Em dois dias, trânsito no Brasil mata mais pessoas que uma tragédia aérea, diz Folha de SP

29/10/2014 08:55 - Folha de SP

Matéria no jornal Folha de SP, vinculada ao grave acidente que aconteceu no interior de SP (leia aqui), em que 11 jovens morreram após choque entre um ônibus e uma carreta, aponta que as mortes no trânsito só crescem. Usando dado mais recente do DataSUS, o jornalista André Monteiro afirma que foram "44,8 mil vítimas em 2012, média de 123 por dia”.

Como comparação, André afirma que "dois dias são suficientes para superar a tragédia da TAM em 2007, a maior da aviação brasileira (199)”.

O número do DataSus, relativo ao ano 2012, representa aumento de 35% em dez anos e é o maior desde 1979, início da compilação. Apesar da matéria ter sido feita por conta do grave acidente com ônibus, André destaca que "menos de 1% dos óbitos foram de ocupantes de ônibus”. "As principais vítimas foram motociclistas (28%) e pedestres (20%)”, afirma.

O motivo para tamanho crescimento nas estatísticas dos acidentes é vinculado pelos especialistas ao "aumento da frota que dobrou em dez anos sem um reforço compatível na fiscalização”. Ao crescimento desmesurado da frota, os especialistas também citam problemas de infraestrutura nas cidades e estradas e na formação dos condutores. "Mas lembram que o endurecimento da Lei Seca, no fim de 2012, foi um avanço”, escreve André Monteiro.

Para ler a matéria, vá ao site da Folha