Transporte fluvial na capital e Grande Aracaju: projeto é apresentado à capitania

28/05/2015 07:19 - Plenário Sergipe / Click Sergipe

O Secretário da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, acompanhado pelo arquiteto Murilo Guerra e sua equipe, apresentou ao Comandante  da Capitania dos Portos de Sergipe, Clésio Misson Penoni e a alguns oficiais, o projeto de transporte coletivo fluvial que o Governo de Sergipe estuda implantar na capital e Grande Aracaju.

O projeto tem o intuito de descongestionar o trânsito de veículos automotores – cada dia mais crescente na capital e região metropolitana, e, por conseguinte, criar alternativas que otimizem a mobilidade urbana, utilizando os rios que margeiam Aracaju e ser ainda uma nova opção para o turismo.

O arquiteto Murilo Guerra apresentou algumas características do projeto, citou como exemplo experiências positivas já consolidadas nas cidades de Santarém e Porto Alegre e diz acreditar na sua viabilidade. "Estamos retomando a ideia porque é uma alternativa lógica, um transporte rápido e mais viável. Finalizaremos o projeto fazendo algumas medições para definir os modelos de barcos específicos, em virtude das pontes existentes serem baixas”, destacou.

Vantagens

"No último final de semana foi realizado um teste com uma embarcação tipo catamarã pelo rio Sergipe, saindo do atracadouro do centro da cidade, próximo ao Espaço Zé Peixe, até as proximidades da ponte do Conjunto João Alves, passando pelo povoado São Braz, pelo rio do Sal em Nossa Senhora do Socorro e o tempo gasto no trajeto foi menor que 20 minutos, o que comprova a eficácia do transporte”, explicou o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa.

Ele acrescenta que uma vez implantado, o sistema trará inúmeros ganhos na qualidade de vida da população. "É um meio de deslocamento que além de descongestionar ruas e avenidas, se torna mais econômico pelo baixo custo operacional e a não necessidade de gastos com construção de vias. Com isso, a quantidade de carros no centro da cidade diminuirá, as pessoas poderão se deslocar com mais conforto e em menor espaço de tempo”, pontuou.

Click Sergipe

Governo de Sergipe avalia criação de sistema de transporte fluvial

A ideia é integrar Aracaju, através do sistema, com Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro, com paradas estratégicas para embarque e desembarque de passageiros

Em tempos de congestionamentos, o transporte coletivo fluvial pode ser a alternativa para melhorar a mobilidade urbana em cidades que, como Aracaju, tem esta vocação. Para conhecer uma proposta de implantação do sistema na capital sergipana, o governador do Estado, Jackson Barreto, reuniu-se com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, técnicos, o arquiteto Mutilo Guerra e consultores de uma empresa de Porto Alegre (RS) na manhã desta quinta-feira, 16, na sede da Seinfra.

O governador já havia demonstrado seu entusiasmo com a ideia de possibilitar aos sergipanos se deslocar pelos rios do Sal, Sergipe e Poxim. "Essa é uma apresentação da proposta inicial de criação de um sistema de transporte aproveitando os rios que nós temos, tanto para o turismo, como para o transporte de pessoas” informou Jackson Barreto.

A ideia é integrar Aracaju, através do sistema, com Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro, com paradas estratégicas para embarque e desembarque de passageiros. O secretário Valmor Barbosa destaca as vantagens e o ganho na qualidade de vida para a população que o sistema poderá vir a ofertar.

"Nós recebemos hoje dois técnicos do Rio Grande do Sul, que tem experiência no transporte fluvial, porque o governo do Estado está estudando a viabilidade de usar os estuários do rio Poxim, rio do Sal e rio Sergipe para transporte de passageiros. O que nós estamos fazendo é mobilidade urbana, estamos tentando encontrar meios para que a gente possa dar fluidez, diminuir a quantidade de carros no centro da cidade, para que as pessoas possam se deslocar com mais conforto e em menor tempo. O estudo compreende isso tudo e com a apresentação dos técnicos, juntamente com a nossa equipe, convidamos o governador para que ele pudesse acompanhar a apresentação”, explicou.

O arquiteto Murilo Guerra falou das características do projeto apresentado por ele e sua equipe. "Aracaju é uma cidade cortada por rios que no passado foi altamente utilizado e com o passar do tempo, o transporte por ônibus ganhou mais ênfase. Nós estamos retomando isso  por isso que demos essa ideia para o governo retomar o transporte hidroviário. O governador gostou da ideia porque é uma coisa lógica, é um transporte rápido, não tem engarrafamento e é mais viável. Cidades como Recife, Santarém, Porto Alegre já existem, todos com sucesso”, destacou.