Praça Mauá vai ser reinaugurada com festa amanhã

05/09/2015 08:05 - O Globo

Uma Praça Mauá maior e ainda mais próxima do mar — o espaço cresceu de quatro mil para 25 mil metros quadrados — será entregue amanhã aos moradores do Rio, numa festa que começa às 9h30m. Ontem, o clima no local era de contagem regressiva: os cerca de 300 operários que trabalham na revitalização da área cuidavam dos últimos retoques, sob os olhares curiosos de pedestres. Muita gente não se importou com a poeira e o vaivém de caminhões e foi lá tirar uma foto com o novo cenário.

— Adorei. Está muito mais ampla e bonita do que antes — elogiou a analista de sistemas Suellen Pinudo, de 32 anos, que, a caminho do almoço, fez questão de posar para uma fotografia no meio da praça, junto a uma escultura de 25 metros com a inscrição #cidadeolimpica, finalizada ontem.

A escultura, que ficará iluminada à noite, tem posição estratégica. Os visitantes que quiserem poderão tirar fotos com a hashtag (grafitada por artistas plásticos), a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã ao fundo.

Com uma programação gratuita para adultos e crianças que buscou valorizar artistas e empreendedores da própria região, a festa de reinauguração da praça terá maquiagem recreativa, oficina de poesia, show de blocos carnavalescos, roda de chorinho, capoeira, apresentação teatral, feira gastronômica, artesanato, oficina e distribuição de balões.

O evento será uma oportunidade de cariocas e turistas andarem pela região. Amanhã, a Avenida Rio Branco ficará fechada como área de lazer, das 7h às 18h. Haverá um esquema especial de trânsito, com dois cruzamentos da avenida abertos: nas avenidas Beira-Mar e Presidente Vargas. Além disso, a Riotur vai inaugurar um centro de informações turísticas em frente à Praça Mauá, no prédio do Touring Club, do Terminal de Cruzeiros Marítimos.

VLT PASSARÁ PELA ÁREA

Após quatro anos de intervenções, a praça, além de crescer, ganhou mobiliário, paisagismo e iluminação especiais. E quem passa pela área já pode ver a linha do veículo leve sobre trilhos (VLT), que começa a circular no primeiro semestre de 2016. A nova Praça Mauá será o primeiro trecho inaugurado da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, que terá 3,5 quilômetros de extensão, junto à Baía de Guanabara, ligando o Armazém 8 à Praça da Misericórdia.

As obras foram iniciadas em outubro de 2011. Nesses quatro anos, o cenário mudou muito: a Perimetral foi demolida e o Museu de Arte do Rio (MAR) abriu as portas. Além disso, o Museu do Amanhã, previsto para ser inaugurado até o fim de 2015, já se destaca na paisagem.