12/07/2013 06:06 - Correio Braziliense
- A substituição dos veículos velhos, até dezembro, vai incorporar método atualizado de baldeação
Com o retorno ao velho
sistema, o passageiro terá que pagar a passagem a cada ônibus que pegar a fim
de se deslocar na cidade
Alvo de constantes críticas dos passageiros, o sistema de
integração dos ônibus que ligam Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto será
suspenso no próximo dia 20. Em funcionamento desde janeiro deste ano, a
integração permitia que os passageiros embarcassem em dois veículos com um
bilhete só. A mudança afetará 40 mil pessoas por dia, de acordo com os números
do Transporte Ubano do DF (DFTrans). Esses usuários voltarão também a pagar tarifa para cada ônibus que pegar.
As linhas integradas rodavam das 8h às 17h, período de menor
intensidade do fluxo de veículos e pessoas. Com o fim do sistema, os
itinerários criados para atender o novo sistema serão extintos (veja quadro), e
as linhas antigas voltarão a atender os usuários. De acordo com o diretor do
DFTrans, Marco Antônio Campanella, a substituição da frota de ônibus
impossibilitou que a integração fosse mantida. "Gradativamente, os ônibus
velhos serão substituídos por novos. E, por motivos técnicos, é impossível
integrar frota antiga com a nova. Mas, com a total substituição dos coletivos,
será instalada a integração de todas as linhas que passam pelo DF”, explicou.
A integração em Taguatinga foi um teste para a implantação
do sistema em todo o DF, de acordo com Campanella. "Integração era algo
completamente desconhecido da população. Com o projeto piloto em Taguatinga, os
passageiros começaram a entender o funcionamento. Aprenderam a fazer baldeação
e a usar o cartão. Foi importante também para nossos estudos. Identificamos
erros, problemas e benefícios. Um ponto positivo observado foi a diminuição do
tempo da viagem com as linhas semiexpressa passando pelo corredor exclusivo da
EPTG”, explicou.
Até a troca total dos
velhos veículos, prevista para ser concluída em dezembro próximo, os
passageiros que se beneficiavam com a possibilidade de pegar dois ônibus com o
preço de um terão que voltar a pagar por cada viagem. "Reconhecemos que haverá
esse hiato. Mas não era possível manter a integração em Taguatinga com a
substituição da frota”, reafirmou o diretor do DFTrans. Durante o funcionamento
da integração, foram feitas mais de 700 mil baldeações nas seis linhas criadas
para atender o novo sistema. "A integração não funcionava. Mas é muita dor de
cabeça mudar tudo de novo. Muita gente ainda nem se acostumou às linhas da
integração e já vão ficar sem elas”, criticou a passageira Celina Fernandes, 45
anos.
Itinerário
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Linhas que serão desativadas
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0.570 – Taguatinga Centro / Rodoviária do Plano
Piloto via Eixo Sul. Linha semiexpressa.
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0.571 – Taguatinga Centro / SIG / W3 Sul. Linha
semiexpressa.
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0.572 – Taguatinga Centro / SIG / W3 Norte via
Setor de Indústrias Gráficas. Linha semiexpressa.
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0.573 – Circular EPTG Via Marginal. Parte de
Taguatinga Centro, segue pela via marginal ao sul da EPTG, retorna próximo à
sede da Polícia Civil, segue de volta a Taguatinga Centro pela via marginal
ao norte da EPTG.
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573.1 – Taguatinga Centro / Park Shopping –
Rodoviária Interestadual.
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0.574 – Taguatinga Centro / Guará – Núcleo
Bandeirante. Parte de Taguatinga, segue pela EPTG, entra no Guará 1 e Guará
2, vai para o Pistão Sul e daí para Taguatinga Centro.
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0.575 – Taguatinga Centro / Núcleo Bandeirante –
Guará. Parte de Taguatinga, segue pelo Pistão Sul, passa pela EPNB, entra no
Guará 2 e Guará 1, volta pela EPTG vai até Taguatinga Centro.
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Linhas circulares que continuarão operando:
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- Setor O: 0.041, 0.047, 0.049, 0.353, 0.360,
0.362, 041.6, 333.1, 333.7, 353.1, 353.2, 362.1, 333.9, 154.5;
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- P. Norte/QNR: 0.039, 0.044, 0.046, 0.332,
0.333, 0.344, 0.350, 0.352, 044.1, 332.1, 333.2, 333.5, 333.6, 333.8, 350.1,
350.2, 359.1, 359.2;
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- P. Sul: 0.043, 0.361, 0.363, 0.369, 361.1,
361.2, 363.1, 363.2, 369.1, 369.2;
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- Taguatinga: 0.355, 0.357, 0.358, 0.364, 0.368,
0.949, 0.951, 0.959, 351.3, 351.4, 355.1, 355.2, 355.3, 355.4, 355.5, 355.6,
355.7, 357.1, 358.1, 364.1, 368.1, 368.2, 949.1, 959.1.
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Povo fala
O que você acha do
fim do sistema integrado de ônibus em Taguatinga e Ceilândia?
Corina Rangel, 51 anos, vigilante, moradora de Taguatinga - "Graças
a Deus vai acabar. O governo tem que entender é que o passageiro quer pegar um
ônibus e chegar no trabalho sem dor de cabeça. Trocar de ônibus é terrível. Sem
falar que demora a passar e a gente fica mais tempo em pé na parada do que no
ônibus”
Edilson das Neves, 50 anos, serviços gerais, morador Gama - "A
integração é terrível. Acho bom acabar, mas é uma falta de respeito com os
passageiros. Foi difícil deixar as linhas que funcionam há décadas e aprender a
usar a tal da integração. Muita gente se perde até hoje na hora de fazer
baldeação e, agora, mudam tudo de novo”
André de Moraes, 29 anos, estudante, morador de Samambaia - "Ainda bem que acabou. A ideia era muito boa, mas foi mal executada e o resultado era péssimo. Os pontos de ônibus no Centro de Taguatinga, onde ocorria a baldeação, eram uma confusão, um tumulto. Os ônibus demoravam, mesmo com as linhas semiexpressas, porque o ônibus não voltava”