Agente da Lei Seca recorre contra nova condenação

26/11/2014 07:00 - O Globo

Leia: OAB quer afastamento de juiz que prendeu agente da Lei Seca - O Globo

Lei Seca: Justiça mantém multa aplicada a agente - O Globo

Luciana e a ética - Betty Fuks, O Globo

Juiz ou Deus, eis a questão - Zuenir Ventura, O Globo

Carreira de juiz da Lei Seca é marcada por polêmicas - O Globo

Vaquinha virtual para agente da Lei Seca já tem R$ 10 mil - O Globo

 

Condenada em outubro a pagar R$ 5 mil de indenização ao juiz João Carlos de Souza Correa, a agente do Detran Luciana Tamburini apresentou ontem um recurso ao Tribunal de Justiça do Rio contra a decisão de desembargadores da 14 ª Câmara Cível que, este mês, confirmaram a sentença.

— Se o embargo não for aceito no TJ, certamente vamos recorrer ao Superior Tribunal de Justiça — disse Tatiana Tamburini, advogada e irmã da agente do Detran.

DISCUSSÃO E VOZ DE PRISÃO

No dia 12 de fevereiro de 2011, Luciana parou o juiz João Carlos de Souza Correa numa blitz da Lei Seca na Lagoa. Ele fez o teste do bafômetro e não apresentou sinais de consumo de álcool. No entanto, estava sem carteira de habilitação e dirigia um veículo sem placa. Quando Correa argumentou que não sabia por quanto tempo podia andar com o carro antes de colocar a placa, Luciana teria dito "você é juiz e desconhece a lei?”. Em seguida, ele lhe deu voz de prisão por desacato a autoridade.

Luciana afirmou que sua condenação foi baseada em depoimentos de PMs que, chamados pelo juiz, não testemunharam a confusão:

— Eles não acompanhavam a blitz nem a discussão que tive com o juiz. Foram lá para me levar à delegacia.

INVESTIGAÇÕES NO CNJ

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça investiga a conduta de Correa no episódio. O órgão também apura decisões tomadas pelo magistrado quando ele atuava na 1ª Comarca de Búzios. Em nota, o órgão esclarece que "os processos estão em estágio avançado e tramitam sob sigilo”.