Campanhas educativas têm desafio difícil: tornar segura a travessia dos pedestres

27/04/2015 08:20 - Diário de Pernambuco

TÂNIA PASSOS

Em dez anos de atuação, o departamento de educação para o trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que conta com seis pessoas para pensar as estratégias das campanhas educacionais para uma cidade com 1,5 milhão de pessoas, não conseguiu avançar em um ponto crucial: convencer o pedestre de que ele é a parte mais frágil do trânsito e de que a faixa é o lugar mais seguro. Das seis mil faixas do Recife, quase metade dispõe de semáforo. A outra metade depende de uma combinação de prudência e respeito entre motoristas e pedestres.

À frente do departamento, desde que a CTTU foi fundada, o pedagogo Francisco Irineu costuma dizer que o maior inimigo do pedestre é ele mesmo. Há cinco anos, o departamento ganhou a colaboração da trupe de arte-educadores. Eles são chamados para eventos como semana do trânsito e volta às aulas. O personagem faixa amiga é um dos trunfos para fazer o pedestre aprender a ter outros olhos para a faixa. Mas a educação tem que ser permanente. "A educação tem que fazer parte do dia a dia. As pessoas precisam ficar cientes da responsabilidade com a vida delas”, ressaltou Francisco Irineu.

Mesmo com as dificuldades, ele diz que já houve alguns avanços como a faixa de pedestre do Shopping Plaza e a do Marco Zero. "A faixa de pedestre do Marco Zero, nem sempre tem um orientador e já presenciei os motoristas parando para dar a vez ao pedestre, mas ainda não são todos”, admitiu. O Diario esteve, na última sexta-feira no local. O orientador de tráfego ajudou na travessia, mas houve pedestre que não teve paciência de esperar. Nem todos são imprudentes. A técnica em segurança Elilde dos Santos, 35 anos, só atravessa quando se sente segura. "Os motoristas param quando tem um grupo grande, mas quando tem pouca gente é melhor aguardar ajuda do agente de trânsito ou esperar não vir carro”, disse.

Nos últimos dois anos, a CTTU renovou a pintura de 300 faixas em frente às escolas. Segundo a assessoria de imprensa não há planos, por enquanto, de implantar novas faixas na cidade. A meta é cuidar das existentes.

Saiba mais

O caminho e os desafios do pedestre

1,5 milhão

é a população do Recife

664 mil

é a frota da capital

1 milhão

de veículos é a frota circulante

6 mil

faixas de pedestre existem no Recife

2,6 mil

faixas em média dispõem de semáforos

653

semáforos estão distribuídos nos cruzamentos da cidade

1

semáforo tem de duas a quatro faixas

3,4 mil

faixas em média não têm sinalização eletrônica

Fonte: CTTU e Detran