Com fim do 3º turno, Volks faz 'megalayoff' no ABC

01/07/2015 07:20 - Valor Econômico

No maior contingente de operários afastados em uma fábrica de veículos desde o início da crise na indústria automobilística, a Volkswagen vai suspender temporariamente os contratos de 2.357 trabalhadores no ABC paulista a partir de segunda-feira, quando o terceiro turno do parque industrial em São Bernardo do Campo for desativado.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, esse grupo se soma a outros 220 operários que já estão há um mês afastados das linhas de produção, elevando assim para 2.577 o total de empregados suspensos, ou quase 20% dos aproximadamente 13 mil funcionários da fábrica.

A Volkswagen não comentou a informação. Na quarta-feira passada, porém, o novo presidente da montadora no país, David Powels, havia anunciado o fim do terceiro turno. Também adiantou na ocasião que a companhia vinha avaliando alternativas para evitar demissões. Pela solução acertada, conhecida como "layoff", os empregados com contratos suspensos têm parte do salário (R$ 1,3 mil) financiada pelo caixa do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por, no máximo, cinco meses.

As montadoras vêm recorrendo com frequência a esse expediente, mas dizem que a ferramenta é insuficiente para enfrentar crises longas como a atual. Por isso, cobram celeridade do governo no lançamento do programa de proteção ao emprego em fase final de gestação em Brasília.

Fora do ABC, a Volks mantém em "layoff" 570 trabalhadores do complexo industrial no Paraná e outros 370 em Taubaté (SP), onde produz o Gol e o subcompacto Up!. Na fábrica paranaense, o terceiro turno está suspenso, enquanto na unidade do interior paulista a jornada noturna já foi extinta.

Em São Bernardo, o sindicato dos metalúrgicos diz que a montadora reafirmou o compromisso, pactuado em janeiro, de não demitir em massa até 2019. Isso, porém, não a impede de lançar programas de demissões voluntárias - ferramenta pela qual cortou 800 vagas no primeiro trimestre.

Na segunda-feira, a fabricante de caminhões MAN também vai afastar 600 operários em esquema de "layoff" no sul do Rio de Janeiro, dada a desativação do segundo turno de produção. Antes disso, a Volvo, instalada em Curitiba (PR), coloca entre 400 e 600 metalúrgicos em "layoff" a partir de hoje, mesma data em que 75 trabalhadores da Mercedes-Benz também serão afastados da produção em Juiz de Fora (MG).