Conselho de Meio Ambiente se reúne para debater o BRT

24/07/2014 06:42 - A Tarde - BA

O processo de licença prévia do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT) - considerado a maior intervenção viária já realizada na capital baiana - é tema do Conselho de Meio Ambiente do Município de Salvador (Comam) nesta quinta-feira, 24, a partir das 9h, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut).

Segundo o secretário municipal Fábio Mota, após a aprovação da licença, a prefeitura poderá iniciar a licitação das obras, estimadas em mais de R$ 1 bilhão. A contrapartida do município, de 20% , será assegurada por meio de outorga a ser paga pelos vencedores da licitação  do transporte público. O restante é fruto de financiamento e do governo federal.

Considerada um grande problema para a mobilidade urbana da capital, a ligação Lapa-Iguatemi é alvo das intervenções do BRT. Pelo projeto, será criada via expressa de 8,7 quilômetros que sairá da estação, no centro da cidade, até a Praça Newton Rique, no Iguatemi.

As vias exclusivas de ônibus serão construídas nos canteiros centrais nas avenidas ACM e Juracy Magalhães e Praça Newton Rique, onde ocorrerá integração com o metrô. A estimativa é que, com a obra, o tempo para percorrer o trecho Lapa-Iguatemi caia de mais de uma hora para 15 minutos. Segundo Mota, pelo trecho passam 85% das pessoas que se deslocam para o trabalho diariamente. (A Tarde)