Concluída perfuração de túnel na Região Portuária

31/10/2014 06:10 - O Globo

A perfuração do Túnel Rio 450, que ligará a Rua Primeiro de Março à Gamboa, em sentido único, dentro do projeto Porto Maravilha, foi concluída ontem. Ele faz parte da Via Binário e deverá receber 50 mil veículos por dia. A obra deve ser entregue no primeiro trimestre de 2015. Até lá, será realizada a fase final dos trabalhos: consolidação da pavimentação, concretagem das paredes e instalação de equipamentos de sinalização, controle e segurança. O prefeito Eduardo Paes lembrou que este é o primeiro de três túneis em construção na Região Portuária:

— Este é o menor dos túneis, com 1,5 quilômetro. Cem por cento da perfuração e 70% do acabamento estão concluídos. Os outros dois túneis, cada um com 3 quilômetros, já estão com 60% e 50% das perfurações concluídas. Até o início de 2016, vamos ter toda essa região devolvida à cidade.

De acordo com o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, a fase de final do Túnel Rio 450 não deve trazer mais transtornos à população.

— Estamos fazendo um túnel a 40 metros de profundidade na região central do Rio de Janeiro. É uma dificuldade fazer isso, convivendo com o dia a dia da região. Em diversas situações, foi necessário realizar evacuação para fazer detonações e parar o trânsito — disse Ponte.

REGRAS DE SEGURANÇA

Construído com regras europeias de segurança, o túnel de 1,5km terá ao lado um túnel auxiliar de segurança para pedestres, com entradas a cada 150 metros. À prova de fumaça e alagamento, ele será usado em casos de acidentes.

— O túnel auxiliar paralelo serve para a circulação de pessoas e equipamentos de pequeno porte e, se houver algum acidente, as pessoas conseguem escapar tranquilamente. É um túnel pressurizado, onde a fumaça não entra — explicou o presidente da Porto Novo.