Mais seis vias terão faixa prioritária neste ano em Fortaleza

30/10/2014 08:54 - O Povo - Fortaleza / Diário do Nordeste

Para aumentar a velocidade comercial do transporte coletivo, mais seis avenidas de Fortaleza terão faixas prioritárias de ônibus até dezembro. Com isso, chegará a 13 o total de vias com o sistema na Capital. Na Antônio Sales, a primeira etapa dos trabalhos já teve início entre as avenidas Senador Virgílio Távora e Engenheiro Santa Júnior, com previsão de finalização em toda a extensão (4 km) em 22 dias.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no sistema binário Santos Dumont/Dom Luís, as faixas já possibilitaram aumento da velocidade dos coletivos de 8,5km/h para 23km/h.

Nos últimos cinco anos, a demanda de usuários em Fortaleza passou de mil pagantes por dia para mais de um milhão. E o objetivo da priorização também é aumentar esse número, atraindo quem, hoje, se desloca em veículo individual. Para isso, 2015 deverá começar com a circulação de 18 novos ônibus com ar-condicionado. "Não queremos atrair 100% dos motoristas, mas uma parte disso. A ideia é que as pessoas usem o carro de forma racional”, destacou o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, em entrevista coletiva, na tarde de ontem.

Até amanhã, a avenida Bernardo Manuel também recebe a faixa ao longo de 9,7km, entre as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e Carlos Jereissatti (Aeroporto). Em novembro será a vez das avenidas Perimetral e Mister Hull e, em dezembro, as vias Coronel Matos Dourado e Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) também passarão pela mudança.

Na Antônio Sales, a implantação da faixa acontecerá em quatro etapas, sendo a primeira finalizada amanhã. A medida afetará 13 linhas de ônibus e 64 mil passageiros. O projeto inclui ainda uma ciclofaixa de 3,5km, que, nesta primeira etapa, se estenderá entre a avenida Senador Virgílio Távora e a rua Monsenhor Catão. Não há previsão de ciclofaixa para as outras vias que terão faixa prioritária, conforme a Prefeitura.

Ônibus fora da faixa

A faixa prioritária tem, em média, 3,3 metros de largura. Para muitos motoristas, o espaço reduzido destinado aos veículos individuais é um problema, principalmente se os ônibus trafegarem pelas outras faixas. O presidente da Etufor explicou que os coletivos podem fazer ultrapassagens fora do espaço prioritário. "Em algumas paradas, que reúnem muitos usuários, a ultrapassagem é necessária, principalmente para linhas com intervalos pequenos”.

Saiba mais

As faixas prioritárias permitem o tráfego de ônibus, micro-ônibus, vans, táxis e transportes escolares. O horário de funcionamento será: dias úteis, das 5h às 21 horas e, aos sábados, de 5h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Oito ônibus biarticulados e com ar-condicionado já foram adquiridos, porém, apenas dois chegaram até agora na Capital. Outros 10 coletivos com tamanho padrão (também com ar) deverão ser comprados pelas empresas de ônibus em janeiro.

A ciclofaixa da Antônio Sales terá, em sentido contrário, uma ciclofaixa na rua Beni de Carvalho (entre as ruas Monsenhor Catão e Osvaldo Cruz) e uma ciclorota (sem segregação viária) na rua João Brígido, paralela à avenida. Ainda não há prazo para funcionamento.

O limite de trânsito para conversão poderá variar entre 100 m e 300 metros, a depender do tamanho do quarteirão.

Pelo menos cinco paradas serão retiradas na Antônio Sales

Entre as dúvidas e polêmicas sobre o redimensionamento de espaços provocado pelas faixas prioritárias está a distância entre os pontos de parada. O assunto foi abordado pelo O POVO ontem.

A quantidade de paradas retiradas, mantidas e novas nas vias que têm ou terão a implantação das faixas não foi divulgada. O número, conforme a Coordenadoria de Comunicação do Município, seria informado na coletiva de imprensa realizada ontem, o que não aconteceu.

Na avenida Antônio Sales, conforme dado não confirmado repassado pela Etufor, serão retirados cinco dos 15 pontos de parada existentes.

O engenheiro do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), Ezequiel Dantas, explica que a distância entre os pontos será de 500 metros. "É uma distância máxima de caminhada de até 200 metros ou 3,5 minutos, o que a gente considera aceitável”. Ele diz que a distância maior provoca um aumento de velocidade dos ônibus no corredor.

A implantação da faixa inclui ainda substituição das paradas de concreto por estruturas metálicas, além de mais iluminação. Na Bernardo Manuel, ontem, três pontos ainda precisavam ser trocados. "O grande problema não é ter usuários acumulados em uma calçada, mas o ônibus não passar. E isso vai acontecer se ele não conseguir desenvolver velocidade”, avaliou.

Diário do Nordeste

Novas faixas exclusivas começam a funcionar

A Av. Antônio Sales terá, também, uma ciclofaixa, entre a Av. Senador Virgílio Távora e a Rua Monsenhor Catão

A partir de amanhã, a velocidade operacional dos ônibus que trafegam pelas avenidas Antônio Sales e Bernardo Manoel tende a aumentar. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), com o início da utilização das faixas exclusivas de ônibus nas duas vias. Com as novas faixas, Fortaleza passa a ter, agora, 31 quilômetros de priorização do transporte coletivo, de um total de 122 quilômetros a serem implantados até julho do próximo ano.

Na Avenida Antônio Sales, o percurso total terá 4 quilômetros de extensão, no trecho entre as avenidas Dom Manoel e Engenheiro Santana Júnior, sendo entregue no dia 21 de novembro. Para amanhã, estará liberado para tráfego o trecho compreendido entre a Avenida Senador Virgílio Távora e a Engenheiro Santana Júnior. Já a Avenida Bernardo Manoel contará com 9,7 quilômetros de faixas exclusivas, entre as avenidas Presidente Costa e Silva, conhecida como Perimetral, e Carlos Jereissati. Os detalhes foram apresentados, ontem, em coletiva na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Em virtude da implantação das faixas, a Prefeitura está redimensionando as paradas de ônibus nas duas vias para a distância média entre elas de 500 metros, recomendado pelos manuais de engenharia, segundo explica o presidente da Etufor, Antônio Ferreira. "Estamos redimensionando esses pontos para que o sistema ganhe velocidade média comercial. Uma vez que o ônibus para muito por causa dos pontos muito próximos, aumenta o consumo de combustível, a poluição, o tempo de viagem, tudo o que a engenharia não recomenda", afirma.

Por meio dessa redefinição, segundo diz, a Etufor promove, também, a melhoria na estrutura das paradas, com a implantação de abrigos metálicos no lugar dos de concreto, comunicação visual com as opções de linhas e nova iluminação.

Utilização

Ainda segundo Antônio Ferreira, a Etufor orienta todas as empresas e motoristas quanto ao uso correto das faixas exclusivas. Além disso, está programado para 2015 um curso de capacitação da categoria no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Também a partir de amanhã, estará liberado na Avenida Antônio Sales o primeiro trecho a contar com ciclofaixa, entre a Avenida Senador Virgílio Távora e a Rua Monsenhor Catão, situada a esquerda da via. A Antônio Sales contará, no total, com 3,5 quilômetros de ciclofaixa, entre as ruas Visconde do Rio Branco e Monsenhor Catão. "A implantação da ciclofaixa na Antônio Sales é um adiantamento do que prevê o Plano Diretor Cicloviário de Fortaleza", disse o técnico do Paitt, Ezequiel Dantas.

O Programa de Faixas Exclusivas do Paitt prevê, ainda este ano, a implantação de 16,2 quilômetros na Avenida Perimetral e 3,6 quilômetros na Avenida Mister Hull, ambas em novembro e 2,8 quilômetros na Avenida Coronel Matos Dourado e 11 quilômetros na Avenida Leste/Oeste, no mês de dezembro.