Av. Perimetral terá faixas exclusivas a partir de sexta-feira (19)

18/12/2014 08:35 - Diário do Nordeste - CE

A partir desta sexta-feira, dia 19, começam a funcionar as faixas exclusivas para ônibus naAvenida Perimetral, na Zona Sul de Fortaleza, no trecho compreedido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a BR-116, em7,2 Km de extensão. A informação foi confirmada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria de Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), responsável pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito(Paitt).

De acordo com o engenheiro do Paitt,  Ezequiel Dantas, aplicação de multas só começa a valer depois da instalação dos equipamentos de câmeras e sensores ao longo do respectivo trecho. Segundo ele, esse processo deve durar em torno de 15 dias e aí sim, no início de janeiro, com a fiscalização eletrônica pronta, as multas começam a ser aplicadas.

Além das faixas exclusivas, foram instaladas as novas paradas de ônibus padronizadas com distância de 500 metros entre uma e outra. Nelas, o usuários também pode conferir as linhas de ônibus e vans que circular na via e seus roteiros de viagem. Dantas explica que a implantação dos abrigos obedecem a estudos técnicos, mas que em outros locais da cidade elas poderão ter uma distancia menor de até 300 metros.

Dentro do cronograma do Paitt, no primeiro trimestres de 2015 serão implantadas faixas exclusivas nas avenidas as avenidas Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), um segundo trecho da Perimetral (entre a Juscelino Kubitschek e a Godofredo Maciel) e a Aboliçãoreceberão as faixas exclusivas para ônibus. Segundo Ezequiel Dantas, até o fim do primeiro semestre do próximo ano, outras duas via, a Washington Soares e a Raul Barbosa também terão as faixas.

Quem desrespeita as faixas exclusivas para ônibus comete infração leve, que gera multa de R$53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O sistema prevê exclusividade de segunda a sexta-feira das 5h às 21h e aos sábados de 5h às 16h. Em caso de feriados e domingos, o tráfego fica livre a todos os condutores.