Novas alterações serão implantadas no Vetor/BRT Uberaba

06/03/2015 07:10 - Jornal da Manhã - Uberaba/MG

Novas alterações serão realizadas em linhas do transporte coletivo para aprimoramento do sistema Vetor/BRT. Nesta semana, no dia 2 de março, completou-se um mês em que entrou em operação o sistema em caráter experimental e vários ajustes foram realizados. No sábado (7), mais adequações serão promovidas, com a inserção de novos veículos para algumas linhas em horários de pico e mudanças no itinerário.

Segundo o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, com os ajustes realizados a partir de reivindicações dos usuários, já foi possível perceber melhoria no sistema. "Os primeiros dias de fato foram mais problemáticos, muitos usuários confusos com relação aos horários e linhas, e agora estamos na fase de sedimentação, isto é, deixar o sistema funcionar com estes quadros de horários, realizando pequenos ajustes”, explica.

Quanto aos ajustes que serão promovidos neste sábado, de acordo com Claudinei, haverá mudanças nas linhas Circulares. Serão suprimidos alguns trechos, e as Circulares 1 e 2 passarão a seguir o traçado dos antigos Circulares 3 e 4. Foram feitas pesquisas nestas linhas e percebeu-se a necessidade de voltar esse itinerário. Será criada também uma linha com o antigo traçado da linha 17, que circula no bairro Santa Maria, na região da avenida Santa Beatriz, por onde a linha Circular não passa. Agora vai sair do terminal Oeste, seguir na avenida Santos Dumont, bairro Santa Maria, até a Uniube. Enfim, volta a funcionar a linha 17 com algumas adequações.

"Percebemos também a necessidade de incluir mais carros em algumas linhas nos horários de pico. Na linha 25, que atende ao bairro Jardim Copacabana, vamos colocar mais veículos. Na linha do bairro Valim de Melo, inclusive esta semana já fizemos uma inclusão e serão feitas mais. Para o bairro Vila Militar também vamos colocar mais um ônibus. Estava circulando um micro-ônibus, mas vamos trocar para o veículo convencional”, explica o superintendente de Transporte Coletivo.

Para finalizar, Claudinei, informa ainda que será trocado o tamanho do veículo da linha Interbairros, que segue até os bairros Jardim Primavera e Uberaba 1 e Elza Amui. De acordo com ele, houve mudanças que, inclusive, estão dando certo, mas já percebeu que no horário da 6h40 o ônibus está saindo do terminal Leste, sentido Abadia-Rodoviária, lotado. Por isso haverá a troca do veículo, para um com maior capacidade, e se mesmo assim não atender às necessidades, haverá a inclusão de carro extra nessa faixa de horário.