30/10/2014 08:35 - O Estado de SP
Com obras iniciadas em 2011 e previsão de término antes da
Copa do Mundo, o prolongamento da Radial Leste vai ficar pronto só no início de
2016. O novo trajeto de 3,5 quilômetros é considerado fundamental para atrair
empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste, no trecho entre
Artur Alvim e Guaianases.
As novas pistas deveriam ter ficado prontas antes da Copa do
Mundo, como previa a Prefeitura em 2011 – a construção começou logo após serem
concedidos R$ 420 milhões em incentivos fiscais para o Corinthians construir
seu estádio em Itaquera. O Consórcio Pontal Leste, liderado pela Construtora
OAS, foi contratado ao custo de R$ 138 milhões no final de janeiro de 2011. Mas
durante o ano de 2012 a construção chegou a ficar parada mais de quatro meses,
por atrasos nos pagamentos da Prefeitura.
Passados quase quatro anos, a obra não teve nem 15% do
projeto concluído até agora. A prorrogação do contrato com o Consórcio Pontal
Leste por mais 450 dias foi publicada hoje no Diário Oficial da Cidade. A gestão
do prefeito Fernando Haddad (PT) também prorrogou o contrato com o consórcio
Camargo Correa-Constran para a construção do Terminal Rodoviário Itaquera –
outra obra prevista para ser entregue antes da Copa do Mundo e que segue
atrasada.
Viadutos. Além de
3,5 quilômetros de novas pistas, a nova Radial Leste terá dois viadutos já
perto de Guaianases, com 350 metros de extensão cada um. Eles farão a ligação
entre a Avenida José Pinheiros Borges (Radial Leste) com a Rua Salvador
Gianetti, facilitando o acesso entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o
município de Poá.
Além dos viadutos, também estão previstos alças de acesso,
uma terceira faixa em um trecho já entregue da Radial Leste, dois pontilhões e
uma ligação entre o bairro da Penha e a Estação do Metrô Artur Alvim. Os
responsáveis pela obra também precisam ainda fazer a canalização do Córrego
Verde.