Municípios paulistas recebem incentivo para implementar Plano Municipal de Acessibilidade

26/03/2014 14:00 - ANTP

Muito se tem falado de Mobilidade Urbana nos últimos anos. Motivos para isso não faltam: congestionamentos, (in)segurança de pedestres, crescente aumento nos números de acidentes de trânsito em várias cidades do país, dificuldade de acesso a espaços públicos, falta de integração dos meios de transporte, acessibilidade inexistente ou limitada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Estas são algumas das razões, dentre outras, que impactam negativamente a utilização do ambiente urbano pelo cidadão.

Com a instituição da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei federal nº 12.587), o tema ganhou não só maior relevância, como também prioridade. Graças a esta lei, municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes devem elaborar, até abril de 2015, seus Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

Importante ressaltar que como primeira de suas diretrizes, a lei 12.587 cita especificamente a acessibilidade universal, ratificando a importância da adoção dos critérios e normas de acessibilidade como pilares fundamentais dos Planos Municipais de Mobilidade.

Trata-se de grande oportunidade para que os municípios, ao desenvolverem seus Planos Municipais de Mobilidade Urbana, não deixem de incorporar, de forma abrangente, os fundamentos do Desenho Universal, bem como os demais direitos das pessoas com deficiência, reiterando-os na legislação local e ampliando o seu cumprimento.

Como forma de auxiliar os gestores públicos nessa tarefa, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo elaborou um modelo de Plano Municipal de Acessibilidade, reunindo as principais questões relativas ao tema, bem como diretrizes sobre como abordar tais questões.

O modelo de Plano Municipal de Acessibilidadeaborda as questões fundamentais referentes ao tema, cabendo aos gestores municipais detalhar os pontos apresentados e, principalmente, traçar um plano de metas para o acompanhamento das ações a serem empreendidas.

Clique aqui para conhecer a íntegra do modelo de Plano Municipal de Acessibilidade apresentado aos municípios paulistas.