Obras do BRT/Move no corredor da Antônio Carlos e Pedro I desafiam calendário da Copa

24/04/2014 08:25 - Estado de Minas / Hoje em Dia / O Tempo

Enquanto mais mudanças no transporte público são anunciadas para o novo sistema BRT/Move na Avenida Cristiano Machado, o corredor Antônio Carlos/Pedro I – que espera receber diariamente 400 mil passageiros – ainda esbarra em obras e na conclusão do terminal de integração Pampulha. Primeira estação a ser inaugurada na modalidade BRT, a São Gabriel, na Cristiano Machado, deve atingir a marca de atendimento de 100 mil passageiros/dia no próximo sábado. Nessa data, cinco linhas semiexpressas serão transformadas em alimentadoras e passarão a ligar os bairros ao terminal, sem se dirigir ao Centro. Para chegar a essa região, os passageiros deverão seguir nos ônibus articulados do Move. O número de usuários ainda é bem distante dos 300 mil que devem ser atendidos na São Gabriel até a Copa, como anuncia a BHTrans, mas já representa um avanço em relação ao corredor Antônio Carlos, prometido para ficar pronto dentro de um mês. O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cezar, garante que só faltam "bijuterias e maquiagem” para o fim das obras nesse corredor. Mas, no local, ainda há muito a ser feito, como garantem os próprios operários.

Segundo Ramon, até a Copa do Mundo, daqui a menos de dois meses, os dois corredores vão estar em funcionamento. Na Antônio Carlos, as obras apresentam maior avanço entre o Viaduto São Francisco e o Bairro Lagoinha. No sentido contrário, até a Avenida Pedro I, funcionários ainda trabalham na instalação de equipamentos dentro das estações, na implantação de paisagismo e na conclusão das obras da Estação Pampulha. Um dos funcionários convida a reportagem do Estado de Minas para conferir o andamento das intervenções e diz: "Não vai dar para ficar pronta para a Copa”. Ainda assim, Ramon garante que "a bijuteria, a maquiagem, a roupinha, aquilo que é essencial, está quase tudo pronto”. Já nas estações Vilarinho e Venda Nova, segundo ele, as adequações estão em andamento. "São coisas mais simples e vamos operar lá também”, diz.

A lista de mudanças no BRT, previstas para sábado, inclui a criação de duas linhas troncais, que se somam às três já existentes. A linha 85 ligará a Estação São Gabriel ao Centro, passando pelos bairros Sagrada Família e Floresta, e à Região Hospitalar. Nesse itinerário, os veículos articulados e com ar-condicionado do Move seguirão pelo corredor exclusivo da Cristiano Machado até a Avenida Silviano Brandão, passando pela Rua Itajubá e pelas avenidas Francisco Sales, Bernardo Monteiro, Alfredo Balena e Augusto de Lima. O retorno será pelas ruas Goiás e Paraíba, pelas avenidas Bernardo Monteiro, Francisco Sales, Assis Chateaubriand e Contorno, Rua Itajubá e Avenida Silviano Brandão, onde o BRT retorna ao corredor exclusivo.

O quadro de horários e o cálculo dos intervalos entre as viagens da linha 85 ainda está sendo feito. A linha vai operar com ônibus padrons (modelo intermediário do Move, equipado com ar-condicionado, suspensão a ar, comprimento de 13,2 a 15 metros e bicicletário), que circulam dentro e fora do corredore. "A Avenida Augusto de Lima, as ruas Goiás e Timbiras, e a Avenida Alfredo Balena passam a contar com uma faixa operando exclusivamente para ônibus e com fiscalização para garantir uma circulação mais rápida à linha troncal 85”, explica Ramon. No início do mês, segundo ele, uma primeira leva de radares será implantada na Augusto de Lima, para controlar invasões de faixa. "Temos uma licitação em andamento e vamos aumentar o número de radares em todos os corredores do BRT, inclusive para controlar a bus way”, afirma.

Já para a nova linha troncal que funcionará a partir de sábado, a 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping, via Anel Rodoviário), o atendimento será feito, inicialmente, com ônibus convencionais, a exemplo dos que operam em linhas diametrais, que atualmente ligam bairro a bairro. Isso, porque, ao longo do Anel, não há estações do sistema Move. De acordo com a BHTrans, a criação do novo itinerário tem o objetivo de oferecer mais uma opção de acesso aos bairros no entorno do centro de compras, localizado na Região Centro-Sul da capital.

Alimentadoras

Cinco linhas semiexpressas, que hoje fazem a ligação de bairros no entorno do terminal São Gabriel ao Centro, também passam por mudanças e serão transformadas em alimentadoras. Para isso, deixam de ir para a Região Central e passam a ter a estação como destino final. Dois desses itinerários serão novos e três passarão por adaptações para o atendimento. A linha 5502 A (Jardim Vitória A) será transformada na 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória). A nova 813 vai substituir a atual 5506C (Paulo VI, via Ribeiro de Abreu) e fazer a ligação entre esse bairro e a estação.

Outras duas linhas semiexpressas serão trocadas por linhas alimentadoras, que já funcionam aos domingos e feriados. Elas terão os quadros de horários readequados para operar também em dias úteis e aos sábados. As linhas 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu Via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pelas 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu). Já a 5507A (Jardim Guanabara A) será transformada na alimentadora 707 (Estação São Gabriel/Jardim Guanabara). Esse itinerário já funciona durante toda a semana, mas terá o número de viagens ampliado.

Intervalo

Com as mudanças programadas, a expectativa é retirar 56 ônibus convencionais (por hora/pico) da pista mista da Cristiano Machado. Outra alteração será o acréscimo de 28 mil passageiros às cerca de 70 mil pessoas que já usam o BRT, passando pelo terminal São Gabriel. Para atender à nova demanda, a BHTrans promete aumentar o número de ônibus articulados no corredor Cristiano Machado, passando de 35 para 50 veículos. O reforço vai garantir, segundo a empresa, a redução de 50% no tempo entre uma viagem e outra. Na linha 83D (São Gabriel/Centro Direta), esse tempo será entre dois e três minutos e o número de saídas passa de 130 viagens/dia para 239 viagens/dia, aumento de 84%. Já no itinerário parador (83P), o tempo entre uma viagem e outra será de seis minutos, com realização de 113 viagens/dia, um aumento de 20% em relação `às 94 feitas atualmente. No trecho São Gabriel/Região Hospitalar, feito pela linha 82, o intervalo passa a ser de até cinco minutos, com 145 saídas/dia, 51% mais que as 96 viagens/dias atuais.

Hoje em Dia - MG

Implantação da terceira etapa do Move é promessa de mais fluidez no trânsito

Estação São Gabriel, local de embarque e desembarque do BRT Metropolitano, ainda está em obras

Mais fluidez e mobilidade. Pelo menos essa é a promessa da BHTrans, a partir de sábado (26), com a implantação da terceira etapa do Move. Cinquenta e seis ônibus deixam de circular pela pista de tráfego misto da avenida Cristiano Machado – durante o horário de pico da manhã – e outras linhas de coletivos serão criadas.

Um linha troncal vai levar os passageiros da Estação São Gabriel até o Centro, passando pelos bairros Floresta e Sagrada Família. A outra, segue pelo Anel Rodoviário até o BH Shopping. Também serão criadas cinco novas linhas alimentadoras que irão substituir os chamados ônibus semiexpressos. Cerca de 28 mil usuários serão atendidos.

Com as mudanças, a expectativa é a de que aproximadamente 100 mil pessoas circulem, diariamente, pelo terminal da regional Nordeste. Por dia, são transportados por ônibus cerca de 1,6 milhão de passageiros em BH.

Para atender ao aumento da demanda, a frota das atuais linhas troncais 83D, 83P e 82 será ampliada e haverá acréscimo de viagens aos quadros de horários. Hoje, há 35 ônibus articulados em operação. Na terceira etapa passam a ser 50 veículos.

Outra alteração visando priorizar a circulação do sistema Move poderá ser sentida no bolso do motorista infrator. Também entram em operação as faixas exclusivas para o BRT. As pistas livres estão nas avenidas Augusto de Lima, Carandaí e Alfredo Balena, e nas ruas Padre Belchior, Curitiba, Goiás, Sergipe e Timbiras. Inicialmente, os abusos serão fiscalizados pela Guardas Municipal e pela Polícia Militar. Radares de invasão de faixa serão instalados, mas ainda sem previsão para isso.

Alimentadoras

Duas novas linhas alimentadoras também começam a operar nesta fase. A 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória) substituirá a semiexpressa 5502A (Jardim Vitória A), e a 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu) entra no lugar da 5506C (Paulo VI via Ribeiro de Abreu).

Outras duas linhas semiexpressas existentes serão substituídas por alimentadoras que já operam aos domingos e feriados, e que passam a circular nos dias úteis e aos sábados. A 5502B (Capitão Eduardo) e 5506B (Ribeiro de Abreu via Conjunto) serão substituídas, respectivamente, pela 832 (Estação São Gabriel/Capitão Eduardo) e pela 837 (Estação São Gabriel/Conjunto Ribeiro de Abreu).

Folhetos com informações detalhadas serão distribuídos nos ônibus e nos bairros beneficiados. Haverá, ainda, reforço na sinalização das plataformas na Estação São Gabriel e a equipe de mais de 300 pessoas do "Posso Ajudar” estará a postos, em turnos.

Cartão será obrigatório no BRT Metropolitano

Previsto para ser iniciado também no sábado, o BRT Metropolitano vai obrigar os usuários a adquirir o bilhete recarregável, chamado de "Cartão Ótimo”. Passageiros de seis cidades mineiras que farão a baldeação na Estação São Gabriel terão uma semana para comprá-lo.

Caso contrário, serão obrigados a pagar duas tarifas para chegar ao centro de Belo Horizonte. O sistema funcionará como o metrô, a tarifa será paga antes do deslocamento. Uma no momento do embarque na cidade da região metropolitana e a outra no acesso ao terminal da capital da regional Nordeste.

Nesta primeira etapa, o sistema vai transportar moradores de Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas, Nova União e Taquaraçu de Minas. Serão cerca de 35 mil viagens por dia. Cerca de 55% dos usuários têm o "Cartão Ótimo”, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintran).

De acordo com o presidente do Sintran, Rubens Lessa Carvalho, na primeira semana de operação, o cartão será trocado pelo valor da passagem. Os cobradores serão orientados a repassar o bilhete recarregável. Porém, o usuário deve ficar atento.

As viagens do BRT Metropolitano vão ocorrer no Setor Leste da Estação São Gabriel. Essa etapa ainda vai acontecer de forma improvisada. Obras estão sendo feitas no local.

 

A assessoria da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) garantiu que as intervenções necessárias ficarão prontas a tempo.

O Tempo - BH

Move terá sua maior ampliação

Neste fim de semana, cerca de 63 mil usuários serão incorporados ao sistema da capital e região

No próximo fim de semana, o Move (nome dado ao BRT da capital) passará por sua maior ampliação desde que foi inaugurado em Belo Horizonte, em 8 de março. Cerca de 63 mil usuários a mais serão incorporados por dia nessa fase, que inclui novidades no sistema da capital e a inauguração do Move Metropolitano. Toda essa transformação ocorrerá na Estação São Gabriel, na região Nordeste, que continuará em obras. Ao todo, serão em torno de 130 mil passageiros diariamente no terminal, somando o público que já vinha usando o serviço.

No sistema municipal, mais duas linhas troncais (que partem do terminal rumo ao centro e outros polos) serão criadas e cinco linhas convencionais deixarão de ir para o hipercentro – elas serão substituídas por alimentadoras, que vão apenas do bairro até o São Gabriel. Com a ampliação, cerca de 56 ônibus por hora deixarão de transitar pela pista mista da avenida Cristiano Machado. Ao todo, serão 80 coletivos a menos por hora dividindo espaço com carros e motos – contando com os 24 que foram retirados desde o último dia 12.

No Move Metropolitano, a meta é reduzir de 117 para 25 as linhas que transitam pela pista mista do corredor – a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) não informou a média por hora. O sistema será inaugurado no antigo terminal São Gabriel (desativado após o Move da capital) e terá duas novas linhas troncais e 31 alimentadoras (veja ao lado).

Ampliação. Entre as duas novas linhas troncais lançadas pela BHTrans, uma delas é a 85 (Estação São Gabriel/Centro via Floresta), que passa a ser uma nova opção para quem hoje já usa a linha 82 (São Gabriel/Savassi via área hospitalar), lançada em 8 de março. A 85 percorrerá parte do corredor exclusivo da Cristiano Machado, antes da Estação Silviano Brandão, entrará para o Floresta, na região Leste, passando por vias como Itajubá, Francisco Sales, Bernardo Monteiro e Alfredo Balena.

"A linha vai atender também a parte alta do centro, como Goiás e Augusto de Lima”, afirmou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. O trajeto será feito no ônibus padron, modelo parecido com o convencional, porém, com ar-condicionado e outras tecnologias.

A outra linha inaugurada, a 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping via Anel Rodoviário), embora seja chamada de troncal, usará os coletivos antigos. Cesar justifica dizendo que essa linha faz parte do sistema convencional de transporte, e a diferença é que ela estará integrada à Estação São Gabriel e será uma opção para quem quiser ir para o Anel ou Belvedere, na região Centro-Sul.

O grande impacto para os usuários está na substituição das cinco linhas convencionais (5507A, 5502A, 5502B, 5506B e 5506C), que atendem as regiões Norte e Nordeste. Esses coletivos deixam de circular e serão substituídos por linhas alimentadoras, três delas já existentes. Os passageiros, que antes iam em um único ônibus para o centro, são obrigados a fazer baldeação na Estação São Gabriel e pegar o Move ou o metrô.

Evite filas

Cartão. A BHTrans promete reforçar o número de funcionários na bilheteria do São Gabriel e pede que os usuários adquiram o cartão BHBus nos postos Transfácil para facilitar o acesso.

Intervalos

Para diminuir a lotação na estação e o tempo de espera pelos ônibus, a BHTrans promete reduzir de cinco para até dois minutos o intervalo entre as viagens da linha 83D (Centro direta). O número diário de viagens deve passar de 130 para 239. Nas outras linhas também há promessa de aumento.

Preferencial

A nova linha troncal 85 (São Gabriel/Centro via Floresta) só terá corredor exclusivo na avenida Cristiano Machado. Fora dele, usará faixas preferenciais pintadas em avenidas como Augusto de Lima e Alfredo Balena, onde até meados de maio serão instalados radares que detectam presença de carros.

Sistema metropolitano terá 31 ônibus circulando na 1ª fase

O Move Metropolitano começará a operar com 31 ônibus novos, de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O número representa 10,76% da frota total (288) que vai operar quando o sistema estiver totalmente implantado. A pasta não informou se, no início da operação, todos os veículos serão articulados ou se haverá também modelos padrons.

Os novos veículos circularão nas linhas troncais, que partem da Estação São Gabriel e passam pelos corredores exclusivos. No sábado, começam a funcionar as linhas troncais 400C (que segue direto para o centro) e a 401C (paradora).

Outras 36 linhas convencionais, que atualmente vêm de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas e seguem até o centro da capital, serão substituídas por linhas alimentadoras que irão apenas até a Estação São Gabriel. Nessas linhas, serão usados 110 ônibus convencionais.

Saiba mais sobre o sistema

Antônio Carlos. Apesar de as obras na avenida Antônio Carlos ainda estarem inacabadas (em fevereiro, no último balanço divulgado, 87,52% estavam concluídos), a BHTrans mantém a promessa de inaugurar o Move no local ainda em maio.

Etapas. Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a fase atual é de implantação do sistema de tecnologia nas estações de transferência (ao longo dos corredores). "O que precisa avançar mais é a Estação Pampulha, mas em maio já teremos a estrutura suficiente para inaugurar”.

Copa. Até a Copa, Cesar garante que todo o sistema estará funcionando com sua capacidade máxima.

Vagas.Com a passagem do Move no centro, vagas de estacionamento foram eliminadas e locais de carga e descarga, transferidos para vias transversais. Sobre a insatisfação de moradores do centro e de bairros com as mudanças viárias e no transporte coletivo, Cesar disse que o objetivo é beneficiar a coletividade.