 5507A (Jardim
Guanabara A) será transformada na alimentadora 707 (Estação São Gabriel/Jardim
Guanabara). Esse itinerário já funciona durante toda a semana, mas terá o
número de viagens ampliado.
Intervalo
Com as mudanças programadas, a expectativa é retirar 56 ônibus convencionais (por hora/pico) da pista mista da Cristiano Machado. Outra alteração será o acréscimo de 28 mil passageiros às cerca de 70 mil pessoas que já usam o BRT, passando pelo terminal São Gabriel. Para atender à nova demanda, a BHTrans promete aumentar o número de ônibus articulados no corredor Cristiano Machado, passando de 35 para 50 veículos. O reforço vai garantir, segundo a empresa, a redução de 50% no tempo entre uma viagem e outra. Na linha 83D (São Gabriel/Centro Direta), esse tempo será entre dois e três minutos e o número de saídas passa de 130 viagens/dia para 239 viagens/dia, aumento de 84%. Já no itinerário parador (83P), o tempo entre uma viagem e outra será de seis minutos, com realização de 113 viagens/dia, um aumento de 20% em relação `às 94 feitas atualmente. No trecho São Gabriel/Região Hospitalar, feito pela linha 82, o intervalo passa a ser de até cinco minutos, com 145 saídas/dia, 51% mais que as 96 viagens/dias atuais.
Hoje em Dia - MG
Implantação da terceira etapa do Move é
promessa de mais fluidez no trânsito
Estação
São Gabriel, local de embarque e desembarque do BRT Metropolitano, ainda está
em obras
Mais fluidez e mobilidade. Pelo menos essa é a promessa da
BHTrans, a partir de sábado (26), com a implantação da terceira etapa do Move.
Cinquenta e seis ônibus deixam de circular pela pista de tráfego misto da
avenida Cristiano Machado – durante o horário de pico da manhã – e outras
linhas de coletivos serão criadas.
Um linha troncal vai levar os passageiros da Estação São
Gabriel até o Centro, passando pelos bairros Floresta e Sagrada Família. A
outra, segue pelo Anel Rodoviário até o BH Shopping. Também serão criadas cinco
novas linhas alimentadoras que irão substituir os chamados ônibus
semiexpressos. Cerca de 28 mil usuários serão atendidos.
Com as mudanças, a expectativa é a de que aproximadamente
100 mil pessoas circulem, diariamente, pelo terminal da regional Nordeste. Por
dia, são transportados por ônibus cerca de 1,6 milhão de passageiros em BH.
Para atender ao aumento da demanda, a frota das atuais
linhas troncais 83D, 83P e 82 será ampliada e haverá acréscimo de viagens aos
quadros de horários. Hoje, há 35 ônibus articulados em operação. Na terceira
etapa passam a ser 50 veículos.
Outra alteração visando priorizar a circulação do sistema
Move poderá ser sentida no bolso do motorista infrator. Também entram em
operação as faixas exclusivas para o BRT. As pistas livres estão nas avenidas
Augusto de Lima, Carandaí e Alfredo Balena, e nas ruas Padre Belchior,
Curitiba, Goiás, Sergipe e Timbiras. Inicialmente, os abusos serão fiscalizados
pela Guardas Municipal e pela Polícia Militar. Radares de invasão de faixa
serão instalados, mas ainda sem previsão para isso.
Alimentadoras
Duas novas linhas alimentadoras também começam a operar
nesta fase. A 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória) substituirá a
semiexpressa 5502A (Jardim Vitória A), e a 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI
via Ribeiro de Abreu) entra no lugar da 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).
Outras duas linhas semiexpressas existentes serão
substituídas por alimentadoras que já operam aos domingos e feriados, e que
passam a circular nos dias úteis e aos sábados. A 5502B (Capitão Eduardo) e
5506B (Ribeiro de Abreu via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pela
832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e pela 837 (Estação São
Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu).
Folhetos com informações detalhadas serão distribuídos nos
ônibus e nos bairros beneficiados. Haverá, ainda, reforço na sinalização das
plataformas na Estação São Gabriel e a equipe de mais de 300 pessoas do "Posso
Ajudar” estará a postos, em turnos.
Cartão será
obrigatório no BRT Metropolitano
Previsto para ser iniciado também no sábado, o BRT
Metropolitano vai obrigar os usuários a adquirir o bilhete recarregável,
chamado de "Cartão Ótimo”. Passageiros de seis cidades mineiras que farão a
baldeação na Estação São Gabriel terão uma semana para comprá-lo.
Caso contrário, serão obrigados a pagar duas tarifas para
chegar ao centro de Belo Horizonte. O sistema funcionará como o metrô, a tarifa
será paga antes do deslocamento. Uma no momento do embarque na cidade da região
metropolitana e a outra no acesso ao terminal da capital da regional Nordeste.
Nesta primeira etapa, o sistema vai transportar moradores de
Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas, Nova União e Taquaraçu de Minas.
Serão cerca de 35 mil viagens por dia. Cerca de 55% dos usuários têm o "Cartão
Ótimo”, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros
Metropolitano (Sintran).
De acordo com o presidente do Sintran, Rubens Lessa
Carvalho, na primeira semana de operação, o cartão será trocado pelo valor da
passagem. Os cobradores serão orientados a repassar o bilhete recarregável.
Porém, o usuário deve ficar atento.
As viagens do BRT Metropolitano vão ocorrer no Setor Leste
da Estação São Gabriel. Essa etapa ainda vai acontecer de forma improvisada.
Obras estão sendo feitas no local.
A assessoria da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) garantiu que as intervenções necessárias ficarão prontas a tempo.
O Tempo - BH
Move terá sua maior ampliação
Neste fim
de semana, cerca de 63 mil usuários serão incorporados ao sistema da capital e região
No próximo fim de semana, o Move (nome dado ao BRT da
capital) passará por sua maior ampliação desde que foi inaugurado em Belo
Horizonte, em 8 de março. Cerca de 63 mil usuários a mais serão incorporados
por dia nessa fase, que inclui novidades no sistema da capital e a inauguração
do Move Metropolitano. Toda essa transformação ocorrerá na Estação São Gabriel,
na região Nordeste, que continuará em obras. Ao todo, serão em torno de 130 mil
passageiros diariamente no terminal, somando o público que já vinha usando o
serviço.
No sistema municipal, mais duas linhas troncais (que partem
do terminal rumo ao centro e outros polos) serão criadas e cinco linhas
convencionais deixarão de ir para o hipercentro – elas serão substituídas por
alimentadoras, que vão apenas do bairro até o São Gabriel. Com a ampliação,
cerca de 56 ônibus por hora deixarão de transitar pela pista mista da avenida
Cristiano Machado. Ao todo, serão 80 coletivos a menos por hora dividindo
espaço com carros e motos – contando com os 24 que foram retirados desde o
último dia 12.
No Move Metropolitano, a meta é reduzir de 117 para 25 as
linhas que transitam pela pista mista do corredor – a Secretaria de Estado de
Transportes e Obras Públicas (Setop) não informou a média por hora. O sistema
será inaugurado no antigo terminal São Gabriel (desativado após o Move da
capital) e terá duas novas linhas troncais e 31 alimentadoras (veja ao lado).
Ampliação. Entre as duas novas linhas troncais lançadas pela
BHTrans, uma delas é a 85 (Estação São Gabriel/Centro via Floresta), que passa
a ser uma nova opção para quem hoje já usa a linha 82 (São Gabriel/Savassi via
área hospitalar), lançada em 8 de março. A 85 percorrerá parte do corredor
exclusivo da Cristiano Machado, antes da Estação Silviano Brandão, entrará para
o Floresta, na região Leste, passando por vias como Itajubá, Francisco Sales,
Bernardo Monteiro e Alfredo Balena.
"A linha vai atender também a parte alta do centro, como
Goiás e Augusto de Lima”, afirmou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.
O trajeto será feito no ônibus padron, modelo parecido com o convencional,
porém, com ar-condicionado e outras tecnologias.
A outra linha inaugurada, a 8151 (Estação São Gabriel/BH
Shopping via Anel Rodoviário), embora seja chamada de troncal, usará os
coletivos antigos. Cesar justifica dizendo que essa linha faz parte do sistema
convencional de transporte, e a diferença é que ela estará integrada à Estação
São Gabriel e será uma opção para quem quiser ir para o Anel ou Belvedere, na
região Centro-Sul.
O grande impacto para os usuários está na substituição das
cinco linhas convencionais (5507A, 5502A, 5502B, 5506B e 5506C), que atendem as
regiões Norte e Nordeste. Esses coletivos deixam de circular e serão
substituídos por linhas alimentadoras, três delas já existentes. Os
passageiros, que antes iam em um único ônibus para o centro, são obrigados a
fazer baldeação na Estação São Gabriel e pegar o Move ou o metrô.
Evite filas
Cartão. A BHTrans promete reforçar o número de funcionários na
bilheteria do São Gabriel e pede que os usuários adquiram o cartão BHBus nos
postos Transfácil para facilitar o acesso.
Intervalos
Para diminuir a lotação na estação e o tempo de espera pelos
ônibus, a BHTrans promete reduzir de cinco para até dois minutos o intervalo
entre as viagens da linha 83D (Centro direta). O número diário de viagens deve
passar de 130 para 239. Nas outras linhas também há promessa de aumento.
Preferencial
A nova linha troncal 85 (São Gabriel/Centro via Floresta) só
terá corredor exclusivo na avenida Cristiano Machado. Fora dele, usará faixas
preferenciais pintadas em avenidas como Augusto de Lima e Alfredo Balena, onde
até meados de maio serão instalados radares que detectam presença de carros.
Sistema metropolitano
terá 31 ônibus circulando na 1ª fase
O Move Metropolitano começará a operar com 31 ônibus novos,
de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O
número representa 10,76% da frota total (288) que vai operar quando o sistema
estiver totalmente implantado. A pasta não informou se, no início da operação,
todos os veículos serão articulados ou se haverá também modelos padrons.
Os novos veículos circularão nas linhas troncais, que partem
da Estação São Gabriel e passam pelos corredores exclusivos. No sábado, começam
a funcionar as linhas troncais 400C (que segue direto para o centro) e a 401C
(paradora).
Outras 36 linhas convencionais, que atualmente vêm de Caeté,
Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas e seguem
até o centro da capital, serão substituídas por linhas alimentadoras que irão
apenas até a Estação São Gabriel. Nessas linhas, serão usados 110 ônibus
convencionais.
Saiba mais sobre o
sistema
Antônio Carlos. Apesar de as obras na avenida Antônio Carlos
ainda estarem inacabadas (em fevereiro, no último balanço divulgado, 87,52%
estavam concluídos), a BHTrans mantém a promessa de inaugurar o Move no local
ainda em maio.
Etapas. Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a
fase atual é de implantação do sistema de tecnologia nas estações de
transferência (ao longo dos corredores). "O que precisa avançar mais é a
Estação Pampulha, mas em maio já teremos a estrutura suficiente para
inaugurar”.
Copa. Até a Copa, Cesar garante que todo o sistema estará
funcionando com sua capacidade máxima.
Vagas.Com a passagem do Move no centro, vagas de estacionamento foram eliminadas e locais de carga e descarga, transferidos para vias transversais. Sobre a insatisfação de moradores do centro e de bairros com as mudanças viárias e no transporte coletivo, Cesar disse que o objetivo é beneficiar a coletividade.