30/10/2014 08:54 - O Povo - Fortaleza / Diário do Nordeste
Para aumentar a velocidade comercial do transporte coletivo,
mais seis avenidas de Fortaleza terão faixas prioritárias de ônibus até dezembro.
Com isso, chegará a 13 o total de vias com o sistema na Capital. Na Antônio
Sales, a primeira etapa dos trabalhos já teve início entre as avenidas Senador
Virgílio Távora e Engenheiro Santa Júnior, com previsão de finalização em toda
a extensão (4 km) em 22 dias.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza
(Etufor), no sistema binário Santos Dumont/Dom Luís, as faixas já
possibilitaram aumento da velocidade dos coletivos de 8,5km/h para 23km/h.
Nos últimos cinco anos, a demanda de usuários em Fortaleza
passou de mil pagantes por dia para mais de um milhão. E o objetivo da
priorização também é aumentar esse número, atraindo quem, hoje, se desloca em
veículo individual. Para isso, 2015 deverá começar com a circulação de 18 novos
ônibus com ar-condicionado. "Não queremos atrair 100% dos motoristas, mas uma
parte disso. A ideia é que as pessoas usem o carro de forma racional”, destacou
o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, em entrevista coletiva, na tarde de
ontem.
Até amanhã, a avenida Bernardo Manuel também recebe a faixa
ao longo de 9,7km, entre as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e
Carlos Jereissatti (Aeroporto). Em novembro será a vez das avenidas Perimetral
e Mister Hull e, em dezembro, as vias Coronel Matos Dourado e Leste-Oeste
(Presidente Castelo Branco) também passarão pela mudança.
Na Antônio Sales, a implantação da faixa acontecerá em
quatro etapas, sendo a primeira finalizada amanhã. A medida afetará 13 linhas
de ônibus e 64 mil passageiros. O projeto inclui ainda uma ciclofaixa de 3,5km,
que, nesta primeira etapa, se estenderá entre a avenida Senador Virgílio Távora
e a rua Monsenhor Catão. Não há previsão de ciclofaixa para as outras vias que
terão faixa prioritária, conforme a Prefeitura.
Ônibus fora da faixa
A faixa prioritária tem, em média, 3,3 metros de largura.
Para muitos motoristas, o espaço reduzido destinado aos veículos individuais é
um problema, principalmente se os ônibus trafegarem pelas outras faixas. O
presidente da Etufor explicou que os coletivos podem fazer ultrapassagens fora
do espaço prioritário. "Em algumas paradas, que reúnem muitos usuários, a
ultrapassagem é necessária, principalmente para linhas com intervalos
pequenos”.
Saiba mais
As faixas prioritárias permitem o tráfego de ônibus,
micro-ônibus, vans, táxis e transportes escolares. O horário de funcionamento
será: dias úteis, das 5h às 21 horas e, aos sábados, de 5h às 16 horas. Aos
domingos e feriados, o tráfego é livre.
Oito ônibus biarticulados e com ar-condicionado já foram
adquiridos, porém, apenas dois chegaram até agora na Capital. Outros 10
coletivos com tamanho padrão (também com ar) deverão ser comprados pelas
empresas de ônibus em janeiro.
A ciclofaixa da Antônio Sales terá, em sentido contrário,
uma ciclofaixa na rua Beni de Carvalho (entre as ruas Monsenhor Catão e Osvaldo
Cruz) e uma ciclorota (sem segregação viária) na rua João Brígido, paralela à
avenida. Ainda não há prazo para funcionamento.
O limite de trânsito para conversão poderá variar entre 100
m e 300 metros, a depender do tamanho do quarteirão.
Pelo menos cinco
paradas serão retiradas na Antônio Sales
Entre as dúvidas e polêmicas sobre o redimensionamento de
espaços provocado pelas faixas prioritárias está a distância entre os pontos de
parada. O assunto foi abordado pelo O POVO ontem.
A quantidade de paradas retiradas, mantidas e novas nas vias
que têm ou terão a implantação das faixas não foi divulgada. O número, conforme
a Coordenadoria de Comunicação do Município, seria informado na coletiva de
imprensa realizada ontem, o que não aconteceu.
Na avenida Antônio Sales, conforme dado não confirmado
repassado pela Etufor, serão retirados cinco dos 15 pontos de parada
existentes.
O engenheiro do Plano de Ações Imediatas de Transporte e
Trânsito de Fortaleza (Paitt), Ezequiel Dantas, explica que a distância entre
os pontos será de 500 metros. "É uma distância máxima de caminhada de até 200
metros ou 3,5 minutos, o que a gente considera aceitável”. Ele diz que a
distância maior provoca um aumento de velocidade dos ônibus no corredor.
A implantação da faixa inclui ainda substituição das paradas
de concreto por estruturas metálicas, além de mais iluminação. Na Bernardo
Manuel, ontem, três pontos ainda precisavam ser trocados. "O grande problema
não é ter usuários acumulados em uma calçada, mas o ônibus não passar. E isso
vai acontecer se ele não conseguir desenvolver velocidade”, avaliou.
Diário do Nordeste
Novas faixas exclusivas começam a funcionar
A Av.
Antônio Sales terá, também, uma ciclofaixa, entre a Av. Senador Virgílio Távora
e a Rua Monsenhor Catão
A partir de amanhã, a velocidade operacional dos ônibus que
trafegam pelas avenidas Antônio Sales e Bernardo Manoel tende a aumentar. Esse
é o objetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do Plano de Ações
Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), com o início da utilização das
faixas exclusivas de ônibus nas duas vias. Com as novas faixas, Fortaleza passa
a ter, agora, 31 quilômetros de priorização do transporte coletivo, de um total
de 122 quilômetros a serem implantados até julho do próximo ano.
Na Avenida Antônio Sales, o percurso total terá 4
quilômetros de extensão, no trecho entre as avenidas Dom Manoel e Engenheiro
Santana Júnior, sendo entregue no dia 21 de novembro. Para amanhã, estará
liberado para tráfego o trecho compreendido entre a Avenida Senador Virgílio
Távora e a Engenheiro Santana Júnior. Já a Avenida Bernardo Manoel contará com
9,7 quilômetros de faixas exclusivas, entre as avenidas Presidente Costa e
Silva, conhecida como Perimetral, e Carlos Jereissati. Os detalhes foram
apresentados, ontem, em coletiva na sede da Empresa de Transporte Urbano de
Fortaleza (Etufor).
Em virtude da implantação das faixas, a Prefeitura está
redimensionando as paradas de ônibus nas duas vias para a distância média entre
elas de 500 metros, recomendado pelos manuais de engenharia, segundo explica o
presidente da Etufor, Antônio Ferreira. "Estamos redimensionando esses
pontos para que o sistema ganhe velocidade média comercial. Uma vez que o
ônibus para muito por causa dos pontos muito próximos, aumenta o consumo de
combustível, a poluição, o tempo de viagem, tudo o que a engenharia não
recomenda", afirma.
Por meio dessa redefinição, segundo diz, a Etufor promove,
também, a melhoria na estrutura das paradas, com a implantação de abrigos
metálicos no lugar dos de concreto, comunicação visual com as opções de linhas
e nova iluminação.
Utilização
Ainda segundo Antônio Ferreira, a Etufor orienta todas as
empresas e motoristas quanto ao uso correto das faixas exclusivas. Além disso,
está programado para 2015 um curso de capacitação da categoria no Sindicato das
Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Também a partir de amanhã, estará liberado na Avenida
Antônio Sales o primeiro trecho a contar com ciclofaixa, entre a Avenida
Senador Virgílio Távora e a Rua Monsenhor Catão, situada a esquerda da via. A
Antônio Sales contará, no total, com 3,5 quilômetros de ciclofaixa, entre as
ruas Visconde do Rio Branco e Monsenhor Catão. "A implantação da
ciclofaixa na Antônio Sales é um adiantamento do que prevê o Plano Diretor
Cicloviário de Fortaleza", disse o técnico do Paitt, Ezequiel Dantas.
O Programa de Faixas Exclusivas do Paitt prevê, ainda este
ano, a implantação de 16,2 quilômetros na Avenida Perimetral e 3,6 quilômetros
na Avenida Mister Hull, ambas em novembro e 2,8 quilômetros na Avenida Coronel
Matos Dourado e 11 quilômetros na Avenida Leste/Oeste, no mês de dezembro.