Em semana decisiva, indecisão sobre reajuste de tarifa

20/10/2014 07:33 - Correio do Estado - Campo Grande/MS

Depois de "bater o martelo” e afirmar que não aumentaria a tarifa do ônibus, a Prefeitura de Campo Grande entra na semana decisiva sem ter garantias financeiras para manter a promessa.

Pelo contrato com o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público na cidade, a data base para decisão sobre o valor tarifário é dia 25 de outubro de cada ano.

Na prática, nesta sexta-feira vence o prazo para que seja decidido o reajuste tarifário. A administração municipal afirmou, anteriormente, que tentava conseguir formas de subsidiar o congelamento da tarifa. Porém, o prefeito Gilmar Olarte surpreendeu e afirmou que não tem negociações avançadas sobre o tema. "Não estamos conversando ainda sobre isso”, afirmou, em agenda pública na sexta-feira passada.

Na prática, a prefeitura precisa conseguir dinheiro para subsidiar a tarifa. Mesmo que a população não sinta no bolso, como ocorreu em 2013, todos os anos a tarifa é aumentada para as empresas.

O passageiro não está pagando mais caro porque a administração pública injetou dinheiro, direta ou indiretamente, para evitar um aumento. Hoje, por exemplo, a tarifa se mantém em R$ 2,70 porque a prefeitura isentou as empresas de ônibus do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), abrindo mão de R$ 8 milhões anuais.