Série de eventos lembra os três anos de acidente com bondinho de Santa Teresa

28/08/2014 07:00 - O Globo

RIO - Um grupo de moradores de Santa Teresa participou, nesta quarta-feira, de uma série de eventos públicos pelo bairro para lembrar a tragédia ocorrida há exatos três anos, quando um bonde descarrilou, matando seis pessoas e ferindo 57. A primeira manifestação começou às 7h, na Lapa, onde cerca de 20 pessoas estenderam uma faixa preta com a imagem do bonde e a frase "Luto 3 anos”.

Mais tarde, às 15h30m, moradores se reuniram no Largo do Curvelo, com a réplica de um bondinho. Do largo, eles seguiram até a Rua Joaquim Murtinho, local onde aconteceu o acidente. O grupo deixou flores e cantou. No local, amigos e parentes das vítimas fizeram discursos.

No horário do acidente, às 16h, o Convento de Santa Teresa tocou os sinos. À noite, foi realizada uma cerimônia ecumênica na Igreja Anglicana do bairro.

— É algo que fazemos todos os anos nesta data, desde o acidente — conta o diretor de transportes da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, Jacques Schwarzstein. — Vamos continuar fazendo isso para lembrar os mortos e lamentar o desaparecimento do último sistema de bondes históricos do Rio.

Na noite de terça-feira, o primeiro bonde do novo modelo que passará a circular pelo bairro foi apresentado aos moradores, sob vaias. Um grupo de cerca de 40 pessoas protestou contra a demora e os transtornos causados pelas obras de reforma do sistema de transporte.

De acordo com o estado, os primeiros testes com o novo bonde já estão sendo feitos. Mas não ainda com o veículo em movimento. Estão sendo checados os componentes eletrônicos e a rede elétrica. Serão pelo menos 30 dias de testes. Segundo a Secretaria estadual da Casa Civil, ainda este ano, outros quatro bondes estarão circulando pelos Arcos da Lapa e pela Rua Francisco Muratori. As obras devem ser concluídas no fim de 2015. Por enquanto, apenas o trecho de um quilômetro, entre a Rua Joaquim Murtinho e o Largo do Curvelo, está concluído. Em 40 dias, outros dois quilômetros de trilhos serão finalizados.