Parklet na avenida Beira Mar em Fortaleza atrai visitantes

01/09/2014 08:23 - O Povo - Fortaleza

O espaço chama a atenção, desperta a curiosidade e parece estranho à primeira vista para muitos frequentadores da Beira Mar. No entanto, para os que se dispõem a atravessar a rua e a chegar um pouco mais perto, o parklet pode ser um convite a sentar para conversar, descansar e observar o movimento do calçadão.

O parklet funciona como uma minipraça instalada onde antes havia uma ou duas vagas de carro. No lugar de mais veículos, a proposta é de mais espaços públicos de convivência com a cidade e com quem dela compartilha. O parklet da Beira Mar está próximo ao espigão da avenida Rui Barbosa e foi instalado em junho em uma parceria entre a Prefeitura e um grupo de arquitetos.

O espaço possui mobiliário urbano como bancos, apoio para bicicletas e espaço para plantas. O equipamento é temporário, mas há perspectiva de que outros sejam instalados na cidade.

Para Ícaro de Lima, que trabalha com comércio ambulante na Beira Mar, a ideia é muito boa e poderia ser levada para outros cantos da cidade. Segundo ele, o movimento maior é quando há programação cultural no espaço, nos fins de tarde do domingo. Ele defende que haja esse tipo de iniciativa em possíveis futuros parklets. "É melhor ter isso para as pessoas do que ter só rua e carro”, comentou.

A família de Francisco Dimas Ferreira, morador do bairro Vila Velha, também aprovou o espaço, que fica defronte a uma painel colorido, onde tiraram fotos. Para Dimas, o local é mais uma opção boa na Beira Mar, local que sempre vão passear. Sobre a disseminação do espaço em outros bairros da cidade, a família indicou que seria necessário cuidado, pois as pessoas poderiam quebrar o mobiliário, mas, mesmo assim, seria uma boa forma de reunir moradores.

Velhos hábitos

Apesar de propor uma nova forma de se relacionar com a cidade, o parklet divide espaço, bem ao lado, com o desrespeito tão comum dos condutores da cidade. Como fica vizinho a um restaurante movimentado, as proximidades do mobiliário ficam tomadas por carros em fila dupla. Os ônibus ficam querendo passar sem conseguir, pois usuários do restaurante ligam o pisca alerta e saem dos automóveis, no aguardo que o serviço de manobrista arrume a bagunça ou ocupando a rua sem preocupação.

Apesar dos desrespeitos, iniciativas de encontrar "um novo prazer de estar nas ruas”, como indica a placa presente no parklet da Beira Mar, podem se multiplicar por Fortaleza.

Saiba mais

Segundo informações da Prefeitura de Fortaleza, uma regulamentação da instalação dos parklets na Capital está sendo trabalhada pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Esse tipo de equipamento público será contemplado no novo Código de Obras do Município, indicou a gestão.

O conceito de parklet surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2010.

No Brasil, os dois primeiros parklets foram construídos em São Paulo.

O Parklet Beira Mar, idealizado pelas arquitetas Laura Rios e Liana Feingold, reutiliza os materiais da instalação do Pátio dos Ventos, o primeiro parklet de Fortaleza, que fez parte da Casa Cor Ceará 2013. Na época, o equipamento foi instalado na entrada do evento.