05/09/2015 08:03 - O Globo
RIO — O pontapé inicial das obras ocorreu durante a Copa do
Mundo. E, depois de 15 meses, a ampliação do novo Elevado do Joá começou a
ganhar forma bem perto da encosta rochosa do caminho que liga São Conrado à
Barra da Tijuca. Por enquanto, são apenas 300 metros que despontam lado a lado
da construção mais antiga. Mas o ritmo acelerado dos trabalho é tanto que
existe a possibilidade de o elevado ser entregue até quatro meses antes do
previsto. Inicialmente, a ideia era terminar a obra em junho do ano que vem,
mas, se não houver nenhum imprevisto, a cidade ganhará duas novas pistas já em
fevereiro, segundo Márcio José Mendonça Machado, presidente da Geo-Rio. A
prefeitura afirma que estão concluídos 76% das intervenções no trecho de quatro
quilômetros, que vai da igreja de São Conrado até a de São Francisco de Paula,
na Barra. O custo total da obra está estimado em R$ 457 milhões.
DETONAÇÕES FORAM ANTECIPADAS
Em toda a extensão, a situação mais adiantada é a dos dois
novos túneis no meio do percurso: o de São Conrado, com 220 metros, e o do Joá,
com 430 metros. Juntos, eles estão com 85% dos trabalhos feitos. Tanto num
quanto no outro, havia a preocupação das detonações internas terminarem apenas
em outubro. Isso porque, inicialmente, haveria apenas uma explosão por dia.
Mas, em janeiro deste ano, ficou decidido que haveria diariamente duas (exceto
aos domingos e feriados). As explosões passaram a ocorrer às 14h e às 21h30m,
com a interdição do Elevado do Joá por 30 minutos. Para acelerar ainda mais o
processo, a galeria superior do elevado, sentido Barra da Tijuca, só era
reaberta ao tráfego às 5h do dia seguinte. Já a galeria inferior reabria às
22h15m, com uma faixa reversível. Isso permitiu que na segunda quinzena de
julho todo o trabalho de explosões fosse realizado, dando início à fase de
acabamento.
— O fechamento e o dobro das detonações foram fundamentais
para que a obra andasse. Ganhamos eficiência no processo e conseguimos adiantar
o cronograma — diz Márcio. — O que está faltando agora é fazer a ligação do
túnel novo do Joá com a estrutura que está sendo erguida entre as duas
galerias. Garanto que, daqui a dois meses, quem trafega no sentido Barra verá a
boca do túnel pronta.
O trajeto do novo
Elevado do Joá
Entre os dois túneis, seguem em alta velocidade os trabalhos
no Elevado das Bandeiras (Joá). No trecho de 1,1 quilômetro, dos 27 pilares de
sustentação, 20 já foram levantados. Já das 120 vigas de apoio, todas já foram
fabricadas, e 32 instaladas. Segundo o presidente da Geo-Rio, nas próximas
semanas será possível ter uma noção melhor de como ficará o formato da pista. O
fim da execução nesse trecho está previsto para o final do ano.
Na Barra, a nova Ponte da Joatinga, que está sendo erguida
em paralelo à estrutura existente, também já começa a tomar forma. A obra prevê
a implantação de duas novas faixas, sendo que uma seguirá o fluxo do trânsito
em direção à Avenida das Américas, e a outra servirá de acesso para os
motoristas que vão para o Itanhangá ou a Barrinha. Além disso, uma terceira
pista, mais próxima da Lagoa da Tijuca, está sendo construída sob as pontes
nova e antiga apenas para servir de retorno no sentido Recreio. Como o trabalho
de fundação já está pronto, a prefeitura afirma que até janeiro do ano que vem
toda a estrutura estará montada.
A Secretaria municipal de Obras não informou o estágio atual
de construção da ciclovia que está sendo erguida na pista superior do Elevado
do Joá (sentido Barra). Nas próximas semanas, começarão as obras que permitirão
a criação de um corredor de 2,5 metros de largura exclusivo para ciclistas.
Entre as faixas de carro e da ciclovia, será erguido um muro de um metro.
— Quanto estiver pronto, os ciclistas poderão percorrer mais
de três quilômetros de forma segura. Até o final do ano ela estará praticamente
pronta — afirma Marcos.
Depois de inauguradas, as duas novas pistas do Elevado do
Joá vão ampliar em 35% a capacidade da via, que atualmente recebe até cem mil
veículos por dia. O engenheiro de transportes José Eugênio Leal, professor da
PUC-Rio, acredita que a obra no Elevado do Joá vai melhorar o trânsito no
trecho entre São Conrado e Barra.
— Na volta de São Conrado, em direção à Barra, haverá uma
melhora significativa. É uma região que precisava de obras, porque é um dos
grandes gargalos da cidade. Assim que (a pista) estiver em funcionamento, o
trânsito fluirá melhor. No sentido contrário, essas duplicações vão servir para
quem circula entre Barra e São Conrado — diz o especialista, que é doutor em
planejamento e operação de sistemas de transportes pela Universidade Técnica de
Berlim, na Alemanha.
MORADORA PREVÊ MELHORIA
Para Leal, a inauguração do metrô na Barra também vai
contribuir para desafogar o trânsito na cidade, pois eliminará parte dos carros
que seguem para o Centro:
— É um outro fator positivo, assim como a ciclovia que liga
a Zona Sul à Barra.
O professor ressalta ainda que é preciso ter cuidado na
ampliação da malha viária para não estimular o crescimento de veículos na
cidade:
— Temos que oferecer alternativas e conforto para os
condutores, mas o transporte público tem que estar em primeiro lugar. Haverá
faixas prioritárias para ônibus nessas vias?
A designer de interiores Cecy Gomes, de 27 anos, moradora da
Barra, afirma que não vê a hora de o Elevado do Joá ser concluído. Ela diz que
leva mais de duas horas para ir de casa até Ipanema.
— Já pensei em desistir várias vezes. Também já quis me
mudar para a Zona Sul, mas sempre morei na Barra, não me vejo em outro lugar .
O que me segurou no bairro foi saber que haveria obras e, no futuro, eu levaria
menos tempo para percorrer o caminho diariamente.